autossabotagem
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O que é autossabotagem e como impedir que isso aconteça?

Migs, sabe aquela situação ruim que costuma se repetir em sua vida, mesmo que você já tenha dito a si mesma (e ao outros também, se for o caso) que não quer mais passar por tudo aquilo novamente? Em alguns casos, pode ser que você mesma esteja contribuindo de maneira inconsciente para que as coisas caminhem erradas, e existe um nome para isso: autossabotagem.

A autossabotagem é uma ação inconsciente e negativa em que você mesma se coloca. É como ir contra o sucesso pelo qual você se empenhou e quis tanto. E apesar de ser algo ruim e um pouco complexo de entender, é mais comum do que se pensa. Para você entender melhor, eu reuni aqui alguns exemplos de comportamentos de autossabotagem e dicas de como impedir que isso aconteça. Vamos ver isso juntas, Migs?

Sinais de autossabotagem

Alguns atos, por mais negativos que sejam, são feitos de maneira tão natural que eles se tornam quase imperceptíveis para você mesma. Por esse motivo, algumas ações que você mesma faz acabam te prejudicando e você não percebe que causou isso. Veja alguns exemplos comuns que indicam que você está se autossabotando:

#1. Frequentemente você se compara ou compara seu crescimento com o dos outros?

Não existe uma régua que mede sua beleza, seu sucesso ou seus sonhos. Se permitir inventar isso é abrir as portas para que você fique se sentindo mal e inferior aos outros. Frequentemente são compartilhadas falsas realidades, principalmente através das redes sociais, onde todo mundo sempre parece feliz, arrumado e bem sucedido. Mas as coisas não funcionam assim! Há dias em que as pessoas não estarão bem e há dias em que estarão. Comparar um dia comum com um dia excepcional que outra pessoa optou por expor é injusto com você mesma.

#2. Você fica imaginando coisas negativas que as pessoas pensam de você?

Isso é tão injusto quanto o item anterior, afinal, por que criar coisas ruins sobre você mesma e, mais do que isso, acreditar que é isso que todos pensam? Se você tirar um tempinho pra pensar nisso com clareza, vai ver que como é bobo dedicar seu tempo pra algo tão prejudicial. Olhe pra você mesma e seja capaz de reconhecer seus esforços, a importância dos seus sonhos, sua beleza e todas as suas qualidades… é por esses bons motivos que seus amigos e todas as pessoas ao seu redor se importam com você. Mantenha seus pensamentos nas coisas positivas e dê a si mesma o reconhecimento que você merece.

mulher sentada em frente um computador com expressão aflita e pensativa - autossabotagem
#PraCegoVer mulher sentada em frente um computador com expressão aflita e pensativa

#3. Você se culpa e se castiga por erros que estão no passado?

Somos seres humanos e somos todos suscetíveis a erros, isso é normal! Se você errou, procure se redimir ou consertar o que fez da maneira que puder e conseguir, mas não passe o resto dos seus dias se culpando e mal com você mesma por isso. Não é porque você cometeu um erro que você deve ser julgado pelo resto da sua vida. Na mesma proporção que é importante você perdoar o erro de outras pessoas e seguir em frente, também é importante você perdoar os seus próprios erros e seguir em frente, principalmente se for um erro pequeno que possa ser relevado. Permita-se encerrar esse ciclo hostil e recomeçar com base nas experiências adquiridas. Se você tem dúvidas de como recomeçar algo em sua vida, veja esses 5 passos de como recomeçar aqui no UAUBlog.

#4. Você cria cenários negativos para as coisas?

Migs, percebeu que, assim como nesse tópico, em todos os outros acima a gente acaba se autossabotando por sempre pensar ou se basear em coisas negativas? Essa tendência a pensar que tudo já deu e sempre vai dar errado é o que te leva a fazer, de maneira inconsciente, que as coisas realmente deem errado. Colocar na sua cabeça que algo que você quer ou precisa fazer vai dar errado, que ninguém vai gostar e vai ficar ruim te desmotiva e te faz querer fugir daquilo. Você já parou pra pensar que tudo aquilo que você acha que vai dar errado, pode acabar dando certo, Migs? Afinal, por mais que você crie inúmeras hipóteses do que pode acontecer, você nunca terá a certeza absoluta até que dê o primeiro passo para descobrir.

 mulher com expressão pensativa - autossabotagem
#PraCegoVer mulher com expressão pensativa

#5. Você ignora suas vontades e necessidades pessoais?

Essa é uma pergunta complicada de responder, eu sei. As vezes a gente fica confusa do que realmente quer porque, pra alcançar determinados objetivos, teremos que enfrentar alguns medos e vergonhas. Minha dica pra isso é: se você demonstra insatisfação quando olha a sua volta e vê onde está, é porque mudanças são necessárias. Impedir que algum ciclo se encerre é ignorar uma necessidade e a vontade de progredir. Por isso, deixe esse medo de lado pra poder dar o primeiro passo, sempre respeitando seus limites. Se você está feliz, a tendência a pensar coisas negativas é menor. Não tenha medo de dizer “não” quando for preciso, nem vergonha de mudar seus futuros passos quando sentir vontade e nem receio de recomeçar. Para te ajudar, aqui no UAUBlog tem algumas dicas de como identificar o momento certo para recomeçar.

#6. Você demonstra uma necessidade excessivas de controle?

A vida não é algo sob qual temos controle, Migs. Você pode fazer planos e determinar metas, mas o controle absoluto acaba sendo impossível e o futuro é sempre imprevisível. A necessidade exagerada de ter total controle de tudo que acontece e que você quer que aconteça é altamente prejudicial, uma vez que, caso não aconteça como você esperava, surge a frustração que acaba te deixando desanimada e melancólica com a vida. Procure viver com mais leveza e simplicidade para inverter essa vontade e procura pelo controle de tudo.

mulher demonstrando ação controladora - autossabotagem
#PraCegoVer mulher demonstrando ação controladora

Por que a autossabotagem acontece?

Você pode ter comportamentos repetitivos e prejudiciais ao longo da sua vida e passar a responder de maneira não circunstancial, mas de um jeito automatizado e natural. Isso pode começar na infância, na adolescência ou na fase adulta, é algo continuo e crescente e não tem “hora” pra surgir. A autossabotagem te faz relacionar situações atuais com traumas vividos no passado e que te levam a tomar atitudes prejudiciais a você mesma, mesmo que sem uma lógica aparente. Se autossabotar te faz viver constantemente e repetitivamente situações que te fazem sentir raiva, tristeza, frustração, ressentimento e/ou culpa como se isso fosse natural.

Como parar de se autossabotar?

Não existe uma fórmula exata pra coisas complexas como essas, mas eu trouxe aqui 5 conselhos que você precisa sempre lembrar e pode praticar no seu dia-a-dia para se afastar dessas ações e sentimentos negativos e tão prejudiciais. Dá só uma olhada, Migs:

#1. Autoconhecimento

Esse é um dos principais pilares, não somente para evitar a autossabotagem como pra tudo na vida. Conhecer a si mesma, seus gostos, vontades, sonhos e limites são como uma base para entender seus objetivos e propósitos na vida. Se você se conhece, você sabe dizer suas qualidades e seus defeitos, ou seja, você é sim capaz de reconhecer em você tudo aquilo que você se esforça pra conseguir, aquilo que você demonstra ter mais facilidade ou o que você leva mais tempo mas sabe que é capaz, assim como também consegue reconhecer atitudes negativas que muito provavelmente te farão se autossabotar e assim é capaz de refletir e mudar isso.

#2. Compaixão

É necessário ter compaixão pelos outros e por você também, Migs! Acreditar que você não é capaz, não é digna e que coisas ruins sempre vão acontecer com você são consequências da baixa autoestima e isso influencia muito na autossabotagem. Por outro lado, sei bem que não é fácil conseguir ter uma boa autoestima e que não acontece de um dia pro outro, é um processo diário e constante, que requer comprometimento e autoconhecimento. Para te ajudar, dá só uma olhada nessas dicas de como aumentar autoestima aqui no UAUBlog. A compaixão te ajuda na autoestima, ou seja, praticar a empatia e a compreensão e não se cobrar de maneira excessiva e nem deixar de se tratar com gentileza. Você é merece ser bem tratada, principalmente por você mesma, Migs.

 mulher feliz demonstrando tranquilidade - autossabotagem
#PraCegoVer mulher feliz demonstrando tranquilidade no meio de balões de festa

#3. Consciência

Aprenda sobre padrões comportamentais e comece a dar uma atenção especial para aqueles que você reconhecer em você mesma. Várias atitudes de autossabotagem acontecem devido padrões de pensamentos negativos inconscientes. Existe uma técnica de atenção plena que te ajuda a aumentar a produtividade e diminuir o estresse, o mindfulness, e com isso você consegue trazer sua atenção para uma determinada situação e notar esses tipos de pensamentos negativos (e inconscientes até então) e exercitar sua mente para evitar que eles dominem suas ações. Afinal, você precisar entender o que está acontecendo para poder mudar isso.

#4. Reconhecimento

Não permita acreditar que tudo aquilo que você faz deve ser validado como bom ou ruim pelos outros, Migs. É claro que a opinião de amigos, familiares e colegas importam e podem ajudar, no entanto, se você sempre colocar todos os seus projetos e decisões na mão dos outros, você estará também abrindo portas para que os outro modelem aquilo que te deixa feliz ou não. O mais importante ao terminar ou iniciar algo em sua vida é que você esteja verdadeiramente feliz e satisfeita. Pouco a pouco, se desprenda da opinião alheia e deixe que a motivação venha de dentro de você.

mulher feliz comemorando - autossabotagem
#PraCegoVer mulher feliz comemorando

#5. Procure ajuda

Mas não é ajuda de qualquer pessoa, ta bem Migs? É ajuda de um profissional adequado, como psicólogo ou psicoterapeuta. Você pode sempre pedir ajuda, conselhos, dicas e um bom ombro amigo para aquele que você confia, não se preocupe, mas a ajuda de um profissional é essencial porque ele saberá te guiar na procura de soluções e alternativas para lidar com a solução da maneira correta. Por mais que um conselho e o apoio de uma amiga conforte o coração – e é por isso que eu sempre estou por aqui trazendo muuuito conteúdo desse tipo – isso não é o suficiente, pois na terapia você é incentivada a buscar autonomia e a entender e lidar com seus conflitos internos.

A autossabotagem pode resultar em problemas psicológicos e emocionais muito graves, te fazendo entrar em uma espiral profunda de tristeza. Por isso, é importante buscar ajuda e tentarmos mudar. E lembre-se: você é importante e capaz de realizar seus sonhos, Migs!

Migs, me conta, o que achou dessas dicas? Comenta aqui em baixo qual desses comportamentos de autossabotagem é mais frequente no seu dia-a-dia. To aqui pra te ajudar, ta bem? <3

Que tal dar uma passadinha lá no nosso Instagram? Os conteúdos de lá são incríveis!

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

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