← Voltar

De proibidas à medalhistas: inspire-se na história de conquista das mulheres nas olimpíadas!

Os jogos de Tóquio chegaram para revelar não só novos talentos no esporte, mas para mostrar a história das mulheres nas Olimpíadas e que elas vieram para competir cada vez mais!

Imagem da atleta Maya Aguiar em pé de cabelos escuros presos em uma trança, veste roupa azul, verde e amarela, segura medalha de bronze em uma mão e flores em outra. Foto: Rede do Esporte.
#DescriçãoDaImagem: Imagem da atleta Maya Aguiar em pé de cabelos escuros presos em uma trança, veste roupa azul, verde e amarela, segura medalha de bronze em uma mão e flores em outra. Foto: Rede do Esporte.

Então, Mig, olha que demais: o evento contou com 49% de mulheres, o maior índice de todos os tempos segundo o Comitê Olímpico Internacional!

Esse é um grande avanço considerando como começou a história das mulheres nas olimpíadas. Bora acompanhar essa jornada?

Só para homens

Com início na Grécia Antiga, as competições foram desenvolvidas e praticadas apenas por homens. As mulheres não tinham autorização nem para assistir aos jogos nas arquibancadas.

Da mesma forma, havia um pensamento de que nada deveria tirar as mulheres de suas funções na casa e na família. O esporte poderia desviar suas atenções e causar prejuízo à sua saúde física.

Com a modernidade, as mulheres

A realidade só começou a mudar quando em 1900, já nos Jogos Olímpicos da Modernidade, as mulheres foram permitidas em duas modalidades, mesmo a contragosto.

As 22 atletas competiram no tênis e no golfe e abriram um precedente incrível de possibilidades.

Inclusive, Mig, elas abalaram tudo quando a tenista Charlotte Cooper se tornou a primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro nesta edição. 

Imagem em preto e branco de uma mulher de pé com os cabelos presos, veste roupa branca e segura na mão direita uma raquete de tênis. Foto: www.olympics.org.uk.
#DescriçãoDaImagem: imagem em preto e branco de uma mulher de pé com os cabelos presos, veste roupa branca e segura na mão direita uma raquete de tênis. Foto: www.olympics.org.uk.

Desde então, a participação das mulheres foi crescendo de forma tímida, mas significativa. Vários esportes ainda eram limitados aos homens, mas gradativamente elas conquistaram o seu espaço.

Cadê as atletas brasileiras?

O Brasil participou pela primeira vez dos jogos em 1920 com uma delegação composta só por homens.

Apesar disso, Maria Lenk foi o ícone que trouxe as brasileiras às competições olímpicas em 1932 em Los Angeles.

A nadadora já era um grande talento na água da época e apesar de não ter levado nenhuma medalha, sua coragem e determinação trouxeram muita inspiração e abriu caminhos para as atletas do país.

Imagem em preto e branco mostra piscina e Maria Lenk nadando de braços abertos. Foto: Luiz Novaes/Folhapress.
#DescriçãoDaImagem: imagem em preto e branco mostra piscina e Maria Lenk nadando de braços abertos. Foto: Luiz Novaes/Folhapress.

O caminho para igualdade

Apesar de já se ver uma grande evolução na história das mulheres nas olimpíadas, elas ainda têm muito pelo o que lutar. Por exemplo, salários e patrocínios compatíveis com os de atletas homens e também a liberdade de competir usando as roupas e uniformes que acharem melhor.

Além disso, algumas modalidades ainda levam conceitos antigos sobre a exposição do corpo da mulher e a feminilidade, algo que não acompanha mais a realidade dos dias de hoje, não é, Mig?

Mas, não deixa de ser uma enorme satisfação ver o empoderamento presente nas mulheres que brilham nos esportes no Brasil e em todo o mundo. 

A UAU quer te ajudar nesse movimento de inspiração ajudando a cultivar sua autoestima. Segue no Instagram para acompanhar mais conteúdos e novidades!

Vem conversar com a gente ♥
NOSSO PINTEREST
  • Mig, você sabia que criar e manter uma rotina de cuidados com a pele previne e retarda o envelhecimento dela? 😱 Pois é, isso é real, viu?! Mas, é super importante respeitar o SEU tipo de pele e usar os produtos adequados. Além de manter a autoestima em dia, o carinho que se oferece à pele será retribuído com proteção e saúde. #VamosJuntas conferir esse passo a passo básico que preparei pra você?
  • Eu sempre digo que a boa autoestima vai muito além dos cuidados com a pele, unhas e cabelos💅 💁‍♀️Ela também caminha de mãos dadas com a relação que você cria com o seu corpo e a sua mente. Sabia que corpo e mente bem nutridos🧠✨ são capazes de elevar a sua autoestima e trazer muitos resultados super positivos para o seu dia a dia?! Arrasta pro lado 👉 e vem saber como, Mig! #somosuau #uaubox #Autoestima #EstiloDeVida #CoragemParaSerUAU #Saúde #Alimentação #Esportes
  • Cheguei com a parte 2 de como deixar seus pincéis cheirosos, limpos e o mais importante, "usáveis"! 🤣 A limpeza das ferramentas de maquiagem se torna essencial para garantir a saúde da pele e o recomendável é higienizar esses itens de make toda semana. Ah, e se você usa esponjinhas para se maquiar, saiba que elas podem ser limpas da mesma forma. E mais uma dica importante: nada de deixar seus pinceis no banheiro. A umidade pode fazer com que eles mofem. Beijos limpinhos! 💖
  • A gente ama um delineado, ainda mais quando o traço dele fica perfeito ✨ O desafio é conseguir fazer isso, né, Mig?! Sem falar que quando a gente tá atrasada parece que não sai de jeito nenhum 😂 Me conta aqui se você já passou por esse desafio 👇 Aproveita e segue a gente no twitter pra acompanhar esse e outros conteúdos exclusivos 🥰
  • Mari, nem tão delicada assim, trouxe algumas dicas de como lavar aqueles pincéis que estão em uso desde 2017! 🤣😰 Mig, o papo é SÉRIO! Quando passamos muito tempo sem higienizar os pincéis, deixamos esses itens expostos ao acúmulo de produto e poeira. A consequência disso é a formação de fungos e bactérias, que podem acabar causando irritações e inflamações, agravando a situação de peles com tendência a acne. ❗ Bora ver a parte 1? Já curte pra eu soltar a parte 2 dessa sequência 😂😘
  • Eu tenho 3 dicas importantes pra compartilhar com você! 💖 Arrasta pro lado pra gente ver juntas o resultado dessa busca! De pouco em pouco, você vai colocando cada uma dessas ações em prática pra deixar seus dias ainda mais UAU! Não esquece de marcar uma amiga aqui pra vocês começarem isso juntas, combinado?! 🥰 #autoestima #uaubox #pesquisa #dicas #autocuidado #vamosjuntas
  • Na UAU, todas as assinantes têm acesso a Carteira, onde elas acumulam pontos através de ações de recompensas e podem trocar por dinheiro.
  • Assine sua UAUBox, receba o DOBRO ou mais em produtos em relação ao valor da sua assinatura e complete sua rotina de beleza todos os meses! 🤑
  • Amiga que é amiga, sempre dá um jeitinho de ajudar 💖 ✨ Use o cupom PINUAU e ganhe 10% de desconto em todo o plano escolhido durante a sua Jornada de Autoestima comigo! Vamos juntas, Mig?!

Ana Luísa Agostinho

@ana_agostinho

Jornalista, criadora de conteúdo e constantemente curiosa.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x