autoestima no trabalho
← Voltar

Como a autoestima influencia no trabalho

A autoestima no trabalho pode ser quem vai dividir seu dia em algo produtivo, animado e satisfatório de um ambiente carregado e cansativo.

E quem já está nessa jornada de autoestima, sabe: ela é muito ligada ao autoconhecimento, autoaceitação e ao amor próprio. Ou seja, conhecer, entender e respeitar suas vontades e se amar do jeitinho que você é fazem parte do processo para elevar a autoestima. 

No entanto, a gente sabe que nessa jornada, vez ou outra, a gente dá alguns tropeços… e tudo bem, viu?! Nesses casos, o conselho que eu deixo é pra separar um tempinho só seu, escolher um livro ou uma série, fazer aquela skincare caprichada, aproveitar pra rever algum projeto parado e, se der, até dar continuidade nele, e aproveitar esse tempo se divertindo na sua própria companhia. 

Boa ideia, né?! Mas só pra quando a gente está em casa… e no trabalho? como melhorar seu dia no trabalho?

Afinal, a autoestima também influencia no seu empenho, entregas e interação dentro da empresa. Eita! Eu não ia deixar isso passar batido, né, Mig?! Vamos bater um papo sobre isso por aqui!

Até onde vai sua autoestima no trabalho? 

Um profissional que está com a autoestima baixa não se sente capaz, não confia no que faz, não reconhece seu valor e suas entregas e, por isso, acaba perdendo algumas oportunidades de crescer. 

No mundo profissional, a autoestima é quase tão importante quanto ter um bom currículo! Você até pode ter bons cursos, mas é importante se sentir capaz de fazer tudo o que sua profissão exige.

 mulher no trabalho
#DescriçãoDoGif mulher no trabalho

Mas como reverter esse cenário se, dentro do trabalho, preciso estar focada nas minhas tarefas? Boa pergunta! 

Na verdade, quando se está com a autoestima baixa, é preciso mais do que apenas um único momento só seu, esse é só o começo… O processo pra elevar sua autoestima é muito pessoal e precisa acontecer no tempo de cada. Não se engane achando que é algo que melhora de um dia pro outro. 

No espaço de trabalho, é interessante você adotar pequenas práticas que melhoram seu dia, para torná-lo um pouco mais leve e produtivo. No Linkedin da UAU, nós demos algumas dicas simples que podem te ajudar, é só clicar aqui. 

Além disso, é ideal procurar por empresas que tenham os valores adequados ao seus e que invistam não somente na capacitação, como também no bem-estar e reconhecimento do seu funcionário. 

Fique atenta aos pequenos sinais

  • As pessoas com baixa autoestima, costumam demonstrar atitudes como:
  • Dificuldade para aceitar os próprios erros;
  • Falta de confiança em suas habilidades e potenciais;
  • Hábito de se comparar com as pessoas;
  • Necessidade de competir com os colegas;
  • Dificuldade de lidar com críticas;
  • Sensação de incapacidade de realizar as tarefas;
  • Hábito de reclamar e enxergar o lado negativo das coisas.

Mas isso não é uma regra e muito menos se resume somente a isso, portanto, qualquer pulguinha atrás da orelha, é motivo de uma atenção especial, combinado?

Autoestima no trabalho e na vida pessoal

Aos poucos, a gente chega onde quer, Mig! Mantenha a calma, o foco e #vamosjuntas!

Invista no autoconhecimento

O autoconhecimento é a chave para elevar a autoestima. Procure conhecer sobre sua própria história, sua personalidade, seus medos e sonhos. Se você sabe o que te faz bem, você sabe por onde começar para ficar bem!

Não se compare

Mig, tudo bem ter alguém que você admira e tem como referencia, mas nada de se comparar, combinado? Toda vez que se compara com alguém, você anula suas qualidades, conquistas e particularidades.

Reconheça seu potencial

Às vezes, procuramos o reconhecimento externo, que também é bastante importante e incentivador, mas com isso, esquecemos de reconhecer a si mesma. Para se sentir segura de si, você precisa ter consciência do seu potencial. 

Me conta, você já se sentiu assim alguma vez dentro do ambiente de trabalho? Compartilha aqui comigo!

Aproveita e da um pulinho no site da UAU! #vemserUAU

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x