← Voltar

Como a leitura pode nos influenciar

Mig, dia 07/01 é considerado o dia do Leitor, ou melhor: dia da pessoa que vive mil vidas dentro de uma só. O que pode ser melhor que poder sonhar e viajar sem sair do lugar? A Lai aqui da UAU, veio contar um pouco mais sobre esse mundo de leitura, vamos juntas? 

O Hábito da leitura 

Que a leitura é algo essencial em nossas vidas, todas nós sabemos! Mas deixa eu te contar… você sabia que o hábito da leitura estimula muitos pontos importantes pro nosso desenvolvimento pessoal e profissional? Incrível isso, né?

#DescriçãoDaImagem mulher lendo um livro em uma biblioteca

Só para você ter uma ideia, a leitura pode te ajudar a estimular a criatividade, exercitar sua memória, aumentar o seu vocabulário e escrita, e o mais incrível, te fazer viver situações novas.

E, para te mostrar o quanto ela influencia, eu trouxe aqui um pouquinho de um bate-papo suuper interessante com o CEO da UAU, o Guilherme Brunhole, que dividiu com a gente um pouco de como a leitura faz a UAU ser tão UAU. #VAMOSJUNTAS

Bate papo com o CEO 

1. Gui, como você criou o hábito de leitura?

Bom, a leitura nem sempre esteve tão presente na minha vida, até gosto de brincar que eu tinha um pouco de preguiça de iniciar esse hábito. Eu me lembro que um certo dia eu decidi que aquilo precisava acontecer e lá estava eu comprando vários livros e a conclusão foi: não iniciei quase nenhum e os que iniciei eu não finalizei a leitura, normal né? (risos)  

Quando a UAU surgiu, eu senti que eu precisava entrar nesse mundo de leitores (me cobrei muito porque precisava ser referência de conteúdo e informações dentro da UAU), iniciei com uma meta: ler 5 páginas de um livro que prendesse a minha atenção todos os dias e alí estava o segredo, nada que a gente faz muito rápido e por desespero pode se tornar um hábito, sabe? 

O tempo foi passando e eu só fui aumentando a quantidade de páginas aos poucos, de 5 passou pra 10, de 10 passou pra 15 e aí foi sucesso, me peguei lendo muitas páginas sem nem me lembrar qual era a meta, porque enfim se tornou um hábito. 

Eu acredito que o que mais me prende hoje nas leituras é poder participar de experiências diferentes, em um mundo de negócios diferentes e com soluções diferentes, isso sem dúvida é um aprendizado incrível!

Guilherme Brunhole lendo a ManUAU - leitura
#DescriçãoDaImagem Guilherme Brunhole lendo a ManUAU.
2. Como a leitura influenciou na sua vida? 

Algumas grandes ideias que encontrei em livros, eu pude adaptar para minha vida pessoal e pra dentro da UAU também. Às vezes, a solução de um problema ou o insight para uma boa ideia podem vir de dentro de um livro. Lá tem conhecimento que pode refletir numa vida inteira. 

Acho que a leitura me possibilitou ter experiências, ou melhor, saber o que fazer em determinadas situações que dificilmente eu saberia.

É incrível como um livro pode te levar a lugares que você nunca imaginou, sabe? E acho mais incrível ainda quando você está lendo um livro de uma pessoa que admira e vê que o que ela está falando é exatamente o que você está vivendo, é exatamente a situação que você está passando no momento. E, sem dúvida alguma, você acaba conseguindo passar por ela como se já tivesse vivido antes, entende?

3. Quais livros marcaram a trajetória da UAU?

Olha, é difícil citar somente três porque acho incrível ver como uma leitura acaba sendo complementada pela outra. Parece que têm livros que foram feitos para serem lidos juntos hahaha

Acho que o primeiro deles sem dúvida é o Princípios, do Ray Dalio. Diria para qualquer pessoa que quer empreender que esse livro é uma leitura obrigatória, nele Ray Dalio fala sobre diversos aspectos não só da vida pessoal, mas da profissional. E é muito legal ver como todos eles se cruzam. Ele fala muito sobre como o erro faz parte da jornada de qualquer um, entender que é um erro é uma maneira de aprendizado te faz ganhar muito mais velocidade e não ter aquele medo de estar fazendo algo que não deveria. Acho que a história da UAU se baseia em tentativa e aprendizado, tem uma frase no livro que diz “o sucesso consiste ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo“, e é exatamente isso!

Quando olhamos para o âmbito da cultura da empresa, um livro que sem dúvida é referência para mim e para a UAU nisso é o Rebeldes têm asas, do Rony Meisler, fundador da Reserva. A Reserva sempre foi uma referência para a gente na experiência do cliente e também dos colaboradores. Poder entender como tudo isso foi criado lá e tentar trazer aqui para a UAU foi incrível.

Só mais dois, tá? Prometo que tá acabando! hahaha

Comece pelo Porquê, do Simon Sinek sem dúvida mudou muitas das coisas que fazemos aqui dentro. A teoria do “Golden circle” que ele demonstra é super foda, vira uma chavinha na cabeça, sabe? Você pensa “caramba, como eu não fazia isso antes?”. Hoje nós não vendemos produtos na UAUBox, nós entregamos uma experiência incrível, uma overdose de autoestima, conhecimento e empoderamento, tudo isso através dos conteúdos e dos produtos. É bem diferente de falar somente que somos uma empresa que vende produtos, sabe?

E, por último, o livro Pense Simples, do meu amigo Gustavo Caetano. Acho que quem me conhece sabe que eu fujo de qualquer complexidade, tento ao máximo simplificar todas as coisas e resolver da forma mais rápida possível e o legal é que é exatamente isso que o Gustavo comenta no livro. Ele conta diversas histórias pelas quais passou com a Sambatech entregando soluções simples, mas que geravam um valor incrível para o cliente. A lição que fica disso é: se está difícil, vai com calma, dê um passo para trás e tente olhar o todo. Muito provavelmente você conseguirá simplificar e fazer algo muito mais rápido gerando mais valor.

4. Gui, você está lendo algum livro no momento? Se sim, qual? 

Claro! Sempre estou hahaha

Atualmente estou acabando o “Dedique-se de coração“, do Howard Schultz, que conta a história de como a Starbucks chegou a ser o que é hoje. É muito inspiracional, recomendo muito!

E já estou me preparando para ler o “Purple Cow, Transform your business by being remarkable”, do Seth Godin. Como ainda não li, não posso falar muito, mas prometo que assim que eu terminar eu volto aqui pra falar para vocês, tá bom?

Dicas de Mig 

#1.  A escolha dos temas

Escolha temas que você goste e prenda a sua atenção, não se preocupe em iniciar logo de cara um suuuuper mega livro, lembre-se: tudo que fazemos aos poucos se torna um hábito.

#2. Crie metas

Inicie a leitura com poucas páginas, que tal colocar uma meta de 5 por dia?

 

#3. Siga um cronograma

Conte com a ajuda de um cronograma, isso fará você ter uma melhor organização dos dias e páginas de leitura, acrescente um lembrete na agenda pra você seguir certinho e não se perder, não esquece, hein?! 

Mig, pra te ajudar vou dividir com você o meu cronograma pra leitura. Olha só!

cronograma de leitura
#DescriçãoDaImagem cronograma de leitura

Mig, me conta aqui nos comentários qual o livro que mais te marcou? To curiosa pra saber! <3 Ahhh, e não esquece de dar um pulinho no nosso site pra conhecer mais sobre a UAU, ta bem? #VemSerUAU

Vem conversar com a gente ♥
NOSSO INSTAGRAM
NOSSO PINTEREST
  • O verão vem aí! Oficialmente dia 21 de dezembro, mas as frutas dessa estação já estão fazendo sucesso 😋 Você sabia que além de sucos e drinks incríveis, elas estão presentes nos produtos que deixam nossa pele e cabelo belíssimos?💖 Abacaxi, Melancia, Laranja, Coco e Maracujá essa saladinha de frutas é delicia na alimentação e nos cuidados com a nossa beleza! Vem no meu Instagram conhecer os benefícios de cada uma delas, Mig! #frutasdabeleza #verão #belezaeasfrutas
  • É hora de garantir 20%OFF + PRODUTO EXTRA na sua Box!😏 "Mas Mari, qual é o produto extra?" 👉🏻Escolhendo o plano SEMESTRAL, você recebe em sua primeira Box o Body Splash Bromélia de L'occitane; 👉🏻 Ou, se optar pelo plano ANUAL, você ganha a Paleta Multifuncional de Quem Disse, Berenice? também na primeira Box! 😍 Tá esperando o quê? Clica no link! *Desconto válido para qq plano em todos os meses da assinatura. **Os brindes serão válidos apenas para assinaturas as semestral e anual.
  • Já sabe como garantir seu primeiro lugar no Ranking UAU e ganhar mais de R$1.000 em prêmios*? Cheguei pra te contar! Chama as amigas 🔥 e se prepara! É só seguir esse passo a passo aqui: 1) Acesse o espaço da UAUMig, e na aba “indicações” você pode ver o seu código, dar aquele ctrl+c e ctrl+v no chat com as amigas. 💲Quanto mais pessoas assinarem usando seu código, mais chances você tem de ganhar. Demais, né?! Clica no link e #VamosJuntas, Mig! 💁🏻‍♀️
  • Mig, sabia que você pode ganhar 5%OFF na próxima mensalidade da assinatura sempre que avaliar sua edição passada? O passo a passo é bem simples, vem comigo! 1) Entre no seu Espaço da UAUMig (o link tá aqui na descrição); 2) Vá até a aba "Sua Box" no menu lateral direito; 3) Ainda na tela "Sua Box", desça um pouquinho e clique em QUERO DESCONTO; 4) Agora é só dar aquele feedback do fundo do 💖 que o desconto virá na sua próxima Box! E aí, tá esperando o quê pra ganhar seu #descontUAU? 🙊
  • Sabia que o UAUInspired é um lugar reservado pra todas as minhas UAUMigs se conhecerem, compartilharem suas experiências e trocar muuita figurinha sobre as edições que recebem? Além disso, sempre rola muito contéudo por lá, sorteios e enquetes sobre a Box, produtos e tudo que envolve essa Jornada de Autoestima! Tá esperando o que pra se empoderar muito junto de milhares de mulheres? É só clicar no link e #VamosJuntas 🥰
  • Já conhece sua UAUStore, Mig? 👀 A UAUStore reune praticidade e economia, duas coisas que a gente ama! Além de oferecer os melhores produtos das melhores marcas do mercado! Ela fica dentro do seu Espaço da UAUMig e o resultado? Segurança, praticidade e uma Jornada de autocuidado mais completa! Só na UAUBox você possui essa e muitas outas vantagens, não vai perder, hein?! Clica aqui no link! 🤩
  • Assine a UAUBox e descubra!
  • Reduzir a quantidade de plástico e de papelão foram alguns dos fatores que fizeram nascer a nova fase da UAUBox.💚 Pensando nisso, trouxemos uma Box que dispensa o uso do envelope plástico pra chegar até você, e a melhor parte é que ela ainda pode ser reutilizada e sua experiência continua a mesma, com produtos incríveis e grandes descobertas pra a sua jornada de autoestima.🌍✨ #VamosJuntas?
  • Mig, você sabia que criar e manter uma rotina de cuidados com a pele previne e retarda o envelhecimento dela? 😱 Pois é, isso é real, viu?! Mas, é super importante respeitar o SEU tipo de pele e usar os produtos adequados. Além de manter a autoestima em dia, o carinho que se oferece à pele será retribuído com proteção e saúde. #VamosJuntas conferir esse passo a passo básico que preparei pra você?

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Glynda Ferreira

Que post incrível! O livro que mais me marcou foi Extraordinário, devia ser leitura obrigatória pra exercitar nossa empatia e compaixão. ☺️

Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x