You are currently viewing Autocuidado: como escolher os melhores produtos para sua rotina

Autocuidado: como escolher os melhores produtos para sua rotina

Se você decidiu começar uma rotina de autocuidado, vai perceber que existe uma infinidade de produtos disponíveis no mercado.

E, apesar das opções, é importante escolher aqueles que vão trazer melhores resultados para seu cabelo, pele e unhas.

Essa é uma construção que parece trabalhosa, mas quando você encontrar o que fizer mais sentido para sua rotina, vai perceber o impacto dessa dedicação.

Além de estimular seu autocuidado, vai trazer mais saúde para seu corpo e te fazer ainda mais linda!

Para te auxiliar nesse caminho, explicamos por que o autocuidado deve ser uma rotina, além de dar aquela forcinha para a escolha dos melhores produtos. Segue o texto!

O autocuidado e o poder do hábito

Quando queremos que algo tenha um impacto positivo na nossa vida, principalmente a médio ou longo prazo, é preciso criar um hábito.

Isso ajuda a criar uma prioridade para aquilo que precisa de uma maior atenção ou destaque, como o autocuidado.

Mesmo sendo um desafio virar essa chavinha, você pode começar fazendo essas perguntas para te guiar nesse novo hábito:

  1. Porque essa rotina de cuidados pode ser boa para mim?
  2. O que eu espero conseguir com ela?
  3. Como ela pode fazer parte da minha rotina?
  4. O que eu sinto no meu corpo que precisa de mais carinho e atenção meus?

Assim, fica mais fácil para você traçar um plano de ação e incorporar o autocuidado aos poucos até se tornar uma constante na sua vida.

Com o passar do tempo, você verá as respostas positivas do seu corpo e mente e vai estar ainda mais alinhada no seu autoconhecimento.

A indústria do autocuidado e o reinado do natural

O mercado da saúde e da beleza é muito grande e a cada dia que passa existem mais e mais opções para nós utilizarmos.

E, diferente de como era até alguns anos atrás com o reforço de padrões e uso desenfreado de cosméticos e procedimentos, há uma nova tendência de cuidados que destaca a beleza natural de cada uma.

ãoDaImagem: mulher preta tem cabelos cacheados, sorri enquanto passa produto no rosto; ela veste um roupão branco e ao fundo é possível ver mobília de um quarto. Foto: Freepik.
ãoDaImagem: mulher preta tem cabelos cacheados, sorri enquanto passa produto no rosto; ela veste um roupão branco e ao fundo é possível ver mobília de um quarto. Foto: Freepik.

Em 2020, o Pinterest divulgou um relatório trazendo informações sobre o crescimento da busca por termos sobre estética que acompanhavam a palavra “natural”. A palavra “estética de beleza natural”, por exemplo, foi nove vezes mais buscada se comparada com os dados da plataforma em 2019.

As marcas estão se moldando a essa realidade e pensando em produtos que vão de encontro com as necessidades e propósitos da mulher atual.

Por isso, você consegue encontrar opções que vão destacar suas características únicas enquanto cuida da sua saúde e bem-estar!

Como começar e escolher os melhores produtos para o autocuidado

Se você está decidida a realizar sua rotina de cuidados, mas não tem ideia de como descobrir quais produtos vão fazer mais sentido para você, separamos algumas dicas para te guiar nesse processo. Dá uma olhada.

Descobrir como seu corpo é e o que ele precisa

Aqui você vai explorar o seu autoconhecimento para destacar e descobrir quais são as necessidades do seu corpo e suas preferências pessoais.

Para isso, analise o comportamento de quatro grandes áreas de cuidados fazendo algumas perguntas em cada:

Pele – rosto

  • Minha pele é mais seca, mista ou oleosa?
  • Existem pintas ou manchinhas nela?
  • Estou com acne ou espinhas frequentemente?
  • Qual é a textura da minha pele?
  • Com que frequência lavo o rosto?

Pele – corpo

  • Sinto minha pele muito ressecada?
  • Existem áreas específicas que precisam de mais cuidado (por exemplo, cotovelo, joelho, calcanhares)?

Cabelo

  • Meu cabelo é fino ou grosso?
  • É mais oleoso ou mais seco?
  • Está quebradiço ou com pontas duplas?
  • Como é a forma que acho meu cabelo mais bonito?
  • Com que frequência lavo o cabelo?

Unha

  • Minhas unhas são fortes ou costumam quebrar?
  • Gosto ou tenho frequência em remover cutícula?
  • Gosto ou tenho frequência em esmaltar as unhas?
  • Existe um formato ou estilo que prefiro as minhas unhas?

É importante também pensar se você já tem alguma alergia específica, precisa evitar algum componente ou produto em específico.

Além disso, não deixe de procurar um médico para obter respostas ainda mais concretas e receber indicações de possíveis tratamentos e cuidados específicos com seu corpo.

Ver reviews e depoimentos de outras pessoas

Quando vamos utilizar um produto novo, de forma geral, nos sentimos mais seguras quando temos o feedback sobre os pontos positivos e negativos de quem já utilizou, não é mesmo?

Isso acontece porque temos uma avaliação completa de alguém semelhante a nós que já passou por aquela experiência e pode compartilhar os resultados com convicção.

Aproveitando as inúmeras possibilidades do digital, existem vários canais no YouTube, influencers e páginas no Instagram (como da UAU, por exemplo), sites, blogs e vários outros canais que você pode explorar reviews de vários produtos.

Outra opção é ver em grupos do Facebook ou mesmo nos sites das marcas e de e-commerces a avaliação feita por outras consumidoras que adquiriram aquele item que você está interessada.

Você também pode deixar isso divertido e combinar com as amigas de fazer um clube do autocuidado, em que cada uma compartilha suas impressões dos produtos testados. Quer opinião mais sincera do que das amigas?

#DescriçãoDaImagem: caixa bege clara com produtos na cor verde como sabonetes, vela, cremes e rolo de massagem facial, além de plantas e pinho. Foto: Freepik.
#DescriçãoDaImagem: caixa bege clara com produtos na cor verde como sabonetes, vela, cremes e rolo de massagem facial, além de plantas e pinho. Foto: Freepik.

Testar produtos

Depois de ver o review é hora da ação! Antes de incluir qualquer novidade na sua rotina, anote em um caderninho ou bloco de notas os aspectos do seu corpo ou situação atual do ponto que você irá cuidar.

Dessa forma, você consegue fazer uma relação de comparação entre como estava antes de aplicar e depois do uso, para medir a eficácia que aquele item teve em você e até compartilhar com outras pessoas.

Algumas embalagens apresentam quanto tempo demora para começar a surtir os efeitos, mas de forma geral, seja paciente!

Cada corpo possui um ritmo e é importante fazer o teste por ao longo de vários dias para você aproveitar seus benefícios e poder tirar conclusões mais satisfatórias.

Além de encontrar à venda em supermercados, farmácias e lojas no geral, você também pode optar por conhecer e adquirir produtos para o seu autocuidado pela UAUBox.

Nela, você recebe com todo conforto em casa uma box com diversos itens por meio de assinatura mensal. Fica ainda mais fácil ter uma jornada personalizada!

Buscar por marcas que estejam alinhadas com o que você procura

A última dica é igualmente relevante: além de pesquisar sobre os produtos, procure informações sobre as marcas também!

Quando falamos da nossa saúde e beleza, é importante também conhecer os propósitos e visões de quem está por trás do que consumimos.

Como o mercado é vasto, você pode encontrar marcas veganas, que não testam em animais, que não usam determinados componentes, que possuem iniciativas sustentáveis e por aí vai.

Busque saber o que a empresa acredita, como ela leva isso para aquilo que produz e se vai de encontro com suas necessidades de autocuidado.

Com essas dicas, espero que você se sinta mais ainda pronta para escolher os melhores produtos e também para se conhecer ainda mais.

Você viu que a UAU pode te ajudar, então que tal saber mais como você pode dar início a uma jornada linda de descoberta e autoestima?

Ah, e compartilha nos comentários seus produtos favoritos para começarmos já aquela rede de recomendações! <3

Ana Luísa Agostinho

Jornalista, criadora de conteúdo e constantemente curiosa.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments