← Voltar

Autocuidado Financeiro: O que é e como praticar!

O autocuidado tem sido cada vez mais valorizado, cada vez mais pessoas estão buscando priorizar qualquer ato que beneficie a própria saúde mental, a emocional e a física, porém, o autocuidado financeiro é por vezes esquecido e negligenciado.

Você sabe o que é o autocuidado financeiro e como praticá-lo? No mundo em que vivemos, onde o estresse é um companheiro fiel de nossos dias, é importante ter uma rotina saudável para cuidar das suas finanças. Por isso, hoje vamos te ensinar a como ter autocuidado financeiro.

O que é autocuidado financeiro?

Autocuidado se trata de tudo aquilo que você faz para o seu bem estar, seja ele físico, mental e também financeiro. Ter um relacionamento saudável com seu dinheiro lhe faz bem porque assim você evita situações de estresse, sentimentos de ansiedade e até mesmo frustrações. Por isso é muito importante você mensurar e controlar seus gastos, planejar suas economias, conhecer o potencial do seu dinheiro e utilizá-lo para realizar seus sonhos.

Autocuidado financeiro na prática

Como todo novo hábito, é preciso foco e dedicação para incorporar esses cuidados em sua rotina, confira algumas dicas pra te ajudar nesse processo:

1# Controle seus gastos

Quando você não controla seus gastos, você pode se perder com relação a eles e acabar gastando mais do que você determinou como disponível. Analise seus hábitos de consumo e identifique aonde vai a maior parte da sua receita, alguns hábitos podem não ser saudáveis pro seu planejamento.

O autocuidado financeiro envolve se tornar consciente para controlar e reduzir o impacto que esses gastos têm em suas finanças.

Você pode usar uma planilha, um aplicativo ou até mesmo uma agenda para anotar todos os seus gastos, anote todas as despesas diárias, organizando por categorias e datas, como no exemplo a seguir:

Exemplo de controle de gastos.
Controle de gastos

Data: Coloque a data que foi realizado a despesa, isso é importante pra você identificar em quais datas do mês você precisará programar pagamentos.

Despesa: Descreva o que é a despesa para se lembrar de qual gasto ela se refere.

Categoria: A categoria em que o gasto pertence, assim você fica sabendo em quais categorias estão os seus maiores gastos.

Valor: O quanto você gastou em determinada despesa.

É importante você não esquecer de colocar NENHUM gasto feito, mesmo aqueles de valor baixo que você acha que não tem importância deixar passar, isso ajuda você a identificar gastos desnecessários que podem ser cortados.

Compare o controle dos meses anteriores e liste seus gastos fixos, some-os e você saberá o valor total das suas despesas por mês. Com isso, você identifica a média de valor que será comprometido de sua receita. Se você tem mais gastos do que o valor que recebe, será preciso abrir mão de algumas coisas e diminuir as suas despesas para que sua vida financeira seja saudável.

2# Como economizar dinheiro = seu sonho mais pertinho

Algumas pessoas tem muita dificuldade quando o assunto é poupar dinheiro, mas o segredo para criar o hábito de poupar é ter resiliência, o que ajuda também é pensar o quanto te deixaria feliz você atingir o objetivo pelo qual esta poupando, pense no seu sonho e isso te ajudará a se manter firme no planejamento.

Para começar: Se você nunca teve o hábito de poupar, comece com algo pequeno, lembra do cofrinho que você tinha quando criança? Pois é, ele mesmo! Coloque alguns reais toda semana e até mesmo, se puder, todos os dias, você vai ver como vai acabar pegando gosto e vai querer poupar cada vez mais.

Para poupar quantias maiores: Estipule um valor que seja viável na sua vida financeira, estipular metas maiores do que você conseguirá cumprir só trará frustração e fará você desistir no meio do caminho, seja realista com seu planejamento e descreva detalhadamente mês a mês:

Cronograma para poupar dinheiro
Cronograma para poupar dinheiro

Reserva de emergência: É importante criar uma reserva de emergência para situações inesperadas, antes mesmo de iniciar o seu cronograma, planeje ter guardado e disponível um valor que lhe atenderá caso precise. Isso lhe trará a sensação de segurança e tranquilidade. Mas, seja rigorosa com os critérios de utilização, não vale pegar o hábito de recorrer a reserva a cada vontade de comprar uma “coisinha”, ta bem?

3# Pense antes de comprar

Fazer compras por impulso é um comportamento que requer atenção, perceba o que te faz comprar sem necessidade ou sem avaliar se realmente necessita da compra em questão. Alguns gatilhos como carência emocional pode estar ligada na compra sem pensar, se for o caso, procure entender a causa e dê atenção a ela.

Quando você percebe a importância de avaliar melhor suas compras, você realmente se dedica ao efetuar qualquer uma, pesquisa fornecedores, planeja o melhor momento e analisa pontos importantes como custo x benefício antes, que é o ideal.

Não desanime do processo e dê um passo de cada vez, o autocuidado financeiro irá lhe ajudar a atingir seus objetivos, além de lhe trazer mais tranquilidade e segurança, e antes mesmo que você perceba, você estará realizando cada um de seus sonhos!

4# Gastos inteligentes

Tão importante quanto saber controlar gastos desnecessários, é saber identificar gastos inteligentes, que na verdade podemos chamar de aquisições de investimentos. Neste caso, estamos falando de aquisições que te proporcionam retorno a longo prazo, e aí podemos citar investimentos com relação a sua saúde, sua educação, seu bem estar e autocuidado. Basicamente tudo aquilo que você investe agora e pode ou te poupar de gastos maiores no futuros ou te trazer retornos maiores devido ao investimento atual. Inteligente demais isso né?

E pra complementar ainda mais essa dica: Se você quiser o pacote completo de investimento em autocuidado e conhecimento com o melhor custo x benefício do mercado, é só conhecer a UAU: que te oferece muito além de produtos, te proporciona uma experiência completa de autoestima pra você investir no que é mais importante em sua vida: você mesma!

E aí migs conta pra mim, você já tem uma rotina de autocuidado financeiro? Se ainda não tem, se animou em começar? Se você tiver qualquer dúvida ou sugestão sobre, comenta aqui embaixo pra gente conversar… Assim aprendemos juntas!

INSTAGRAM | PINTEREST | FACEBOOK

Larissa Drozdowski

@laridroz

Especialista em Beleza | Maquiadora | Criadora de Conteúdo para a UAUBox.

guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] e planejamento, ta bem? Para se ajudar nessa organização, você pode dar uma olhadinha nesse post aqui do UAUBlog que fala sobre autoconhecimento […]

[…] e planejamento, ta bem? Para se ajudar nessa organização, você pode dar uma olhadinha nesse post aqui do UAUBlog que fala sobre autoconhecimento […]

Glynda Ferreira

Eu adorei as dicas 😍

Samanta Coelho Loxe

Excelente post! Tenho esse auto cuidado com as minhas finanças desde criança, no início com o porquinho, guardando a mesada que era R$20,00, me sentia a pessoa mais rica da Terra. Kkkkkkk Hoje em dia tenho uma relação bem responsável com meu dinheiro. Anoto todos os gastos em um app chamado Mobills, faço orçamento mensal, estabeleço metas. Acho que a tecnologia veio pra facilitar nossa relação com o dinheiro, mas ela tbm é um ponto de atenção, visto que é muito fácil gastar em compras on-line desnecessárias.

Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
Ei Mig
Vem descobrir o conteúdo feito especialmente para você e sua autoestima Se inscreva já porque eu to louca para te conhecer melhor!
Ei Mig
Vem descobrir o conteúdo feito especialmente para você e sua autoestima Se inscreva já porque eu to louca para te conhecer melhor!