Cólica menstrual
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Cólica menstrual: por que acontece e como aliviar?

Uma das maiores queixas de quem menstrua, junto da tensão pré-menstrual (TPM), é a dismenorreia, mais conhecida como “cólica menstrual”, que se trata de uma dor pélvica que aparece um pouco antes ou junto da menstruação e pode variar de intensidade. A cólica acompanha esse período e isso é totalmente natural e super comum e, além da dor, pode causar alguns sintomas como enjoos, diarreia, dor de cabeça, vertigem e nervoso.

Algumas pessoas tem sorte de não ter nenhum sintoma, para outras se trata apenas de um incomodo, já para algumas a dor pode ser tão intensa a ponto de incapacita-las de seguir com a rotina do dia-a-dia. Nesses casos onde a dor é muito grande, é ideal procurar um ginecologista e realizar exames clínicos e laboratoriais para ter um diagnostico exato sobre o motivo.

Por que temos cólica?

Migs, você já se perguntou por que temos cólica menstrual? Deixa que eu explico aqui pra você! Mas para entender o porquê isso acontece, antes você precisa saber que existem dois tipos de cólicas:  

A cólica primaria, onde a grande responsável por causar aquela dor chata é a contração do útero. A dor pélvica provocada pela cólica menstrual libera a prostaglandina, substância que faz o útero contrair para poder eliminar o endométrio em forma de sangramento, caso o óvulo não tenha sido fecundado. Ou seja, a cólica é uma consequência do processo menstrual, já que o nosso útero contrai e isso acaba sendo desconfortável pra maioria das pessoas que menstruam.

E a cólica secundária, que pode ser provocada por conta de alguma patologia no aparelho reprodutivo, como inflamações pélvicas, endometriose ou fibromiomas. Nesses casos a dor costuma ser bem mais intensa e em alguns casos incapacitantes. Não deixe de procurar um ginecologista caso você tenha cólicas menstruais muito forte e de maneira recorrente, combinado Migs?

Como aliviar a cólica menstrual? Confira 5 opções!

Migs, trouxe aqui pra você 5 dicas de soluções super fáceis e simples para aliviar as dores das cólicas menstruais. UAU! Dá uma olhada nessas ideias sensacionais:

#1. Óleos essenciais

Os óleos essenciais são uma opção um pouco mais incomum, mas que ajudam demais! Aproveite o momento após um banho quentinho para usar um pouco do óleo essencial para realizar uma massagem abdominal e ajudar a diminuir as cólicas e a relaxar um pouco mais. Para isso, eu tenho uma sugestão incrível do óleo essencial Alquimia das Luas Terramor, que é próprio pra isso e pode estar na sua Box de outubro. UHU!

#2. A bolsa de água morna costuma ajudar muito!

Se a intensão é diminuir a cólica, o uso de bolsas de água morna é uma das formas mais conhecidas e usadas que ajuda muuuito! Além de ser facilmente encontrada em farmácias ou sites de vendas, ela também é bem fácil de utilizar: basta se acomodar em alguma posição e colocar a bolsa com a água morna na região da barriga onde você está sentido a dor. O calor da compressa ajuda a diminuir as contrações musculares que causam dor.

Migs, caso você não tenha como comprar a bolsa térmica, você pode improvisar colocando uma toalha de corpo molhada com água morna ou um tecido aquecido com o ferro de passar roupa.

#3. Xô preguiça! Reserve um tempinho para as práticas esportivas, Migs

Quando a gente tá com cólicas intensas, a gente só quer deitar e descansar. Eu sei, eu sei… Talvez a ideia de praticar algum exercício físico não pareça ser a melhor opção, mas isso funciona e é uma solução a longo prazo Migs, porque ela libera a endorfina, que funciona como um analgésico e alivia a tensões musculares. O mais indicado é fazer atividades físicas regularmente, não somente quando está com cólica, assim seu corpo se acostuma com isso. Mas sem muitas preocupações, tá bem? Aposte em uma caminhada semanal, um treino leve na academia ou a prática de algum esporte que você goste.

E o melhor disso tudo vem agora: a endorfina também melhora a sensação de bem-estar. Sendo assim, além de diminuir as cólicas, pode te ajudar a diminuir o estresse repentino causado pela TPM e melhorar a qualidade de vida. É muita coisa boa de uma vez só, né Migs?

#4. Os chás são uma alternativa

Essa é uma opção natural e super saborosa pra quem gosta de tomar chá. Os chás possuem propriedades tranquilizantes e anti-inflamatórias que podem aliviar o desconforto causado pelas cólicas menstruais. Entre os mais indicados estão a camomila, valeriana e o gengibre. Ah, e aproveitando o assunto sobre bebidas, é importante lembrar da importância de evitar a cafeína, seja por meio do café, refrigerantes, energéticos ou alimentos super gordurosos, pois estes são capazes de intensificar as dores da cólica. E então, que tal preparar um chazinho para o café da tarde de hoje, Migs?

#5. Capriche na alimentação apropriada

Comer de maneira equilibrada é importante em qualquer momento para poder ter uma vida saudável. Mas você sabia que durante a menstruação, isso pode te ajudar ainda mais, Migs? Alimentos como salmão, ovos, coco e azeite de oliva são opções saborosas e anti-inflamatórias, e as frutas vermelhas como cerejas, uvas e morangos contem minerais antioxidantes. UAU! São opções suuuper gostosas e muito uteis, não é Migs? Mas se bater aquela fome de doce, pode se deliciar com o docinho que você mais gosta sem preocupações!

Se você quer saber mais sobre esse tipo de conteúdo, que tal dar uma olhadinha nesse post aqui do UAUBlog sobre o ciclo menstrual e o que ocorre no nosso corpo durante esse processo? Tá incrível!

Migs, me conta aqui nos comentários o que você achou desse conteúdo? E ai, qual dessas opções vai ser a primeira que você vai tentar? E não esquece de salvar o link do post pra quando precisar, Migs! <3

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

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