← Voltar

A história da maquiagem

Se você clicou nesse texto, eu sei que você é apaixonada por beleza e maquiagem como eu, Mig!

Nós amamos nos arrumar para nós mesmas e experimentar cores e texturas diferentes na nossa pele, mas você sabia que isso começou há muitos e muitos anos atrás?

A sociedade egípcia foi a primeira a usar maquiagem, e essa maquiagem tinha uma finalidade mística. Eles acreditavam que através da pintura ao redor dos olhos os Deuses poderiam protegê-los.

Além de pintar os olhos, os egípcios usavam o pigmento para pintar as bochechas e os lábios.

E a antiga sociedade egípcia não foi a única a inserir a maquiagem nos seus costumes, a Grécia antiga também adorava pintar as maçãs do rosto e os lábios.

Nessa época as maquiagens eram produzida a partir de ingredientes que nem sempre faziam bem para a pele. existiam muitas maquiagens feitas a partir de metais pesados. A longo prazo isso se torna bastante nocivo para a pele.

Avançando na história da maquiagem, conforme fomos descobrindo técnicas e desenvolvendo produtos mais adequados, a maquiagem virou mais uma ferramenta de beleza e rapidamente passou a ter influência sobre a moda e as tendências.

Até hoje nós vemos as tendências da moda inseridas no universo da maquiagem, e se a gente for pensar, a maquiagem mudou muito durante as últimas décadas, não é mesmo Mig?!

Vamos a uma retrospectiva das últimas décadas?

Mulher passando sombra nos olhos
#DescriçãoDaImagem: Mulher passando sombra nos olhos

Anos 80 na maquiagem

Essa época foi de bastante revolução para a beleza. Os batons vermelhos e brilhantes estavam em alta, para os olhos, uma explosão de cores vibrantes. O azul elétrico era a sensação do momento, e não podiam faltar os cílios postiços e o delineador bem marcado, claro.

Para as maças do rosto era moda usa-las bem destacadas, e a cor de blush do momento foi o rosa. A maquiagem mais característica da época dava destaque a cada pedacinho do rosto da pessoa que a usava. Para as sobrancelhas, um visual bem preenchido e arqueado. E claro, cabelos altos, volumosos e cheios de texturas.

Maquiagem característica da década de 80
#DescriçãoDaImagem: Maquiagem característica da década de 80


Anos 90 na maquiagem

Na beleza dos anos 90, as sobrancelhas costumavam ser mais finas e arqueadas e a make mais leve e natural.

Essa década vem caminhando na contramão da década anterior e ao invés da explosão de cores, optava-se por tons neutros, uma pele mais pálida e batons mais fechados.

Os tons frios de azul e lilás foram praticamente as únicas cores vibrantes ainda vistas nos olhos das garotas da década de 90, o tom de sombra também se tornou tendência.

Maquiagem típica da década de 90
#DescriçãoDaImagem: Make característica da década de 90

Anos 2000 na maquiagem

Na primeira década dos anos 2000 as maquiagens passaram a ficar mais coloridas. Sombras metalizadas e azul marinho estavam em alta na época.

As sobrancelhas ainda eram finas e os cabelos repartidos com franjas cheias de personalidade marcavam presença.

Uma grande tendência do momento que marcou o cenário da maquiagem foram os lábios brilhantes. Sendo assim o item must-have de beleza da época foi o gloss labial.

2010 na maquiagem

A década seguinte aos anos 2000 foi completamente diferente da anterior quando o assunto é beleza.

Em 2010 pudemos ver maquiagens mais carregadas, olhos bem marcados com sombras de cores diferentes. Além disso, para os lábios os tons mais claros fizeram sucesso. O batom tendência da vez foi o tom Snob da MAC, um rosa claro que lembra a cor de chicletes de morango.

Maquiagem de 2010
#DescriçãoDaImagem: Make que marcou a década de 2010

2020 na maquiagem

Hoje a naturalidade está em alta na maquiagem. Em paralelo a isso, cada vez as sobrancelhas estão mais cheias e naturais, as bases estão mais suaves e a aparência da pele tem um ar de frescor.

Para a make os cílios destacados dividem o protagonismo com os lábios extremamente preenchidos.

Maquiagem característica de 2020
#DescriçãoDaImagem: Make característica de 2020

O que vem depois?

A maquiagem muda tanto ao longo dos anos, algumas tendências vão e outras voltam, mas a verdade é que a gente ama se jogar e experimentar esses novos estilos, né Mig?

Me conta o que você acha que vamos ver na maquiagem nos próximos dez anos.

Vem conversar com a gente ♥
NOSSO PINTEREST
  • Eu sempre digo que a boa autoestima vai muito além dos cuidados com a pele, unhas e cabelos💅 💁‍♀️Ela também caminha de mãos dadas com a relação que você cria com o seu corpo e a sua mente. Sabia que corpo e mente bem nutridos🧠✨ são capazes de elevar a sua autoestima e trazer muitos resultados super positivos para o seu dia a dia?! Arrasta pro lado 👉 e vem saber como, Mig! #somosuau #uaubox #Autoestima #EstiloDeVida #CoragemParaSerUAU #Saúde #Alimentação #Esportes
  • Cheguei com a parte 2 de como deixar seus pincéis cheirosos, limpos e o mais importante, "usáveis"! 🤣 A limpeza das ferramentas de maquiagem se torna essencial para garantir a saúde da pele e o recomendável é higienizar esses itens de make toda semana. Ah, e se você usa esponjinhas para se maquiar, saiba que elas podem ser limpas da mesma forma. E mais uma dica importante: nada de deixar seus pinceis no banheiro. A umidade pode fazer com que eles mofem. Beijos limpinhos! 💖
  • A gente ama um delineado, ainda mais quando o traço dele fica perfeito ✨ O desafio é conseguir fazer isso, né, Mig?! Sem falar que quando a gente tá atrasada parece que não sai de jeito nenhum 😂 Me conta aqui se você já passou por esse desafio 👇 Aproveita e segue a gente no twitter pra acompanhar esse e outros conteúdos exclusivos 🥰
  • Mari, nem tão delicada assim, trouxe algumas dicas de como lavar aqueles pincéis que estão em uso desde 2017! 🤣😰 Mig, o papo é SÉRIO! Quando passamos muito tempo sem higienizar os pincéis, deixamos esses itens expostos ao acúmulo de produto e poeira. A consequência disso é a formação de fungos e bactérias, que podem acabar causando irritações e inflamações, agravando a situação de peles com tendência a acne. ❗ Bora ver a parte 1? Já curte pra eu soltar a parte 2 dessa sequência 😂😘
  • Eu tenho 3 dicas importantes pra compartilhar com você! 💖 Arrasta pro lado pra gente ver juntas o resultado dessa busca! De pouco em pouco, você vai colocando cada uma dessas ações em prática pra deixar seus dias ainda mais UAU! Não esquece de marcar uma amiga aqui pra vocês começarem isso juntas, combinado?! 🥰 #autoestima #uaubox #pesquisa #dicas #autocuidado #vamosjuntas
  • Na UAU, todas as assinantes têm acesso a Carteira, onde elas acumulam pontos através de ações de recompensas e podem trocar por dinheiro.
  • Assine sua UAUBox, receba o DOBRO ou mais em produtos em relação ao valor da sua assinatura e complete sua rotina de beleza todos os meses! 🤑
  • Amiga que é amiga, sempre dá um jeitinho de ajudar 💖 ✨ Use o cupom PINUAU e ganhe 10% de desconto em todo o plano escolhido durante a sua Jornada de Autoestima comigo! Vamos juntas, Mig?!
  • Cada pessoa é um ser complexo, repleto de experiências e histórias pra contar ✨ Todos os dias, ao acordar, você tem em mãos uma decisão que transforma a sua Jornada de Autoestima: a de se amar. Ser a protagonista da sua vida faz com que os dias sejam leves e você seja sempre lembrada por quem a ama e precisa da sua companhia. Te apresento o conceito e a Box dessa edição de Outubro! Tudo isso porque você é a #ProtagonistaUAU da sua vida! 😍 E aí, topa embarcar nessa Jornada comigo?

Catarina Castanho

@catarinacastanho

Publicitária | Criadora de conteúdo para UAUBox

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Julia Mello Tatsch

Tão legal acompanhar essa evolução das makes, amei <3

Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x