You are currently viewing Coco Chanel e suas contribuições para a libertação feminina

Coco Chanel e suas contribuições para a libertação feminina

Gabrielle Bonheur Chanel conhecida como “Coco Chanel” foi uma estilista francesa que revolucionou a década de 20, libertando a mulher das roupas rígidas e desconfortáveis do final do século 19. Um verdadeiro ícone, Coco ressignificou a imagem da mulher do século 20 para independente, bem-sucedida, com personalidade e estilo.

Coco Chanel

Coco Chanel nasceu em uma família humilde, em 1883 em Saumur na França, seu pai um caixeiro-viajante e sua mãe uma empregada doméstica. Após a morte prematura de sua mãe, ela e suas irmãs foram enviadas pelo seu pai para o convento de Aubazine, onde aprendeu a arte da costura, que mais tarde a transformaria na estilista mundialmente reconhecida.

Sempre à frente de seu tempo

Chanel nunca se casou, ela mesma optou por isso apesar das críticas da sociedade, não se intimidou e levou essa decisão até o fim de sua vida. Quando aprendeu a cavalgar, não gostava de montar com saia por causa do desconforto, passou então a se vestir buscando inspirações no guarda-roupa masculino. Mais tarde comercializou peças de roupas seguindo essa linha.

Pela libertação das mulheres

Contribuiu para que os enormes chapéus de pássaros ficassem no passado, já que inventou modelos mais leves e confortáveis e começou a vende-los, considerado este um ato de coragem para a época. Algum tempo depois, já no auge do sucesso, libertou as mulheres da cintura marcada, eliminando os espartilhos e diminuindo o comprimento das roupas, deixando pela primeira vez os tornozelos femininos a mostra.

Do cabelo ao bronzeado

Cortou o cabelo (até hoje o corte igual ao dela é conhecido como “chanel”) e voltou com a pele bronzeada depois de uma viagem mesmo quando a pele bronzeada era considerado feia por representar classes mais baixas que precisavam se expor ao sol, inspirando outras mulheres a fazerem o mesmo.

Rainha das bijus e mãe do pretinho básico

Foi ela também que misturou pérolas reais com falsas, feitas de bijuteria, o que era uma verdadeira afronta naquele tempo. Se hoje mulheres usam bijuterias sem sofrerem preconceito, foi graças a esse ato. Trouxe o preto, antes restrito a empregados, para a alta-costura. Uma de suas contribuições mais famosas é o vestido “pretinho básico”.

Espartilho nunca mais

Quando veio a guerra Chanel teve de fechar as portas, mas quando ela se deu conta de que a moda tinha voltado a ficar sob o domínio de pessoas que trouxeram de volta sutiãs, meias-calças, espartilhos e saias bufantes, ficou enfurecida. Reabriu então suas lojas. Dois anos depois, lançou o tailleur feminino, sua peça mais famosa:

Tailleur feminino de Coco Chanel.

REPRODUÇÃO: PARIS EST UNE FETE

Ela não foi a única a lutar pela libertação feminina através das roupas, mas a popularização do fim do corset e o uso de calças femininas vieram junto com a coragem de Chanel.

Se você quiser conhecê-la melhor, esse filme retrata sua biografia:

Coco antes de Chanel

E nesses dois livros também:

Coco Chanel


Veja agora 8 citações que retratam o seu estilo:


“Uma garota deveria ser duas coisas: quem e o que ela quiser”

coco Chanel

“A melhor cor do mundo todo é aquela que fica bem em você”

COCO CHANEL

“Se você esta triste, coloque mais batom e ataque”

COCO CHANEL

“Já que tudo está na nossa cabeça, é melhor a gente não perdê-la.”

COCO CHANEL

“Os tempos difíceis despertam um desejo instintivo por autenticidade.”

COCO CHANEL

“Você pode ser maravilhosa aos 30, charmosa aos 40, e irresistível para o resto da sua vida”

COCO CHANEL

“Para ser insubstituível, você deve ser diferente”

COCO CHANEL

“O ato mais corajoso é ainda pensar por si mesmo.” 

COCO CHANEL

A estilista Coco Chanel estava longe de ser feminista e até chegou a fazer duras críticas às mulheres. Mesmo assim, Chanel foi uma mulher visionária que libertou as mulheres de suas roupas e padrões da época, e por isso, suas contribuições para a libertação feminina são inegáveis.

Conta pra mim se alguma dessas citações te inspiram? Deixa aqui nos comentários e não deixa de conferir nossas redes sociais Instagram | Facebook | Pinterest que sempre tem conteúdo novo para você!

#VemserUAU




Fonte: OBVIOUSMAG

Larissa Drozdowski

Especialista em Beleza e Criadora de Conteúdo para a UAUBox.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] hoje Coco Chanel é inspiradora não só para aqueles que atuam no ramo da moda. Imagine: França no início do […]

[…] hoje Coco Chanel é inspiradora não só para aqueles que atuam no ramo da moda. Imagine: França no início do […]