CAPA - cada um aprende melhor de um jeito
← Voltar

Cada um aprende melhor de um jeito

As pessoas são diferentes umas das outras, então por que acreditar que um único método de ensino é eficiente para todos? Cada um aprende de um jeito!

A história de cada pessoa é formada através das suas vivências e isso se dá com base na sua estrutura biológica, psicológica, social e cultural, são estes os pontos que vão influenciar nos seus gostos pessoais, nas suas escolhas, vontades e também no seu aprendizado. É necessário compreendermos que cada age, pensa e aprende melhor de um jeito.

Cada pessoa é o resultado de suas experiências e, para entender o melhor método de abordagem, é necessário considerar o espaço onde essa pessoa vive, suas práticas e a maneira como constrói significados.

Você não é todo mundo

Eu sei que você já ouviu da sua mãe aquela famosa frase “Você não é todo mundo”. Provavelmente você estava tentado convence-la de algo, né Migs? Sobretudo, se a gente descontextualizar a frase, ela ainda assim fará sentido – Mãe sabe o que fala, né? – Vou explicar melhor pra você, Migs:

Você não é todo mundo, porque cada pessoa é única. Se as pessoas não são iguais, não é valida a ideia de que aprendem de maneiras iguais. Cada um tem seu jeito e suas facilidades, e ta tudo bem ser assim, viu Migs?

Algumas pessoas são mais sensíveis e outras mais pragmáticas, existem aqueles que são mais competitivos e os mais colaborativos, também tem pessoas mais lentas e outras mais rápidas, há também aqueles que preferem algo ditado do que escrito, ou até mesmo visual, com imagens e vídeos. Há vários jeitos de aprender algo, assim como há varias maneiras de ensinar.

Não se compare

Sabe aquele aluno que parecia o gênio da matemática na sua sala? Ou aquele que você achava que ia virar escritor de tão bem que ia a aula de português? Ou aquele que parece que nasceu bilingue porque tinha uma super facilidade na aula de inglês? Cada um deles aprendeu de uma maneira e cada um deles demostrou maior interesse e facilidade pra uma matéria. Mas a sua inteligência não está atrelada somente a isso, não se compare aos demais porque seria injusto com você mesma, Migs.

Conforme você se permite conhecer melhor a si mesma e se dá a oportunidade de experimentar aquilo pelo que tem interesse, você descobre sua capacidade e inteligência nas coisas e passa a compreender a maneira como você absorve as informações e aprende. Há, inclusive, estudos e teorias que falam sobre os tipos de aprendizagem do ser humano.

Permita-se

Agora que você já sabe que existem muitas maneiras de aprender algo, não se limite a procurar informações e meios. Se você já reparou que, assistindo filmes e séries, você aprende mais do que lendo, ou de repente consegue entender melhor algum processo na pratica do que na escrita e assim vice-e-versa, procure por aquilo que te traz mais interesse sobre os assuntos que quer aprender!

Quer algumas dicas, Migs?

Dá pra aprender até mesmo durante a sua sessão pipoca, de um jeitinho bem descontraído. Olha só algumas dicas de filmes disponíveis na Netflix atualmente que abordam sobre diversos temas com consciência:

Infográfico Estudado com a Netflix - Cada um aprende melhor de um jeito
PraCegoVer: Infográfico intitulado de “Estudando com a Netflix”. 1: O menino do Pijama Listrado – Assunto: Nazismo e 2ª Guerra Mundial. 2: Histórias Cruzada – Assunto: Racismo e Classes sociais. 3: Chatô O Rei do Brasil – Assunto: Imprensa brasileira. 4: Nise O Coração da loucura – Assunto: Psiquiatria no Brasil. 5: Versailles – Assunto: Monarquia Francesa pré-revolução. 6: Sujeito a termos e condições – Assunto: Privacidade na era digital. 7: Os capacetes brancos – Assunto: A Gurra da Síria.

Além disso, seja pra iniciar ou reforçar algum tema que você está aprendendo, você pode fazer uso de Apps de estudo, assim fica super fácil de acompanhar sua rotina de qualquer lugar, através do seu celular:

Infográfico Aplicativos para estudar - Cada um aprende melhor de um jeito
PraCegoVer: Infográfico intitulado “Aplicativos para estudar” Duoligo: aprenda novos idiomas. – Brainly: Questões com respostas. – Easy Study: Crie um plano de estudos. – Stoodi: Vídeo aulas. – Calculator: Calculadora com desenhos. – Freedom: Bloqueia aplicativos durante um tempo. – Photomath: Resolução de problemas matemáticos por foto.

E se você andou encontrando algumas dificuldades em como se organizar pra estudar ou trabalhar, algo que exija uma rotina de horários e tarefas, que tal dar uma olhadinha nesse post sobre Dicas para sua Rotina de Estudos aqui do UAUBlog.

Agora me conta o que você achou sobre esse conteúdo e qual é a maneira na qual você encontra mais facilidade de aprender algo? Adoro quando você me conta mais sobre você, Migs <3

Fica aqui a última dica pra você nesse post, Migs: vem ser UAU.

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x