← Voltar

Como fazer para ter amor próprio?

Amor próprio é pra todo mundo!

Migs, já adianto que esse texto é reflexivo e pode te fazer mudar de ideia sobre muita coisa! Isso vai depender do que é importante pra você. Minha intenção aqui, como boa amiga, é te ajudar a se descobrir, se revelar pra você e como fazer para ter amor próprio

Amar a si mesma é uma construção diária e constante. Vai ter dia que vai ser mais fácil e vai ter dia que vai parecer impossível. Crie um mantra que te faça relembrar como fazer para ter amor próprio e o quão importante é elevar sua autoestima, seja pra melhorar sua saúde mental e física, para as suas relações afetivas, pro sua satisfação no trabalho, pro seu dia-a-dia dentro do seu lar e pra sua felicidade. Todos os dias dê importância a si mesma e reconheça seu valor.

Pra tudo existe um caminho!

Como muitas coisas na vida, pra chegarmos em um resultado, precisamos escolher um caminho. A questão é: qual o caminho que me leva ao amor próprio? Qual caminho me permite cultivar minha autoestima?

E cuidado, porque existe uma linha tênue entre o caminho que te faz amar a si mesma e o caminho que te faz acreditar em padrões inalcançáveis e, mesmo assim, querer se encaixar neles por cobranças que não são suas de verdade.

Para entender melhor os seus passos, se pergunte quantas vezes você se cobrou demais por coisas que pertenciam apenas a olhares e críticas externas? Será que isso realmente fazia sentido pra você?

Se conhecer, se apresentar pra si própria e gostar daquilo que vê é parte do processo para sermos alguém melhor pra nós mesmas. Seja a pessoa que faz o que importa pra você!

Mas qual é o passo-a-passo pra ter amor próprio?

A verdade é que não existe uma única fórmula pra isso, mas ainda assim eu posso compartilhar meus conselhos, já que somos mais que friends, somos migas <3

#Tenha olhares gentis

Nossa autoestima é ligada ao olhar do outro, e quando temos medo do olhar crítico de outras pessoas, é porque em algum momento já olhamos pro outro com esse mesmo olhar. Repara se o seu olhar não é cruel com os outros também. Não precisa questionar o cabelo, a roupa, o peso e nem nada do outro, esse é um passo importante pra que você não se veja sob essa mesma ótica. Olhe com gentileza e generosidade para os outros, porque isso melhora a maneira como você se vê também.

#Conte com ajuda

Embora isso deva partir de você, não se limite a fazer tudo sozinha. Conte com boas amigas que não medem esforços pra te ver bem, se rodeie de pessoas que te permitem ver a si mesma como alguém importante e bonita do jeito que é. Procure por grupos pelos quais você se identifique e possa falar sobre o que é ser você e sobre o que você gosta, e claro, sempre abertas pra de vez em quando fazer alguma piada boba, compartilhar memes e ter conversas mais leves, afinal, a militante precisa descansar, né?

#Dê prioridade ao que importa

Deixe pra lá os pequenos defeitos que você enxerga no espelho antes de sair de casa. Às vezes é só um pequeno detalhe que você viu que vai te fazer passar o dia todo frustrada e preocupada com aquilo e não vai se sentir à vontade em nenhum lugar. Quando se olhar o espelho direcione seu olhar pra aquilo que você gosta. Esquece aquele detalhe bobo e foca naquilo que você gostou em você no dia.

#Seja sua amiga

A maneira como você se trata, você seria capaz de tratar uma amiga importante pra você? Ter autoestima é ser importante pra você mesma. Então se você não trataria sua amiga que você ama com tantas críticas e olhares grosseiros, por que você permite se tratar assim?

#Não existe uma única beleza

Padrões geram cobranças sem necessidade. É como aquela famosa frase que sua mãe já te disse alguma vez na vida: “você não é todo mundo”. Não se sinta mal por ser quem você é, um padrão de corpo não é mais belo e nem mais importante que você mesma, e se você tiver curiosidade pra saber mais, falei sobre padrões de beleza e sua influência por aqui. Seu corpo é seu templo e é lindo justamente por carregar suas histórias.

#Representatividade

É importante você ver pessoas que parecem com você, pra você criar um laço afetivo com a sua própria imagem. Ver que outras pessoas como você também são vistas como belas, inteligentes e capazes, te incentiva a assumir falas e posições que você considere importante. Isso também traz empoderamento pra você, dei alguns conselhos e falei sobre isso por aqui.

#Aparência não é o principal

Pense que a sua autoestima não deve estar atrelada somente a aparência, ta migs? E sim com o que você acha de você. E pra você tirar conclusões sobre si mesma, você precisa, antes de qualquer coisa, se conhecer de verdade. Saia da superfície de si mesma e mergulhe no seu ser.

Se apresente, se questione, viva momentos seus e permita-se amar quem você realmente é Migs.

E se você gostou desse tipo de conteúdo, o que acha de se tornar uma UAUMigs e receber uma caixinha de autoestima todo mês? Dá uma olhadinha aqui, você vai amar <3

Migs, compartilha comigo seus conselhos também? Conta pra mim como você faz pra cultivar o amor próprio aqui nos comentários. Adoro compartilhar as coisas com você!

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
Ei Mig
Vem descobrir o conteúdo feito especialmente para você e sua autoestima Se inscreva já porque eu to louca para te conhecer melhor!
Ei Mig
Vem descobrir o conteúdo feito especialmente para você e sua autoestima Se inscreva já porque eu to louca para te conhecer melhor!