You are currently viewing 29 de Julho – Dia do Batom

29 de Julho – Dia do Batom

Um dos itens mais presentes nas bolsas e nécessaires das mulheres é o batom. Mesmo na daquelas que não curtem muito se maquiar, é bem provável que você encontre pelo menos um batonzinho nelas. E para comemorar o Dia Internacional do Batom, viemos te contar tudo sobre esse protagonista da produção feminina, vem ver!

No dia 29 de julho comemoramos o Dia Internacional do Batom, essa data foi criada nos Estados Unidos e hoje é comemorada no mundo todo. No Brasil, “um a cada três produtos comercializados na área de beleza é para os lábios” declara a Euromonitor, e nós somos o 4º país que mais consome batom no mundo, isso mostra a força que ele têm para as mulheres brasileiras.

História do Batom

E essa força não vem de hoje, muitos historiadores acreditam que em 3.500 A.C ele já era presente na vida dos antigos sumérios. Outros acreditam que a origem do batom vem do Egito antigo, quando homens e mulheres deixavam suas bocas avermelhadas com uma mistura de ocre vermelho, carmim, cera ou gordura.

Depois de sua criação, ele marcou presença também na Grécia Antiga, onde eram exibidas pinturas labiais feitas com corante vermelho, suor de ovelha ou excremento de crocodilo. Na Roma antiga, o batom era usado por ambos os sexos e servia também para distinguir a classe social das pessoas. Assim como ao longo da idade média (400 – 1400 d.C.), onde a população tinha o uso como hábito.

Na década de 60 houve o renascimento do uso de cosméticos em todo o mundo. Porém, seu uso ainda precisava ser feito em total sigilo devido a razões morais e religiosas. Na virada do século 20 a maquiagem já havia se tornado socialmente aceitável. Depois de séculos de autoridade masculina os lábios vermelhos se tornaram um verdadeiro símbolo da rebelião feminina.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os batons foram fonte de campanhas motivacionais e empoderamento feminino. Um anúncio por exemplo, declarava: “Nenhum batom… irá vencer a guerra. Mas ele simboliza uma das razões pela qual estamos lutando – o precioso direito da mulher ser feminina e linda em qualquer circunstância.”

A década de 80 trouxe os lábios excessivamente vermelhos. No entanto, o fim da década e os anos 90 trouxeram uma forte tendência de batons nudes, suaves e seguindo uma paleta de tons de marrom. Quando o milênio chegou ao fim, o batom favorito das mulheres era aquele que combinava com o seu humor e produção.

Hoje, na maior parte do mundo moderno, as mulheres têm a liberdade de exibir lábios de qualquer tonalidade e são mais livres para usar a maquiagem como forma de expressão. E talvez, nossa maior dificuldade é a de escolher um tom como preferido. Com marcas cada vez mais preocupadas em ajudar as mulheres a serem protagonistas de suas próprias vidas sua vidas.

Dia do Batom com Eudora

Pra comemorar essa data tão especial,  Eudora – marca do Grupo Boticário – estará presente em nossa edição de agosto, com 2 produtos incríveis: o Lápis Collor Matte e a Máscara Soul Magic.

Demais né?!

A marca convida você a se reinventar e descobrir novos produtos nessa edição da UAUBox. Então conta pra gente o que achou e como você têm reinventado seus hábitos de beleza!

#DiadoBatomEudora #ReinventaEudora

Larissa Drozdowski

Especialista em Beleza e Criadora de Conteúdo para a UAUBox.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Glynda Ferreira

Adoooooorei!

Glynda Ferreira

Adoooooorei!