câncer de mama
← Voltar

Câncer de mama: como identificar e o que fazer?

Mig, suas consultas médicas estão em dia? Já comentei por aqui que outubro é o mês da prevenção do câncer de mama, um dos tipos de câncer mais frequentes entre as mulheres brasileiras. Para preveni-lo ou para enfrentar essa fase, nós precisamos falar abertamente sobre a doença.

Como identificar o câncer de mama?

Segundo o Ministério da Saúde, um em cada três casos de câncer podem ser curados, desde que descoberto ainda em fase inicial. É comum o câncer de mama apresentar sinais logo no começo, então identifica-lo é o primeiro passo para melhorar. A pergunta que fica é: como, então, identificar o câncer de mama? Eu separei aqui uma breve explicação de como fazer isso e de quais são os sinais que você deve estar atenta, Mig. Olha só:

#PraCegoVer mulher com laço que representa o outubro rosa na camiseta

Toque-se!

O ideal é que todas as mulheres conheçam bem suas próprias mamas, para poder reconhecer qualquer alteração e alertar um médico. Já os sintomas de câncer de mama podem variar e o mais fácil de identificar são os carocinhos na mama ou próximos da axila, que podem ou não estar acompanhados da dor. O autoexame é a melhor forma de autoconhecimento, bem simples e que te ajuda a identificar qualquer coisa anormal em suas mamas. Eu comentei por aqui sobre como realizar o autoexame, clica aqui pra saber mais sobre isso. Mig, atente-se a sintomas como:

#1. Alteração na forma ou tamanho da mama são motivos para se preocupar

Caso não esteja próximo a data da sua menstruarão, onde é comum acontecer isso também, fique atenta. O tumor pode deformar os tecidos mamários e por isso alterar o formato, causando inchaço ou diminuição da mama. É possível também que as alterações apareçam em forma de afundamento ou de fibrose local, devido a degeneração das glândulas mamárias.

#2. Fique atenta para mudanças de aspecto da pele, inchaço e dores nas mamas

Mas calma, Mig! Estes mesmos sintomas também podem indicar uma inflamação, como a mastite por exemplo, que aparenta vermelhidão das mamas e dores, no entanto, ainda assim deve ser tratada, combinado? Além disso, também é possível que aconteça uma alteração na textura da pele, deixando mais enrugada e grossa. Fique atenta!

#3. Alterações nos mamilos também são sinais

Aqui vale qualquer alteração incomum, viu Mig? Um dos sintomas mais visíveis do câncer de mama é o aparecimento de pequenas feridas nos mamilos. Junto a isso, pode ser que aconteça pequenas secreções amareladas ou com sangue dos mamilos, o que também é um sinal bastante claro. Nesses casos, é provável que o tumor esteja no início e alojado nos dutos mamários, por isso não adie a ida ao médico!

#4. Ta com uma coceirinha constante no bico da mama?

Uma frequente coceirinha nas mamas é algo que precisa de uma atenção especial, pois pode ser um dos sintomas de início do câncer de mama, quando ele ainda não conseguiu penetrar nos tecidos e se manifesta apenas externamente. Não deixe de consultar um médico nesses casos, ta bem?

#5. Inchaço e nódulos (como um carocinho interno) nas axilas ou na lateral dos seios

Esse é um dos sintomas que mais chama atenção, Mig! Se você perceber a presença de nódulos nas axilas ou nas laterais dos seios, procure um médico com urgência. Esse sintoma demonstra que o câncer está começando a avançar e que não há tempo a perder. Por isso, faça sempre o autoexame e fique atenta a qualquer sinal, por mais pequeno que seja.

Tenho câncer de mama!!! E agora?

Dieta saudável, atividade física regular, controle de peso, evitar álcool e tabaco, autoexame, mamografia e ultrassom de mamas bilateral anual são medidas que ajudam a combater o câncer de mama em suas fases iniciais. Mas e quando esse câncer é detectado, o que fazer? A quem recorrer? Onde ir? Como sofrer? 

Em uma conversa que tive com o Dr. Mauro Daniel S. Donadio, médico da A.C. Camargo Cancer Center – Centro integrado de Diagnostico, Tratamento, Ensino e Pesquisa, ele comentou o seguinte: a maior vantagem de se manter um acompanhamento médico periódico e regular é ter a oportunidade de se descobrir esse câncer em suas fases mais precoces e, portanto, com maiores chances de cura. Apesar de impor provavelmente o pior dia da vida de uma mulher, o diagnóstico dessa doença não pode fazer a paciente paralisar. É preciso enxugar as lágrimas e arregaçar as mangas o quanto antes! 

O mastologista e o oncologista devem ser prontamente consultados, preferencialmente num centro de tratamento que integre as especialidades envolvidas no cuidado e que forneçam tratamento com excelência e expertise. O tratamento pode envolver cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, anticorpos, terapia alvo, entre outras opções que ainda vamos conhecer com os estudos que estão em andamento pelo mundo. 

Mas a ansiedade existe, a angústia é inevitável, o medo passa a ser constante, mesmo quando tudo ainda é muito inicial… Existe alguma maneira correta de enfrentar esse sofrimento? A resposta é sim! 

Dr. Mauro Daniel S. Donadio 
Cancerologia Clínica

Um dia de cada vez!

Não há fórmula, nem comprimido certo, mas a resposta é: sim. Ajuda psicológica e, eventualmente, psiquiátrica não devem ser recusadas quando necessária. Mas tem algo que muitas das pacientes do Dr. Mauro ensinaram à ele foi, em suas palavras: tirar o peso, levar de boa, desapegar de alguns detalhes… em resumo o que elas querem dizer é foco no processo, priorizar seus valores e valorizar o que realmente importa, uma dia de cada vez. 

Elas conseguem fazer isso de forma, por mim, muito admirável! Confiam no tratamento e não ficam caçando problemas. Elas já têm um problemão que nem precisaram procurar… No final elas dão testemunho de si mesmas, orgulham-se de como enfrentaram a jornada e deixam esse oncologista, mais uma vez, admirado.

Mig, por fim, devo lembrar você de se manter sempre atenta aos possíveis sinais da câncer de mama e compartilhar isso com suas amigas, conhecidas e familiares, quanto mais pessoas souberem, maior é a chance de prevenção. Aproveite o Outubro Rosa para falar sobre a prevenção com outras mulheres, mas não deixe de fazer o autoexame e manter consultas com um médico em qualquer momento do ano. #VamosJuntas

Me conta aqui nos comentários o que você achou desse conteúdo, Mig? É bom demais quando você compartilha sua opinião comigo! <3

Vem conversar com a gente ♥
NOSSO PINTEREST
  • Eu sempre digo que a boa autoestima vai muito além dos cuidados com a pele, unhas e cabelos💅 💁‍♀️Ela também caminha de mãos dadas com a relação que você cria com o seu corpo e a sua mente. Sabia que corpo e mente bem nutridos🧠✨ são capazes de elevar a sua autoestima e trazer muitos resultados super positivos para o seu dia a dia?! Arrasta pro lado 👉 e vem saber como, Mig! #somosuau #uaubox #Autoestima #EstiloDeVida #CoragemParaSerUAU #Saúde #Alimentação #Esportes
  • Cheguei com a parte 2 de como deixar seus pincéis cheirosos, limpos e o mais importante, "usáveis"! 🤣 A limpeza das ferramentas de maquiagem se torna essencial para garantir a saúde da pele e o recomendável é higienizar esses itens de make toda semana. Ah, e se você usa esponjinhas para se maquiar, saiba que elas podem ser limpas da mesma forma. E mais uma dica importante: nada de deixar seus pinceis no banheiro. A umidade pode fazer com que eles mofem. Beijos limpinhos! 💖
  • A gente ama um delineado, ainda mais quando o traço dele fica perfeito ✨ O desafio é conseguir fazer isso, né, Mig?! Sem falar que quando a gente tá atrasada parece que não sai de jeito nenhum 😂 Me conta aqui se você já passou por esse desafio 👇 Aproveita e segue a gente no twitter pra acompanhar esse e outros conteúdos exclusivos 🥰
  • Mari, nem tão delicada assim, trouxe algumas dicas de como lavar aqueles pincéis que estão em uso desde 2017! 🤣😰 Mig, o papo é SÉRIO! Quando passamos muito tempo sem higienizar os pincéis, deixamos esses itens expostos ao acúmulo de produto e poeira. A consequência disso é a formação de fungos e bactérias, que podem acabar causando irritações e inflamações, agravando a situação de peles com tendência a acne. ❗ Bora ver a parte 1? Já curte pra eu soltar a parte 2 dessa sequência 😂😘
  • Eu tenho 3 dicas importantes pra compartilhar com você! 💖 Arrasta pro lado pra gente ver juntas o resultado dessa busca! De pouco em pouco, você vai colocando cada uma dessas ações em prática pra deixar seus dias ainda mais UAU! Não esquece de marcar uma amiga aqui pra vocês começarem isso juntas, combinado?! 🥰 #autoestima #uaubox #pesquisa #dicas #autocuidado #vamosjuntas
  • Na UAU, todas as assinantes têm acesso a Carteira, onde elas acumulam pontos através de ações de recompensas e podem trocar por dinheiro.
  • Assine sua UAUBox, receba o DOBRO ou mais em produtos em relação ao valor da sua assinatura e complete sua rotina de beleza todos os meses! 🤑
  • Amiga que é amiga, sempre dá um jeitinho de ajudar 💖 ✨ Use o cupom PINUAU e ganhe 10% de desconto em todo o plano escolhido durante a sua Jornada de Autoestima comigo! Vamos juntas, Mig?!
  • Cada pessoa é um ser complexo, repleto de experiências e histórias pra contar ✨ Todos os dias, ao acordar, você tem em mãos uma decisão que transforma a sua Jornada de Autoestima: a de se amar. Ser a protagonista da sua vida faz com que os dias sejam leves e você seja sempre lembrada por quem a ama e precisa da sua companhia. Te apresento o conceito e a Box dessa edição de Outubro! Tudo isso porque você é a #ProtagonistaUAU da sua vida! 😍 E aí, topa embarcar nessa Jornada comigo?

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x