You are currently viewing A história da maquiagem

A história da maquiagem

Se você clicou nesse texto, eu sei que você é apaixonada por beleza e maquiagem como eu, Mig!

Nós amamos nos arrumar para nós mesmas e experimentar cores e texturas diferentes na nossa pele, mas você sabia que isso começou há muitos e muitos anos atrás?

A sociedade egípcia foi a primeira a usar maquiagem, e essa maquiagem tinha uma finalidade mística. Eles acreditavam que através da pintura ao redor dos olhos os Deuses poderiam protegê-los.

Além de pintar os olhos, os egípcios usavam o pigmento para pintar as bochechas e os lábios.

E a antiga sociedade egípcia não foi a única a inserir a maquiagem nos seus costumes, a Grécia antiga também adorava pintar as maçãs do rosto e os lábios.

Nessa época as maquiagens eram produzida a partir de ingredientes que nem sempre faziam bem para a pele. existiam muitas maquiagens feitas a partir de metais pesados. A longo prazo isso se torna bastante nocivo para a pele.

Avançando na história da maquiagem, conforme fomos descobrindo técnicas e desenvolvendo produtos mais adequados, a maquiagem virou mais uma ferramenta de beleza e rapidamente passou a ter influência sobre a moda e as tendências.

Até hoje nós vemos as tendências da moda inseridas no universo da maquiagem, e se a gente for pensar, a maquiagem mudou muito durante as últimas décadas, não é mesmo Mig?!

Vamos a uma retrospectiva das últimas décadas?

Mulher passando sombra nos olhos
#DescriçãoDaImagem: Mulher passando sombra nos olhos

Anos 80 na maquiagem

Essa época foi de bastante revolução para a beleza. Os batons vermelhos e brilhantes estavam em alta, para os olhos, uma explosão de cores vibrantes. O azul elétrico era a sensação do momento, e não podiam faltar os cílios postiços e o delineador bem marcado, claro.

Para as maças do rosto era moda usa-las bem destacadas, e a cor de blush do momento foi o rosa. A maquiagem mais característica da época dava destaque a cada pedacinho do rosto da pessoa que a usava. Para as sobrancelhas, um visual bem preenchido e arqueado. E claro, cabelos altos, volumosos e cheios de texturas.

Maquiagem característica da década de 80
#DescriçãoDaImagem: Maquiagem característica da década de 80


Anos 90 na maquiagem

Na beleza dos anos 90, as sobrancelhas costumavam ser mais finas e arqueadas e a make mais leve e natural.

Essa década vem caminhando na contramão da década anterior e ao invés da explosão de cores, optava-se por tons neutros, uma pele mais pálida e batons mais fechados.

Os tons frios de azul e lilás foram praticamente as únicas cores vibrantes ainda vistas nos olhos das garotas da década de 90, o tom de sombra também se tornou tendência.

Maquiagem típica da década de 90
#DescriçãoDaImagem: Make característica da década de 90

Anos 2000 na maquiagem

Na primeira década dos anos 2000 as maquiagens passaram a ficar mais coloridas. Sombras metalizadas e azul marinho estavam em alta na época.

As sobrancelhas ainda eram finas e os cabelos repartidos com franjas cheias de personalidade marcavam presença.

Uma grande tendência do momento que marcou o cenário da maquiagem foram os lábios brilhantes. Sendo assim o item must-have de beleza da época foi o gloss labial.

2010 na maquiagem

A década seguinte aos anos 2000 foi completamente diferente da anterior quando o assunto é beleza.

Em 2010 pudemos ver maquiagens mais carregadas, olhos bem marcados com sombras de cores diferentes. Além disso, para os lábios os tons mais claros fizeram sucesso. O batom tendência da vez foi o tom Snob da MAC, um rosa claro que lembra a cor de chicletes de morango.

Maquiagem de 2010
#DescriçãoDaImagem: Make que marcou a década de 2010

2020 na maquiagem

Hoje a naturalidade está em alta na maquiagem. Em paralelo a isso, cada vez as sobrancelhas estão mais cheias e naturais, as bases estão mais suaves e a aparência da pele tem um ar de frescor.

Para a make os cílios destacados dividem o protagonismo com os lábios extremamente preenchidos.

Maquiagem característica de 2020
#DescriçãoDaImagem: Make característica de 2020

O que vem depois?

A maquiagem muda tanto ao longo dos anos, algumas tendências vão e outras voltam, mas a verdade é que a gente ama se jogar e experimentar esses novos estilos, né Mig?

Me conta o que você acha que vamos ver na maquiagem nos próximos dez anos.

Catarina Castanho

Publicitária | Criadora de conteúdo para UAUBox
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Julia Mello Tatsch

Tão legal acompanhar essa evolução das makes, amei <3