You are currently viewing Como identificar o seu tipo de pele

Como identificar o seu tipo de pele

O primeiro passo para criar sua rotina de autocuidado é descobrir qual o seu tipo de pele. Cada tipo de pele tem características diferentes. Como muitas ainda têm dificuldade de saber qual é o seu tipo de pele. Vou ensinar pra você migs, tuudo sobre cada um deles para você descobrir o seu!

Porque descobrir o seu tipo de pele?

Descobrir o seu tipo de pele é muito importante para saber quais são os produtos adequados para ela, os que se adaptam às necessidades da sua e não causam nenhuma reação contrária. Afinal, são os pequenos cuidados diários que garantem uma pele bonita e saudável.

Tipos de pele

Existem os tipos de pele mais comuns: as normais, as secas, as oleosas e as mistas. O tipo de pele é determinado pela genética, mas o estado atual dela pode variar de acordo com fatores internos e externos, como por exemplo, hormônios desregulados ou grande exposição ao frio e águas quentes.

Pele Normal

Sem excesso de oleosidade ou ressecamento, a pele normal possui poros pequenos, o que confere à pele uma textura fina, macia e aveludada. Normalmente viçosa e de cor uniforme, sem a apresentação de manchas. Por possuir a quantidade de hidratação e oleosidade em perfeito equilíbrio, a pele normal exige menos cuidados por estar livre de problemas.

Uma pele saudável como essa precisa de poucos cuidados, mas, as dicas essenciais são:

  • Nunca durma de maquiagem; 
  • Mantenha uma alimentação balanceada;
  • Use filtro solar sempre, até nos dias mais nublados. 

Pele oleosa

A pele oleosa tem como principais características a oleosidade excessiva e o brilho intenso, alta umidade e sensação pegajosa, poros abertos e irregulares, além da tendência ao aparecimento de acnes. 

Essas característica são devido a alta produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Quem sofre com a oleosidade excessiva da pele precisa redobrar os cuidados dela para prevenir o entupimento dos poros e causar inflamações como cravos e espinhas. Outra característica da pele oleosa são os poros dilatados. Isso acontece porque o excesso de oleosidade fica acumulado no interior dos poros, fazendo com que eles fiquem maiores e, portanto, mais visíveis. 

Alguns cuidados mantém a pele oleosa mais saudável, são eles:

  • Prefira lavar o rosto com água fria para ajudar a fechar os poros; 
  • Não lave excessivamente para não causar o efeito rebote;
  • Evite cremes que contenham em sua composição nutrientes como aveia, ureia, própolis e semente de uva, pois eles aumentam a oleosidade da pele;
  • Prefira cosméticos em textura gel e oil-free, que são livres de óleo;
  • Não deixe de hidratar, apenas utilize o hidratante para peles oleosas;
  • Use filtro solar diariamente, até nos dias mais nublados.

Pele mista 

Nem oleosa, nem seca. A pele mista combina oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo) com regiões normais ou secas, que podem inclusive ter facilidade para irritação e/ou descamação. Quem tem esse tipo de pele deve dar atenção pontual em cada área, com produtos específicos para cada região.

Os cuidados com a pele mista são:

  • Prefira lavar o rosto com água fria para ajudar a fechar os poros; 
    Prefira cosméticos em textura gel e oil-free para a região T;
  • Não deixe de hidratar, apenas utilize o hidratante para peles oleosas na região T e para peles normais e secas nas extremidades;
  • Use filtro solar oil-free, até nos dias mais nublados. 

Tipo de pele seca

A pele seca não possuí a quantidade de água necessária para se manter saudável, por isso geralmente tem aspecto áspero e sem brilho, além de craquelar e ter tendência ao ressecamento. Normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e, dependendo dos fatores externos aos quais são expostos, pode estar mais propensa a vermelhidão e descamação da pele. 

Alguns fatores genéticos ou hormonais podem ser responsáveis pela pele seca, mas o tempo frio e seco, o vento e a radiação ultravioleta também contribuem para o ressecamento da pele. Todas as peles ficam mais ressecadas com o envelhecimento. Por isso, para manter a pele mais saudável, cuide bem da sua e mantenha-a sempre hidratada.

Alguns fatores que prejudicam esse tipo de pele não conseguimos controlar, mas outros conseguimos resolver com os cuidados a seguir:

  • Procure usar sabonetes com hidratantes; 
  • Fuja dos produtos que contenham álcool; 
  • Use e abuse de cremes hidratantes; 
  • Evite os banhos quentes e muito demorados; 
  • Prefira produtos específicos para o seu tipo de pele; 
  • Faça da água termal, água floral, ou água hidratante a sua melhor amiga, ela é uma ótima opção para cuidar do rosto ao longo do dia;
  • Utilize filtro solar diariamente.

Cuidados básicos para todos os tipos de pele 

Criar hábitos saudáveis de autocuidado vai muito além de usar aquele creminho milagroso migs! Beber bastante água, ter uma alimentação saudável e variada, usar filtro solar e praticar esportes são indispensáveis para quem quer ter uma pele saudável, não importa o tipo de pele que você tem.

#Beba muita água!

Você pode até estar cansada de tanto escutar isso. Mas essa é a regra universal da pele saudável. Não adianta passar um monte de hidratante do lado de fora da pele se o lado de dentro não estiver hidratado, sabe?

#Use protetor solar sempre!

Os raios UVA chegam 100% diretamente na pele, o que pode causar envelhecimento precoce da pele. Ele também é importante na prevenção de doenças como o câncer de pele.

#Tônico facial é muito importante!

Você sabia que limpar a pele com água e sabonete remove apenas 60% da sujeira, mas é o tônico facial responsável por desobstruir os poros e garantir o tônus da pele? Agora que já sabe o poder do tônico, não deixe ele de fora da sua rotina de autocuidado.

#Hidrate o rosto

Todas os tipos de pele devem ser hidratados. Geralmente quem tem pele oleosa não tem o hábito de hidratar a pele, mas mesmo quem sofre com a pele oleosa, não deve deixar essa etapa de fora pois, a hidratação da pele a protege e a torna mais saudável. Lembre-se: todos os tipos de pele ficam mais ressecada com o passar do tempo. Limpe, tonifique e hidrate a pele diariamente.

E aii migs?! Conseguiu descobrir o seu tipo de pele? Deixa pra mim nos comentários e me conta também se você tem mais alguma dúvida sobre ela, assim posso te ajudar cada vez mais por aqui.

Para cuidar de você por completo a UAUBox te ajuda lhe proporcionando os melhores produtos, conhecimento e conteúdo completo para o seu autocuidado e uma experiência completa de autoestima.

#VemSerUAU

INSTAGRAM PINTEREST FACEBOOK

Larissa Drozdowski

Especialista em Beleza e Criadora de Conteúdo para a UAUBox.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Existem primers com diversos acabamentos, por isso fica confuso na hora de escolher. Abaixo eu te mostro o ideal para o seu tipo de pele: […]

[…] Existem primers com diversos acabamentos, por isso fica confuso na hora de escolher. Abaixo eu te mostro o ideal para o seu tipo de pele: […]

[…] Se for possível pule a maquiagem. Agora é um bom momento para deixar sua pele respirar. Usar muitos produtos sob a máscara (por exemplo, base, corretivo, pó) pode gerar um acúmulo na pele e causar irritação e erupções adicionais. Caso necessário, a maquiagem pode ser utilizada, mas é importante sempre se atentar ao produto, ele deve ser adequado para cada tipo de pele. […]