← Voltar

As cores ao nosso favor: conheça a coloração pessoal!

Mig, você tem alguma cor que sente que não fica legal em você? Isso tem a ver com a sua coloração pessoal!

Algumas cores podem destacar nossos pontos fortes e outras podem ressaltar o que não nos favorece e descobrindo as cores ideais, conseguimos usar a nosso favor!

Essa análise é feita por profissionais especializados, e nós selecionamos alguns pontos para você começar a entender e começar a testar combinações e achar o seu estilo!

Amostras de cores de Coloração Pessoal de designers gráficos colocando a mesa da escrivaninha na sala de trabalho.
Color swatches of graphic designers putting on desk table in working room.

Como funciona a coloração pessoal?

As cores podem ter um impacto muito grande no autoconhecimento e a coloração pessoal tem se popularizado por ajudar a entender como elas podem contribuir com nossa imagem pessoal.

Com isso, é possível selecionar cores que favoreçam e valorizem a beleza de cada pessoa tanto na hora de se vestir, escolher acessórios, se maquiar e até no cabelo! Ou seja, toda a composição é baseada em cores!

O processo, nada mais é, do que testar como as cores impactam em nossa pele, entre diversas temperaturas, intensidades e profundidades.

A influência do tom da pele na coloração pessoal

A pele é o termômetro que ajuda nessa relação com as cores e pode ser classificada em três tipos:

  • Pele em tom frio: podem ser rosadas e queimam com facilidade ao sol;
  • Pele em tom quente: podem ser amareladas e bronzeiam ao sol;
  • Pele em tom neutro: leva os dois tons, ficando no meio termo;

Ao entender o tom da pele, você já dá o primeiro passo para saber suas melhores cores, já que cada uma combina com tons específicos!

O contraste da imagem na coloração pessoal

Além disso, Mig, é importante saber o nível de contraste da sua imagem, que vai ajudar a direcionar os tipos de oposição que ficarão melhor para você.

  • Em contraste alto: os cabelos e pele são de tons opostos;
  • Em contraste baixo: os cabelos e pele são de tons muito próximos;
  • Em contraste médio: os cabelos e pele são de tons diferentes mas não chegam a contrastar;

Vamos ver um exemplo de diferença de contraste da atriz Anne Hathaway.

Cabelos escuros e pele branca clara (contraste alto):

Mulher branca tem cabelos escuros ondulados caídos do lado direito, ela possui maquiagem escura nos olhos e sorri para foto. Post Coloração Pessoal. Foto: Reuters.
#DescriçãoDaImagem: Mulher branca tem cabelos escuros ondulados caídos do lado direito, ela possui maquiagem escura nos olhos e sorri para foto. Foto: Reuters.

Aqui ela tem cabelos loiros bem claros e pele branca também clara (baixo contraste):

Mulher branca possui cabelos loiros claros, maquiagem escura e veste vestido preto com transparências. Post Coloração Pessoal. Foto: Getty Images.
#DescriçãoDaImagem: Mulher branca possui cabelos loiros claros, maquiagem escura e veste vestido preto com transparências. Foto: Getty Images.

Então o que os profissionais sempre destacam é que o equilíbrio visual se dá quando conseguimos seguir o nosso tipo de contraste em nossos looks e criações.

As divisões da cartela de cores na coloração pessoal

As cores são estudadas já faz um tempão por estilistas e como elas impactam a imagem das pessoas.

Na década de 80, Carole Jackson lançou um livro falando sobre essa influência de forma bem clara, dividindo em grupos de tons de acordo com as estações do ano.

A forma como as cartelas de cores são utilizadas atualmente é criação de Mary Spillane. A autora fez um novo estudo das estações e separou em 12 categorias.

Primavera

Cores quentes (Primavera quente), brilhantes (Primavera Intensa) e claras (Primavera Clara.

Verão

Cores frias (Verão Puro), suaves (Verão Suave) e claras (Verão Claro).

Outono

Cores quentes (Outono Puro), suaves (Outono Suave) e escuras (Outono Profundo).

Inverno 

Cores frias (Inverno Puro), brilhantes (Inverno Intenso) e escuras (Inverno Profundo).

Mulher de cabelos escuros sorri e segura cartela de cores de Coloração Pessoal, cobrindo metade do rosto. Foto: Instagram @julianapaes.
#DescriçãoDaImagem: Mulher de cabelos escuros sorri e segura cartela de cores cobrindo metade do rosto. Foto: Instagram @julianapaes.

Mig, viu quanta coisa as cores podem oferecer para unir nosso autoconhecimento e autoestima?

Então quando entendemos o que estimula nossa beleza, nos tornamos mais confiantes e somos capazes de tudo!

Agora conta pra mim Mig, já conhecia a coloração pessoal? Qual das cartelas você acha que é a sua?

Vem conversar com a gente ♥
NOSSO PINTEREST
  • Mig, você sabia que criar e manter uma rotina de cuidados com a pele previne e retarda o envelhecimento dela? 😱 Pois é, isso é real, viu?! Mas, é super importante respeitar o SEU tipo de pele e usar os produtos adequados. Além de manter a autoestima em dia, o carinho que se oferece à pele será retribuído com proteção e saúde. #VamosJuntas conferir esse passo a passo básico que preparei pra você?
  • Eu sempre digo que a boa autoestima vai muito além dos cuidados com a pele, unhas e cabelos💅 💁‍♀️Ela também caminha de mãos dadas com a relação que você cria com o seu corpo e a sua mente. Sabia que corpo e mente bem nutridos🧠✨ são capazes de elevar a sua autoestima e trazer muitos resultados super positivos para o seu dia a dia?! Arrasta pro lado 👉 e vem saber como, Mig! #somosuau #uaubox #Autoestima #EstiloDeVida #CoragemParaSerUAU #Saúde #Alimentação #Esportes
  • Cheguei com a parte 2 de como deixar seus pincéis cheirosos, limpos e o mais importante, "usáveis"! 🤣 A limpeza das ferramentas de maquiagem se torna essencial para garantir a saúde da pele e o recomendável é higienizar esses itens de make toda semana. Ah, e se você usa esponjinhas para se maquiar, saiba que elas podem ser limpas da mesma forma. E mais uma dica importante: nada de deixar seus pinceis no banheiro. A umidade pode fazer com que eles mofem. Beijos limpinhos! 💖
  • A gente ama um delineado, ainda mais quando o traço dele fica perfeito ✨ O desafio é conseguir fazer isso, né, Mig?! Sem falar que quando a gente tá atrasada parece que não sai de jeito nenhum 😂 Me conta aqui se você já passou por esse desafio 👇 Aproveita e segue a gente no twitter pra acompanhar esse e outros conteúdos exclusivos 🥰
  • Mari, nem tão delicada assim, trouxe algumas dicas de como lavar aqueles pincéis que estão em uso desde 2017! 🤣😰 Mig, o papo é SÉRIO! Quando passamos muito tempo sem higienizar os pincéis, deixamos esses itens expostos ao acúmulo de produto e poeira. A consequência disso é a formação de fungos e bactérias, que podem acabar causando irritações e inflamações, agravando a situação de peles com tendência a acne. ❗ Bora ver a parte 1? Já curte pra eu soltar a parte 2 dessa sequência 😂😘
  • Eu tenho 3 dicas importantes pra compartilhar com você! 💖 Arrasta pro lado pra gente ver juntas o resultado dessa busca! De pouco em pouco, você vai colocando cada uma dessas ações em prática pra deixar seus dias ainda mais UAU! Não esquece de marcar uma amiga aqui pra vocês começarem isso juntas, combinado?! 🥰 #autoestima #uaubox #pesquisa #dicas #autocuidado #vamosjuntas
  • Na UAU, todas as assinantes têm acesso a Carteira, onde elas acumulam pontos através de ações de recompensas e podem trocar por dinheiro.
  • Assine sua UAUBox, receba o DOBRO ou mais em produtos em relação ao valor da sua assinatura e complete sua rotina de beleza todos os meses! 🤑
  • Amiga que é amiga, sempre dá um jeitinho de ajudar 💖 ✨ Use o cupom PINUAU e ganhe 10% de desconto em todo o plano escolhido durante a sua Jornada de Autoestima comigo! Vamos juntas, Mig?!

Ana Luísa Agostinho

@ana_agostinho

Jornalista, criadora de conteúdo e constantemente curiosa.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x