You are currently viewing A economia circular e o seu poder de mudar o amanhã!

A economia circular e o seu poder de mudar o amanhã!

Mig, você sabe que cuidar do planeta é tão importante quanto cuidar da sua saúde, né? E tem uma forma muito legal de transformar a realidade da nossa natureza com a economia circular!

Acho que em algum momento você deve ter ouvido falar da ação dos três Rs: reduzir, reutilizar, e reciclar. Mas chegou a hora de darmos um passo além disso conhecendo e aplicando uma verdadeira nova forma de consumir!

Como eu sei que você ama conteúdos que transformam, vem comigo pra conhecer mais sobre a economia circular!

Como produzimos hoje e porquê devemos mudar

Tudo começou lá na Revolução Industrial que aconteceu no século 18, que trouxe a produção industrial e o início da economia capitalista.

#DescriçãoDaImagem: foto com fundo azul e no canto inferior tem sete braços e cada um está segurando um objeto como garrafas, latas e sacolas. Foto: Freepik
#DescriçãoDaImagem: foto com fundo azul e no canto inferior tem sete braços e cada um está segurando um objeto como garrafas, latas e sacolas. Foto: Freepik

https://br.freepik.com/fotos-gratis/muitas-maos-segurando-muitos-tipos-de-lixo-no-fundo-azul_10991306.htm#page=1&query=consumo&position=22&from_view=search

A partir disso, tudo o que consumimos vem de uma cadeia linear na qual a indústria extrai a matéria prima, cria os produtos que são usados por nós e descartados depois de um tempo.

Isso faz com que muita coisa seja extraída da natureza e quando o ciclo chega no fim, existe um material que acaba não sendo mais utilizado.

E quanto mais consumimos e mais lixo produzimos, mais próximo o planeta fica de uma situação crítica de escassez de recursos essenciais e poluição que pode comprometer a vida no futuro.

Como a economia circular funciona

Mas Mig, olhando pelo lado bom, existem diversas pessoas empenhadas em descobrir soluções para esse problema fazendo a diferença!

A economia circular propõe que a primeira matéria prima seja utilizada de forma consciente e não danosa e que o resíduo consiga ser transformado em segunda matéria prima dando forma a um produto totalmente novo.

E isso acontece, de forma simplificada, quando há um planejamento para começar a produzir utilizando materiais recicláveis e depois como reutilizar os já existentes.

O que você pode começar a fazer

Grandes transformações começam com pequenos atos, Mig! Então você pode em casa mesmo fazer algumas ações para ajudar a estimular a economia circular.

#DescriçãoDaImagem: foto com fundo neutro e no canto inferior aparece uma parte de canudos reutilizáveis, garrafa de alumínio e garrafa de vidro. Foto: Freepik
#DescriçãoDaImagem: foto com fundo neutro e no canto inferior aparece uma parte de canudos reutilizáveis, garrafa de alumínio e garrafa de vidro. Foto: Freepik

https://br.freepik.com/fotos-premium/canudos-e-garrafas-ecologicos_5391737.htm#page=1&query=economia%20circular&position=32&from_view=search

Então, se liga em algumas dicas:

  • Consumir de marcas que já aplicam esses propósitos em seus produtos;
  • Trocar peças de roupas com as amigas, doar as que você não usa mais ou até mesmo revender em brechós;
  • Comprar produtos tipo refil e utilizar embalagens antigas;
  • Utilizar cascas de alimentos, cascas de ovo e borra de café, por exemplo, como adubo para suas plantinhas;
  • Reformar móveis e objetos antigos para eles terem uma nova vida nos seus espaços;
  • Sempre que possível utilizar suas próprias garrafinhas, talheres e canudos reutilizáveis para evitar descartáveis;
  • Encontrar novos destinos para algumas embalagens (como a caixa da sua UAUBOX por exemplo!)

E além disso, é importante sempre tentar fazer a sua parte economizando energia elétrica, não desperdiçando água e alimentos ou separando coleta seletiva, por exemplo.

Garanto que você vai sentir o coração quentinho de saber que está ajudando ativamente a criar um futuro mais circular!

Me conta o que você já faz para ajudar e se conhecia a economia circular. Vamos nessa transformação juntas?

Ana Luísa Agostinho

Jornalista, criadora de conteúdo e constantemente curiosa.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments