como apoiar uma amiga com dificuldades
← Voltar

5 dicas para ajudar uma amiga com dificuldades

Você tem alguma amiga com dificuldades e quer ajudar, mas não sabe como, Migs? Olha, um conselho que deixo para situações assim é: mostre que você está presente e disposta a ajudar. Isso fará a diferença para sua amiga que está angustiada com alguns problemas.

As vezes não sabemos ao certo o que dizer ou como dizer que estamos ali, ao lado dela, para o que ela precisar. E da mesma maneira que você se importa com as pessoas a sua volta, eu me importo com você, afinal, somos amigas também, certo? Então deixa eu te ajudar a ajudar, Migs! <3

Por que fazer isso?

Estar conectado com as pessoas é de grande importância pra sua felicidade e dar apoio aos que estão a sua volta é essencial pra criarmos um ambiente mais alegre.

Todo mundo vive seus altos e baixo da vida, alguns com mais dificuldades e outros com menos, mas isso não significa que será fácil pra alguém, tem dias que acordamos alegres e dias que acordamos cabisbaixas e tá tudo bem isso, viu Migs?

Pode não ser fácil para alguma amiga com dificuldades parar pra pedir apoio, até mesmo pra quem é muito próximo. Ficar atenta a pequenos sinais te ajuda a enxergar se alguém próximo está precisando daquele ombro amigo, seja pra chorar, rir, se distrair, desabafar ou bater um papo descontraído. A amizade e a presença são coisas valiosas, principalmente pra quem está fragilizado.

Você pode ser a pessoa que vai mudar a vida de alguém para melhor e que vai incentiva-la a deixar pra trás as magoas, enfrentar os problemas e dar um grande passo pra um recomeço. Isso é ter empatia, Migs.

Como fazer isso?

Na verdade, não existe uma formula certa para ajudar uma amiga com dificuldades. É preciso sempre analisar o contexto de maneira individual. Ainda assim, existem alguns conselhos que eu posso deixar aqui que talvez te deem uma luz para oferecer ajuda àquele que você sabe que precisa. Olha só, Migs:

mulheres unidas se abraçando - amiga com dificuldades
#PraCegoVer mulheres unidas se abraçando

#1. Ouça seus amigos – e fale de vez em quando também

Uma amiga com dificuldades fica mal e fragilizada, então pare um momento para ouvi-la verdadeiramente e demonstre solidariedade com os problemas que ela te contar, Migs. Além de ser uma boa ouvinte, você também pode ajudar sua amiga se você falar com ela. Você pode contar alguma situação parecida pela qual você ou algum conhecido já passou e apontar soluções que você acredite que possam dar certo. Mas lembre-se: naquele momento o foco da conversa deve ser mantido na sua amiga e nos problemas dela e não em você, tá bem? Caso contrário, você pode causar mais desmotivação ainda.

E se você não tiver uma resposta imediata para ajudá-la, vocês podem pensar em algo juntas. Independente da conclusão que vocês irão chegar, isso vai ajudar a distrair um pouco a cabeça dela e fazê-la pensar com mais clareza. Demonstre apoio na decisão que ela tomar (desde que não coloque ninguém em risco), isso trará conforto durante essa fase difícil.

#2. Cuidado com clichês ou com falas que podem soar ofensivas e desmotivadoras

Se você já ouviu coisas como “entendo como você se sente” sabendo que a pessoa não entendia ou algo como “poderia ser pior” quando você já estava se sentindo mal demais, você sabe o quanto isso pode impactar negativamente e piorar a situação. Por isso, aconselho não apelar para clichês. Na intenção de ajudar alguém, tente ser original, honesta, cautelosa com as palavras e sempre dizer aquilo que seu coração sente – se você não souber como falar, ofereça um abraço, a demonstração de carinho e apoio diz muito mais que qualquer palavra, Migs.

 duas amigas conversando - amiga com dificuldades
#PraCegoVer duas amigas conversando

#3. Mantenha-se positivo

Migs, mesmo que você já tenha dito à sua amiga com dificuldades que certas ações dariam errado, não a repreenda caso isso realmente aconteça, tá bem? Situações delicadas exigem falas delicadas, no sentido de tomar cuidado com as palavras que você vai usar. Dependendo do tom, isso pode deixar sua amiga ainda mais magoada. E No final da conversa, você se sentirá arrependida por agir assim. Não é bom pra ninguém, entende Migs?

Caso uma pessoa querida se mostre muito negativa, mostre isso a ela de maneira calma e gentil e ofereça conselhos positivos. Sem julgá-la ou fazê-la sentir-se culpada, demonstre estar na torcida para que tudo se ajeite na vida dela. Conte uma piada ou uma velha história boa ou então a leve para dar uma volta para poder esfriar a cabeça e pensar com mais lucidez no problema. Assim como os julgamentos, o desespero também não leva ninguém a nada, Migs.

#4. Em caso de abuso ou de risco para segurança de sua amiga, não hesite em agir

Comentei aqui que todos passam por seus altos e baixos na vida, mas caso os problemas que a pessoa esteja enfrentando demonstrem risco a sua segurança e integridade, como um relacionamento abusivo ou falas que indiquem que ela fará algum mal a si mesma ou à outra pessoa, você deve interferir e, se necessário, denunciar.

Mostre a importância de falar com alguém em posição de autoridade e que saibam o que fazer em situações como essas, para incentiva-la a fazer isso. Caso ela negue, não hesite em você mesma tomar essas atitudes, isso é pelo bem da sua amiga. Proteja seus amigos da maneira que está ao seu alcance.

amiga consolando outra amiga que está chorando - amiga com dificuldades
#PraCegoVer amiga consolando outra amiga que está chorando

#5. Saiba identificar o momento em que você não puder mais ajudar uma amiga com dificuldades

A intenção de ajudar é boa, mas nem sempre estamos emocionalmente preparados para ajudar alguém. Não sinta culpa caso você sinta vontade de se afastar do problema porque a pessoa não está melhorando ou isso está te afetando, Migs. Em situações mais delicadas, você pode indicar e incentivar a pessoa a ir num psicólogo, que será capaz de analisar todos os anseios que sua amiga carrega de maneira profissional. Você não pode e não deve carregar as dificuldades dos seus amigos com você mesma, isso não só não ajuda essa pessoa, como também dificulta as coisas para você, Migs.

Migs, você tem alguma amiga com dificuldades no momento? Conta pra mim aqui nos comentários como você está encarando essa fase.

Siga-nos no Instagram | Pinterest | TikTok <3

Vem conversar com a gente ♥
NOSSO PINTEREST
  • Eu sempre digo que a boa autoestima vai muito além dos cuidados com a pele, unhas e cabelos💅 💁‍♀️Ela também caminha de mãos dadas com a relação que você cria com o seu corpo e a sua mente. Sabia que corpo e mente bem nutridos🧠✨ são capazes de elevar a sua autoestima e trazer muitos resultados super positivos para o seu dia a dia?! Arrasta pro lado 👉 e vem saber como, Mig! #somosuau #uaubox #Autoestima #EstiloDeVida #CoragemParaSerUAU #Saúde #Alimentação #Esportes
  • Cheguei com a parte 2 de como deixar seus pincéis cheirosos, limpos e o mais importante, "usáveis"! 🤣 A limpeza das ferramentas de maquiagem se torna essencial para garantir a saúde da pele e o recomendável é higienizar esses itens de make toda semana. Ah, e se você usa esponjinhas para se maquiar, saiba que elas podem ser limpas da mesma forma. E mais uma dica importante: nada de deixar seus pinceis no banheiro. A umidade pode fazer com que eles mofem. Beijos limpinhos! 💖
  • A gente ama um delineado, ainda mais quando o traço dele fica perfeito ✨ O desafio é conseguir fazer isso, né, Mig?! Sem falar que quando a gente tá atrasada parece que não sai de jeito nenhum 😂 Me conta aqui se você já passou por esse desafio 👇 Aproveita e segue a gente no twitter pra acompanhar esse e outros conteúdos exclusivos 🥰
  • Mari, nem tão delicada assim, trouxe algumas dicas de como lavar aqueles pincéis que estão em uso desde 2017! 🤣😰 Mig, o papo é SÉRIO! Quando passamos muito tempo sem higienizar os pincéis, deixamos esses itens expostos ao acúmulo de produto e poeira. A consequência disso é a formação de fungos e bactérias, que podem acabar causando irritações e inflamações, agravando a situação de peles com tendência a acne. ❗ Bora ver a parte 1? Já curte pra eu soltar a parte 2 dessa sequência 😂😘
  • Eu tenho 3 dicas importantes pra compartilhar com você! 💖 Arrasta pro lado pra gente ver juntas o resultado dessa busca! De pouco em pouco, você vai colocando cada uma dessas ações em prática pra deixar seus dias ainda mais UAU! Não esquece de marcar uma amiga aqui pra vocês começarem isso juntas, combinado?! 🥰 #autoestima #uaubox #pesquisa #dicas #autocuidado #vamosjuntas
  • Na UAU, todas as assinantes têm acesso a Carteira, onde elas acumulam pontos através de ações de recompensas e podem trocar por dinheiro.
  • Assine sua UAUBox, receba o DOBRO ou mais em produtos em relação ao valor da sua assinatura e complete sua rotina de beleza todos os meses! 🤑
  • Amiga que é amiga, sempre dá um jeitinho de ajudar 💖 ✨ Use o cupom PINUAU e ganhe 10% de desconto em todo o plano escolhido durante a sua Jornada de Autoestima comigo! Vamos juntas, Mig?!
  • Cada pessoa é um ser complexo, repleto de experiências e histórias pra contar ✨ Todos os dias, ao acordar, você tem em mãos uma decisão que transforma a sua Jornada de Autoestima: a de se amar. Ser a protagonista da sua vida faz com que os dias sejam leves e você seja sempre lembrada por quem a ama e precisa da sua companhia. Te apresento o conceito e a Box dessa edição de Outubro! Tudo isso porque você é a #ProtagonistaUAU da sua vida! 😍 E aí, topa embarcar nessa Jornada comigo?

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x