← Voltar

11 Filmes sobre Empoderamento Feminino

Toda mulher ao menos uma vez, já se interessou em saber mais sobre Empoderamento Feminino, seja procurando artigos na internet, seja lendo citações de autoras conhecidas nas redes sociais. Mas você sabia que é possível explorar o conceito na sua sessão pipoca? Pois sim e acredite, é inspirador! Por isso, selecionei 11 filmes que envolve mulheres determinadas e resilientes, protagonistas de suas próprias histórias.

Mas antes, o que é empoderamento?

Primeiramente, empoderamento feminino é diferente de feminismo. Feminismo é resumidamente um movimento que prega a ideologia da equidade social, política e econômica entre os gêneros. Empoderamento feminino é a consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero. Empoderar-se é o ato de tomar poder sobre si. É uma consequência do movimento feminista e, mesmo estando interligados, são coisas diferentes.


1# Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000)

O filme conta a história da personagem real Erin Brockovich. A atriz Julia Roberts interpreta a mãe solteira de três filhos, pobre e desempregada que luta para manter os seus filhos pequenos. Resumidamente, Erin injustamente perde um processo judicial contra um médico após um acidente de carro, começa a trabalhar numa pequena empresa de advocacia que está mal das pernas e pede à seu chefe para começar a investigar sozinha um caso de extrema importância ambiental.

Trailer Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento

#2 A Menina de Ouro (2004)

Não é à toa que esse filme conseguiu tantos prêmios. Essa história mostra que não há limites para conseguir o que desejamos. Maggie Fitzgerald, papel da atriz Hilary Swank, é uma mulher pobre que tem o sonho de se tornar uma boxeadora profissional. Muito mais do que um filme sobre box, é uma drama sobre coragem, determinação e superação.

Trailer A Menina de Ouro

#3 Coco antes de Chanel (2009)

Até hoje Coco Chanel é inspiradora não só para aqueles que atuam no ramo da moda. Imagine: França no início do século XX, uma mulher muito pobre no início de uma carreira complicada, mas com ideias incríveis, perseverança e muita coragem. Hoje, conhecida mundialmente por ter revolucionado o mundo da moda e por quebrar qualquer paradígma, inclusive ousando em se vestir com roupas masculinas. No filme, Coco Chanel é interpretada por Audrey Tautou.

Trailer Coco antes de Chanel

4# Comer, Rezar, Amar (2010)

Um que mais me inspiraram a conquistar a liberdade que esse filme emana. Nele, vemos Liz Gilbert, a mulher moderna perdida e confusa em busca do que ela realmente deseja na vida, apesar de ter conquistado o que toda mulher “precisa” ter para uma vida perfeita: um marido, uma casa e uma carreira bem-sucedida. Então, ela toma coragem em mudar sua vida, arrisca tudo para encontrar seu verdadeiro “eu”, embarcando em uma jornada aos países: Itália, Índia e Bali.

Trailer Comer, Rezar, Amar

5# A Dama de Ferro (2011)

Este filme narra a história da Margareth Thatcher, a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha. Sua posse ocorreu em 1979 e perdurou por onze anos. Liderou com êxito a retomada frente a recessão econômica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, adotando medidas impopulares com o intuito da recuperação do país. O principal foco do filme está no conflito de seu país com a Argentina, conhecida e polêmica Guerra das Malvinas em 1982. Portanto, mesmo antes de obter a mais alta esfera britânica enfrentou vários preconceitos em um mundo até então dominado por homens.

Trailer A Dama de Ferro

#6 Histórias Cruzadas (2011)

Filme de grande valor, porque aborda as desigualdades de gêneros e raciais. Ele mostra a união de mulheres que lutam para combater o racismo contra mulheres negras que trabalhavam como empregadas domésticas em Mississipi na década de 60. Eugenia Phelan, uma jovem escritora “diferente” das outras moças que não se conforma com os tratamentos aos negros, enxerga nestas empregadas uma oportunidade de impor sua indignação e as convencem que pode ajudá-las, e através das histórias destas, denuncia os abusos e os preconceitos sofridos por elas de seus patrões no ambiente de trabalho.

Trailer Histórias Cruzadas

#7 Valente (2012)

Esta princessa é completamente diferente comparada às princesas da Disney. Merida é uma jovem de espírito livre, não tem nada de delicada e não quer fazer parte da realeza. Ela se rebela contra seu pai e, principalmente, sua mãe por não querer aceitar que coloquem sua mão à disputa. Pode até ser um filme mais light comparado aos outros desta lista, mas nos ensina o quanto é válido ser forte e persistente, sobretudo quando se quer fugir dos padões.  

Trailer Valente

 #8 Joy: O Nome de Sucesso (2015)

Dedicado às mulheres audaciosas, o filme conta a história real de Joy Mangano. Mãe solteira de dois filhos que está passando por uma fase financeira bem ruim, que cria várias ideias de produtos para casa revolucionáriosapós um pequeno acidente doméstico. Interpretada por Jennifer Lawrence, a história fala sobre uma mulher empreendedora que, mesmo passando por dificuldades em casa, precisa enfrentar provocações e obstáculos para alcançar o sucesso tão desejado.

Trailer Joy: O Nome do Sucesso

#9 Um Senhor Estagiário (2015)

Neste caso, a personagem interpretada por Anne Hathaway é a criadora de um bem-sucedido e-commerce de roupas e que, apesar do contínuo sucesso da empresa, passa por problemas em sua vida pessoal, devido a rotina extremamente ocupada por ser presidente de sua empresa. O filme fala muito sobre mulheres na liderança e discute como conciliar família, casa e trabalho. Outro filme tão inspirador quanto esse, em que Anne contracenou com Meryl Streep, é O Diabo Veste Prada.

Trailer Um Senhor Estagiário

#10 Rainha de Katwe (2016)

História sobre a vida de Phiona, interpretada pela atriz Madina Nalwanga, a menina que mora numa região pobre de Uganda, orfã de pai e que é obrigada a deixar a escola para trabalhar nas ruas. Após assistir à uma aula de xadrez, se apaixona pelo jogo e decide que irá superar todas as suas dificuldades para realizar o sonho de se tornar uma das melhores enxadristas do mundo. Entre as várias lições do filme – amor à família, persistência, humildade e desapego aos bens materiais – o drama mostra a trajetória de ascensão de Phiona em meio às adversidades.

Trailer Rainha de Katwe

#11 Estrelas Além do Tempo (2017)

O filme baseado em fatos reais conta a história de três mulheres negras que trabalham na NASA em 1961, durante a Guerra Fria. O foco é ressaltar a invisibilidade feminina na agência americana, já que o local de trabalho era exclusivamente masculino, assim como a forte questão do preconceito racial. Esse filme é maravilhoso, pois as protagonistas, interpretadas por Janelle Monáe, Taraji P. Henson e Octavia Spencer, após muita persistência, tornaram-se fundamentais para a trajetória dos EUA.

Trailer Estrelas Além do Tempo

Com uma lista dessa feita pra você, é só preparar a pipoca e o brigadeiro que o final de semana tá garantido, cheio de boas histórias que nos ajudam nessa constante busca por conhecimento, autoestima e empoderamento, que por sinal ta aí 3 coisas que eu existo pra te proporcionar!

Para desfrutar de uma experiência completa de amor próprio, vem ser uma UAUMig você também! Nos siga também no INSTAGRAM | PINTEREST.

Vem conversar com a gente ♥
NOSSO PINTEREST
  • Eu sempre digo que a boa autoestima vai muito além dos cuidados com a pele, unhas e cabelos💅 💁‍♀️Ela também caminha de mãos dadas com a relação que você cria com o seu corpo e a sua mente. Sabia que corpo e mente bem nutridos🧠✨ são capazes de elevar a sua autoestima e trazer muitos resultados super positivos para o seu dia a dia?! Arrasta pro lado 👉 e vem saber como, Mig! #somosuau #uaubox #Autoestima #EstiloDeVida #CoragemParaSerUAU #Saúde #Alimentação #Esportes
  • Cheguei com a parte 2 de como deixar seus pincéis cheirosos, limpos e o mais importante, "usáveis"! 🤣 A limpeza das ferramentas de maquiagem se torna essencial para garantir a saúde da pele e o recomendável é higienizar esses itens de make toda semana. Ah, e se você usa esponjinhas para se maquiar, saiba que elas podem ser limpas da mesma forma. E mais uma dica importante: nada de deixar seus pinceis no banheiro. A umidade pode fazer com que eles mofem. Beijos limpinhos! 💖
  • A gente ama um delineado, ainda mais quando o traço dele fica perfeito ✨ O desafio é conseguir fazer isso, né, Mig?! Sem falar que quando a gente tá atrasada parece que não sai de jeito nenhum 😂 Me conta aqui se você já passou por esse desafio 👇 Aproveita e segue a gente no twitter pra acompanhar esse e outros conteúdos exclusivos 🥰
  • Mari, nem tão delicada assim, trouxe algumas dicas de como lavar aqueles pincéis que estão em uso desde 2017! 🤣😰 Mig, o papo é SÉRIO! Quando passamos muito tempo sem higienizar os pincéis, deixamos esses itens expostos ao acúmulo de produto e poeira. A consequência disso é a formação de fungos e bactérias, que podem acabar causando irritações e inflamações, agravando a situação de peles com tendência a acne. ❗ Bora ver a parte 1? Já curte pra eu soltar a parte 2 dessa sequência 😂😘
  • Eu tenho 3 dicas importantes pra compartilhar com você! 💖 Arrasta pro lado pra gente ver juntas o resultado dessa busca! De pouco em pouco, você vai colocando cada uma dessas ações em prática pra deixar seus dias ainda mais UAU! Não esquece de marcar uma amiga aqui pra vocês começarem isso juntas, combinado?! 🥰 #autoestima #uaubox #pesquisa #dicas #autocuidado #vamosjuntas
  • Na UAU, todas as assinantes têm acesso a Carteira, onde elas acumulam pontos através de ações de recompensas e podem trocar por dinheiro.
  • Assine sua UAUBox, receba o DOBRO ou mais em produtos em relação ao valor da sua assinatura e complete sua rotina de beleza todos os meses! 🤑
  • Amiga que é amiga, sempre dá um jeitinho de ajudar 💖 ✨ Use o cupom PINUAU e ganhe 10% de desconto em todo o plano escolhido durante a sua Jornada de Autoestima comigo! Vamos juntas, Mig?!
  • Cada pessoa é um ser complexo, repleto de experiências e histórias pra contar ✨ Todos os dias, ao acordar, você tem em mãos uma decisão que transforma a sua Jornada de Autoestima: a de se amar. Ser a protagonista da sua vida faz com que os dias sejam leves e você seja sempre lembrada por quem a ama e precisa da sua companhia. Te apresento o conceito e a Box dessa edição de Outubro! Tudo isso porque você é a #ProtagonistaUAU da sua vida! 😍 E aí, topa embarcar nessa Jornada comigo?

Larissa Drozdowski

@laridrozdowski

Especialista em Beleza e Criadora de Conteúdo para a UAUBox.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] sei que você já ouviu falar sobre empoderamento feminino nesse post aqui com as dicas de filmes incríveis que te demos sobre esse tema. Mas e se a gente for mais fundo […]

[…] mulheres – cada uma inserida em um contexto diferente da vida – a terem autonomia. Nesse post aqui, a Lari deu uma pincelada sobre a definição de empoderamento e a relação dele com o feminismo, […]

[…] sei que você já ouviu falar sobre empoderamento feminino nesse post aqui com as dicas de filmes incríveis que te demos sobre esse tema. Mas e se a gente for mais fundo […]

[…] mulheres – cada uma inserida em um contexto diferente da vida – a terem autonomia. Nesse post aqui, a Lari deu uma pincelada sobre a definição de empoderamento e a relação dele com o feminismo, […]

Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
4
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x