← Voltar

Como a leitura pode nos influenciar

Mig, dia 07/01 é considerado o dia do Leitor, ou melhor: dia da pessoa que vive mil vidas dentro de uma só. O que pode ser melhor que poder sonhar e viajar sem sair do lugar? A Lai aqui da UAU, veio contar um pouco mais sobre esse mundo de leitura, vamos juntas? 

O Hábito da leitura 

Que a leitura é algo essencial em nossas vidas, todas nós sabemos! Mas deixa eu te contar… você sabia que o hábito da leitura estimula muitos pontos importantes pro nosso desenvolvimento pessoal e profissional? Incrível isso, né?

#DescriçãoDaImagem mulher lendo um livro em uma biblioteca

Só para você ter uma ideia, a leitura pode te ajudar a estimular a criatividade, exercitar sua memória, aumentar o seu vocabulário e escrita, e o mais incrível, te fazer viver situações novas.

E, para te mostrar o quanto ela influencia, eu trouxe aqui um pouquinho de um bate-papo suuper interessante com o CEO da UAU, o Guilherme Brunhole, que dividiu com a gente um pouco de como a leitura faz a UAU ser tão UAU. #VAMOSJUNTAS

Bate papo com o CEO 

1. Gui, como você criou o hábito de leitura?

Bom, a leitura nem sempre esteve tão presente na minha vida, até gosto de brincar que eu tinha um pouco de preguiça de iniciar esse hábito. Eu me lembro que um certo dia eu decidi que aquilo precisava acontecer e lá estava eu comprando vários livros e a conclusão foi: não iniciei quase nenhum e os que iniciei eu não finalizei a leitura, normal né? (risos)  

Quando a UAU surgiu, eu senti que eu precisava entrar nesse mundo de leitores (me cobrei muito porque precisava ser referência de conteúdo e informações dentro da UAU), iniciei com uma meta: ler 5 páginas de um livro que prendesse a minha atenção todos os dias e alí estava o segredo, nada que a gente faz muito rápido e por desespero pode se tornar um hábito, sabe? 

O tempo foi passando e eu só fui aumentando a quantidade de páginas aos poucos, de 5 passou pra 10, de 10 passou pra 15 e aí foi sucesso, me peguei lendo muitas páginas sem nem me lembrar qual era a meta, porque enfim se tornou um hábito. 

Eu acredito que o que mais me prende hoje nas leituras é poder participar de experiências diferentes, em um mundo de negócios diferentes e com soluções diferentes, isso sem dúvida é um aprendizado incrível!

Guilherme Brunhole lendo a ManUAU - leitura
#DescriçãoDaImagem Guilherme Brunhole lendo a ManUAU.
2. Como a leitura influenciou na sua vida? 

Algumas grandes ideias que encontrei em livros, eu pude adaptar para minha vida pessoal e pra dentro da UAU também. Às vezes, a solução de um problema ou o insight para uma boa ideia podem vir de dentro de um livro. Lá tem conhecimento que pode refletir numa vida inteira. 

Acho que a leitura me possibilitou ter experiências, ou melhor, saber o que fazer em determinadas situações que dificilmente eu saberia.

É incrível como um livro pode te levar a lugares que você nunca imaginou, sabe? E acho mais incrível ainda quando você está lendo um livro de uma pessoa que admira e vê que o que ela está falando é exatamente o que você está vivendo, é exatamente a situação que você está passando no momento. E, sem dúvida alguma, você acaba conseguindo passar por ela como se já tivesse vivido antes, entende?

3. Quais livros marcaram a trajetória da UAU?

Olha, é difícil citar somente três porque acho incrível ver como uma leitura acaba sendo complementada pela outra. Parece que têm livros que foram feitos para serem lidos juntos hahaha

Acho que o primeiro deles sem dúvida é o Princípios, do Ray Dalio. Diria para qualquer pessoa que quer empreender que esse livro é uma leitura obrigatória, nele Ray Dalio fala sobre diversos aspectos não só da vida pessoal, mas da profissional. E é muito legal ver como todos eles se cruzam. Ele fala muito sobre como o erro faz parte da jornada de qualquer um, entender que é um erro é uma maneira de aprendizado te faz ganhar muito mais velocidade e não ter aquele medo de estar fazendo algo que não deveria. Acho que a história da UAU se baseia em tentativa e aprendizado, tem uma frase no livro que diz “o sucesso consiste ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo“, e é exatamente isso!

Quando olhamos para o âmbito da cultura da empresa, um livro que sem dúvida é referência para mim e para a UAU nisso é o Rebeldes têm asas, do Rony Meisler, fundador da Reserva. A Reserva sempre foi uma referência para a gente na experiência do cliente e também dos colaboradores. Poder entender como tudo isso foi criado lá e tentar trazer aqui para a UAU foi incrível.

Só mais dois, tá? Prometo que tá acabando! hahaha

Comece pelo Porquê, do Simon Sinek sem dúvida mudou muitas das coisas que fazemos aqui dentro. A teoria do “Golden circle” que ele demonstra é super foda, vira uma chavinha na cabeça, sabe? Você pensa “caramba, como eu não fazia isso antes?”. Hoje nós não vendemos produtos na UAUBox, nós entregamos uma experiência incrível, uma overdose de autoestima, conhecimento e empoderamento, tudo isso através dos conteúdos e dos produtos. É bem diferente de falar somente que somos uma empresa que vende produtos, sabe?

E, por último, o livro Pense Simples, do meu amigo Gustavo Caetano. Acho que quem me conhece sabe que eu fujo de qualquer complexidade, tento ao máximo simplificar todas as coisas e resolver da forma mais rápida possível e o legal é que é exatamente isso que o Gustavo comenta no livro. Ele conta diversas histórias pelas quais passou com a Sambatech entregando soluções simples, mas que geravam um valor incrível para o cliente. A lição que fica disso é: se está difícil, vai com calma, dê um passo para trás e tente olhar o todo. Muito provavelmente você conseguirá simplificar e fazer algo muito mais rápido gerando mais valor.

4. Gui, você está lendo algum livro no momento? Se sim, qual? 

Claro! Sempre estou hahaha

Atualmente estou acabando o “Dedique-se de coração“, do Howard Schultz, que conta a história de como a Starbucks chegou a ser o que é hoje. É muito inspiracional, recomendo muito!

E já estou me preparando para ler o “Purple Cow, Transform your business by being remarkable”, do Seth Godin. Como ainda não li, não posso falar muito, mas prometo que assim que eu terminar eu volto aqui pra falar para vocês, tá bom?

Dicas de Mig 

#1.  A escolha dos temas

Escolha temas que você goste e prenda a sua atenção, não se preocupe em iniciar logo de cara um suuuuper mega livro, lembre-se: tudo que fazemos aos poucos se torna um hábito.

#2. Crie metas

Inicie a leitura com poucas páginas, que tal colocar uma meta de 5 por dia?

 

#3. Siga um cronograma

Conte com a ajuda de um cronograma, isso fará você ter uma melhor organização dos dias e páginas de leitura, acrescente um lembrete na agenda pra você seguir certinho e não se perder, não esquece, hein?! 

Mig, pra te ajudar vou dividir com você o meu cronograma pra leitura. Olha só!

cronograma de leitura
#DescriçãoDaImagem cronograma de leitura

Mig, me conta aqui nos comentários qual o livro que mais te marcou? To curiosa pra saber! <3 Ahhh, e não esquece de dar um pulinho no nosso site pra conhecer mais sobre a UAU, ta bem? #VemSerUAU

Vem conversar com a gente ♥
NOSSO PINTEREST
  • A 73ª edição da maior premiação da TV americana, o Emmy Awards, aconteceu neste domingo, 19, presencialmente nos EUA e com uma transmissão especial em Londres, na Inglaterra. Conta pra mim, você chegou a acompanhar de pertinho? 😱 Se não, eu vim te dar as melhores indicações de vencedores das categorias: melhor minissérie, melhor filme para TV e melhor programa de competição! Incríveis, né?! Agora é só preparar a pipoca e maratonar muuuito durante o final de semana! Vamos Juntas? 🥰
  • Mig, é muito bom ver que tem tanta mulher mostrando aonde pode chegar tendo força de vontade, sonho e muita dedicação, não é?💖 Reuni exemplos de mulheres medalhistas paraolímpicas das inúmeras que também fizeram do Brasil uma potência do esporte nessa competição. Com elas, percebemos que não existem barreiras suficientes para nos atrapalharem do sucesso que queremos para nossa vida. E o caminho pro autoconhecimento é o primeiro passo em direção a essa realização. #VamosJuntas?
  • Com a chegada de setembro, o mês que contempla o dia do conhecimento 📚, a UAU te convida a desbravar tudo de bom que há dentro de si e entender sobre o universo de coisas novas que te esperam pra ser descobertas! A Box #AutoconhecimentoUAU reforça a importância ao desenvolver sua autoconsciência para ouvir e entender suas vontades, evoluir e cuidar de você mesma. ✨ #uaubox #somosuau #AutoconhecimentoUAU #setembro
  • Em comemoração ao dia do gamer 🎮 trouxemos indicações de 4 perfis de mulheres apaixonadas pelo mundo da beleza e por games. 🎮💄 Tem alguma UAUMig aqui que também ama um game? 🙋‍♀️⚡
  • Mig, a nossa autoestima é o principal alicerce sobre o qual o nosso crescimento pessoal e emocional é formado. Você já tinha parado para pensar dessa forma? 🧐 Pois é! A autoestima se converte no valor que você dá a si mesmo em relação aos sentimentos e as experiências que você tem integrado ao longo da sua experiência de vida, então aqui vão algumas dicas de como tornar esse dia a dia mais leve e arrasar nessa Jornada ✨ #uaubox #somosuau #autoestima #conhecimento
  • Como prometido, cá estou eu com a parte 2 de séries com protagonistas mulheres (incríveis por sinal) para te ajudar na sua Jornada de autoestima, empoderamento e conhecimento. 🥰 Me conta: você já conhecia alguma delas? Se sim, aproveita e comenta aqui a sua favorita! #VamosJuntas #uaubox #somosuau #séries #maratonar
  • Alerta tendência!❗ O piercing para os cabelos 💁🏽‍♀️ vem ganhando o coração das fashionistas e hoje eu vou te dar 4 motivos para embarcar nessa trend 🤩 que vem fazendo a nossa cabeça! Conta pra mim, você usaria?
  • Mig, hoje eu trouxe a parte 1 de algumas séries que você PRECISA maratonar pra dar um UP na sua autoestima, empoderamento e conhecimento. Tudo isso com mulheres incríveis que vão te fazer ver o mundo com outros olhos 🥰 E aí, #VamosJuntas? #uaubox #somosuau #séries #maratonar
  • Vem conhecer comigo alguns cuidados e segredos importantes📢 por trás de uma máscara de tratamento capilar que vão te ajudar nessa rotina de hair care! Você já sabia desses segredos, Mig?! Comenta aqui embaixo e se tiver mais dicas sobre o assunto, aproveita pra compartilhar comigo e com todas as UAUMigs também! 💖 #uaubox #somosuau #haircare #cuidadoscomoscabelos #mascaracapilar #suabelezaUAU

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Glynda Ferreira

Que post incrível! O livro que mais me marcou foi Extraordinário, devia ser leitura obrigatória pra exercitar nossa empatia e compaixão. ☺️

Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x