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Autoestima lá em cima: como criar um cronograma de autocuidado

A autoestima é um fator que gera muita influência na nossa saúde física e mental – muitas vezes mais até do que a gente pode imaginar.

E, apesar de se falar muito sobre o assunto, ainda é bem complicado para muitas mulheres valorizar a autoestima e priorizar na rotina momentos de autocuidado.

Isso porque, com o acúmulo de tarefas diárias entre trabalho, família e casa, destinar um tempo para si mesma pode ser um desafio de gestão de tempo.

Sem contar a necessidade de desviar das imposições sociais para encontrar um caminho de autocuidado que não seja refém dos padrões estéticos e nem preso às limitações machistas do que devemos ser.

Parece cansativo, né? E é, eu sei. Então, bora saber o impacto da autoestima na saúde mental, como a confiança pode ser uma aliada e como montar um cronograma de autocuidado? Segue a leitura!

Autoestima lá em baixo com a pandemia

Se manter a autoestima já era uma luta para as mulheres, com a pandemia ela se tornou uma missão quase-impossível.

A saúde mental como um todo sofreu um grande baque com toda a mudança, restrição, preocupação, isolamento e muitos fatores que vieram com a covid-19.

O Hospital das Clínicas divulgou em 2021 uma pesquisa que mostrou que mais de 40% das mulheres entrevistadas sofreram com depressão, quase 35% delas sentiam muita ansiedade e 37,7% tinham algum sintoma relacionado ao estresse.

Outro fator importante é a sobrecarga. Levantamento feito pela Fiocruz, também compartilhado em 2021, mostrou que elas tiveram uma média de quatro horas a mais de trabalhos domésticos se comparadas com os homens.

Com menos tempo disponível e a saúde da mente comprometida, é normal que muitas mulheres tenham o sentimento de que não há espaço para cuidar da autoestima.

Uma dose de confiança é capaz de te levar longe

Com a vida em caos, é muito mais fácil nos sentirmos incapazes e inseguras com tudo o que temos que fazer, não é?

Mas quando conseguimos pelo menos um pouquinho de confiança, ela pode ser a energia que falta para nos sentirmos mais fortes e não só realizarmos o básico, mas também ir atrás de sonhos e feitos incríveis!

 #DescriçãoDaImagem: fundo marrom claro, duas mulheres bancas ao fundo usam roupa íntima bege e três mulheres na frente, uma branca e duas pretas, usam roupa íntima branca e rosa; todas estão fazendo gestos de dança. Foto: Freepik.
#DescriçãoDaImagem: fundo marrom claro, duas mulheres bancas ao fundo usam roupa íntima bege e três mulheres na frente, uma branca e duas pretas, usam roupa íntima branca e rosa; todas estão fazendo gestos de dança. Foto: Freepik.

Isso porque, quando nos sentimos confiantes, conseguimos ter mais criatividade, melhorar nossa comunicação e também nos sentirmos com grande autoestima.

E como fazer para ter mais confiança? Apesar de ser um processo crescente, você pode sempre buscar por algumas ações que podem te ajudar, como por exemplo:

  • Pensar naquilo que você ama e nos sonhos que quer alcançar;
  • Evitar comparações com outras pessoas;
  • Conhecer coisas novas;
  • Ter uma lista de feitos e conquistas que você já realizou para consultar sempre;
  • Conversar com uma pessoa querida;
  • Ter momentos só seus, buscando o autocuidado.

Estimulando sempre a autoconfiança, você vai perceber o quanto ela vai ajudar também a cultivar a sua autoestima!

Como criar um cronograma de autocuidado para elevar a autoestima

Depois de ver como a nossa saúde mental pode ser afetada com a sobrecarga e que a confiança pode ser um boost para a sua autoestima, chegou a hora de planejar sua merecida rotina de cuidados.

Ao nos olhar com atenção e carinho, conseguimos fazer uma conexão com quem verdadeiramente somos e conhecer nosso corpo e mente cada vez mais.

E, por mais que seja um desafio, esses momentos devem ser uma prioridade no dia-a-dia como todas as outras responsabilidades que temos.

Para te ajudar nisso, montamos uma sugestão de cronograma de autocuidado durante a semana.

Pelo menos alguns minutinhos do seu dia, todos os dias, já vão fazer muito por você. Dá uma olhada.

Segunda-feira

Para começar a semana com aquele gás, que tal fazer ioga ou alongamento?

Quando alongamos nossos músculos, nos sentimos mais leves e flexíveis, tirando aquela sensação de trava ou de corpo enriquecido.

Você pode fazer antes do trabalho para te dar energia ou na hora de dormir para ajudar a relaxar antes do sono.

 #DescriçãoDaImagem: fundo branco de parede de tijolinhos, mulher ao centro com pernas em um tapete de yoga azul e o tronco levantado apoiada nos braços. Foto: Freepik.
#DescriçãoDaImagem: fundo branco de parede de tijolinhos, mulher ao centro com pernas em um tapete de yoga azul e o tronco levantado apoiada nos braços. Foto: Freepik.

Terça-feira

Tomar um banho caprichado.

Se você tem banheira, esse pode ser o dia para você se curtir e relaxar muito. Mas se não tiver, não tem problema!

Você pode colocar aquela playlist que você tem salva, acender umas velas perfumadas e curtir seu banho com calma e atenção a cada parte do seu corpo. Você vai sair nova dele!

Quarta-feira

Se o seu cabelo está tão cansado quanto você, reserve a quarta para um bom trato nele!

Você pode montar um cronograma capilar e utilizar esse dia para fazer uma hidratação ou nutrição mais longa.

Basta lavar os cabelos como de costume, passar os cremes indicados para seu tipo e colocar uma touca térmica. Depois é só enxaguar. Você pode finalizar com protetores térmicos e fazer uma escova com o secador para ter aquela sensação de que acabou de sair do cabeleireiro, o que acha?

Quinta-feira

Meditação é algo que pode transformar a sua vida começando com poucos minutos!

Você pode definir um dia da semana para praticar com mais tempo ou separar alguns minutos por dia, o importante é manter a consistência para que ela se torne um hábito.

A meditação pode nos ajudar a ouvir mais nosso corpo e mente, melhorar a respiração, diminuir ansiedade e estresse, além de trazer uma paz imensa. Basta fechar os olhos, se sentar confortavelmente e prestar atenção em você e no momento presente!

Sexta-feira

Esse é o dia daquele cuidado especial com as unhas!

Se você prefere ir à manicure ou faz em casa mesmo, separe um tempinho para cuidar das cutículas, hidratar suas mãos, fortalecer as unhas e passar um esmalte maravilhoso.

Quando estamos com as unhas feitas, dá aquela sensação boa de cuidado, não é? Ah, depois disso, que tal delegar a louça para a família e seguir no descanso das suas mãos?

Sábado

Depois de uma semana toda atribulada, quem merece um agrado são os seus pés!

Seja depois do rolê ou em uma noite em casa mesmo, que tal preparar um delicioso escalda-pés? Você pode comprar ele pronto ou criar o seu próprio a partir de várias receitinhas na internet.

Depois, finalize fazendo uma massagem nos pés com um hidratante bem cheiroso. Te garanto uma sensação de relaxamento inesquecível!

#DescriçãoDaImagem: pés estão em uma bacia marrom que está cheia de água e flores rosas; ao redor é possível ver toalhas e potes com outros produtos. Foto: Freepik.
#DescriçãoDaImagem: pés estão em uma bacia marrom que está cheia de água e flores rosas; ao redor é possível ver toalhas e potes com outros produtos. Foto: Freepik.

Domingo

Neste dia, para fechar a semana, que tal cuidar do que você ainda não deu atenção?

Faça seu spa-day em casa com tudo o que tiver direito: esfoliar e passar máscaras no rosto, hidratar o corpo, dormir até mais tarde, comer algo bem gostoso, passar uma maquiagem e o que mais você sentir vontade.

O importante é você não deixar a semana encerrar sem realizar o máximo de cuidados que fazem você se sentir bem e atenta às suas necessidades.

Essa é uma sugestão de cronograma de autocuidado, mas você pode desenvolver a sua versão que esteja alinhada ao que você realmente precisa.

O importante é que ela seja parte dos seus afazeres não como uma obrigação, mas como uma motivação e um prazer na sua rotina.

Você merece olhar para si com o mesmo carinho que olha para as coisas que você ama. É essa mudança que vai jogar a sua autoestima lá pra cima e te fazer aproveitar ainda mais as coisas boas da sua vida!
Quer ver mais dicas como essas de cuidado com o cabelo, pele, unhas e muito mais? Segue a UAU lá no Insta, vai! E me conta nos comentários quais desses rituais você já pratica!

Ana Luísa Agostinho

Jornalista, criadora de conteúdo e constantemente curiosa.
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