← Voltar

Cosméticos falsificados: aprenda 10 formas de identificá-los.

Um assunto muito comentado é a produção e comercialização de cosméticos falsificados e precisamos falar dele, pois o uso desses produtos podem acarretar sérios danos à saúde trazendo consequências graves ao consumidor.

O mercado de Cosméticos é um grande atrativo

O mercado de cosmético é um atrativo para a comercialização de produtos fakes, pois está em plena expansão, segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que mostra que as 25 maiores varejistas do setor movimentaram R$ 4,7 bilhões entre janeiro e março de 2019.

Os produtos falsificados, que surgem com a promessa de resultados iguais aos originais, porém com preços inferiores, não passam pelas regras básicas de segurança nos processos de fabricação, portanto não possuem certificação dos órgãos que garantem a procedência dos mesmos. Esses produtos não trazem as composições corretas, ou seja, o que está escrito na embalagem como composição do produto pode nem sempre de fato corresponder essencialmente ao que é. A certificação é importante, pois isso garante que ele cumpra todas as normas vigentes pela legislação sanitária, o que gera confiança no usuário.

Produtos falsos x Genéricos

Algumas marcas oferecem opções de produtos genéricos, nesse caso eles são fabricados com a mesma tecnologia e qualidade, porém os custos são reduzidos. Não há problemas em adquiri-los. Os processos de fabricação cumprem com os requisitos de procedência e qualidade.

Já no caso dos cosméticos falsificados, esses são feitos por empresas oportunistas e mal intencionadas, que não tem certificações e não se preocupam com a qualidade do produto que fabricam. Portanto, não confunda!

O perigo de usar maquiagens, perfumes e cosméticos falsIFICADOS

As versões originais contém princípios ativos cuja origem é muito refinada, pura e sem contaminação bacteriana. A marca segue um controle de qualidade altíssimo. Já em produtos falsos há perigo de conter matérias-primas contaminantes e alergênicos que são altamente prejudiciais ao organismo, podendo até mesmo levar à morte.

Maquiagens e cosméticos em geral possuem corantes e conservante na medida certa garantindo a não proliferação de fungos e bactérias, além da boa usabilidade, proporcionando boa espalhabilidade e cremosidade. Outra característica dos produtos originais é que não quebram com facilidade e não possuem forte odor.

Optar por um produto original além de todos os benefícios à saúde também é uma garantia ao consumidor, pois as grandes marcas investem pesado em seu desenvolvimento. Para isso, são submetidos a diversos testes antes do lançamento oficial, e ainda assim, caso o consumidor venha a apresentar qualquer adversidade  como alergia ou irritação sabe a quem recorrer e a marca certamente lhe dará todo o suporte e orientação necessária.

Aprenda identificar produtos falsos

Mesmo sendo uma problemática que acarreta sérias consequências esse assunto é um caso difícil de ser combatido, portanto o consumidor é quem deve estar sempre atento aos detalhes para identificar a originalidade dos produtos. Para isso, citamos abaixo 10 formas de identificar um cosmético falsificado. No momento da compra, fique atenta aos detalhes. Vamos lá, muita atenção!

# TEXTURA

A textura de produtos tais como: sombras, pó compacto e blush é muito importante. Lembrando que deve ser uniforme e sem espaço vazio. A cor também é válida, que não deve ser “pálida”. Por exemplo: se você compra uma cor em um tom pêssego, ela deve estar em um tom de pêssego vivo e não no tom da fruta podre.

# INFORMAÇÕES NO SITE OFICIAL
Sempre recorra ao site oficial da marca para consultar quais são as opções disponíveis de um produto, como cores, por exemplo. Assim fica fácil identificar quando estão te oferecendo um produto falsificado.

 

 
# QUALIDADE NA IMPRESSÃO

A qualidade na impressão da embalagem diz muito. Se ela está aparentemente desbotada, sem cores nítidas, letras borradas ou cores um tanto “ácidas”, atenção aí, melhor manter distância desses produtos, pois é um alerta de possível produto fake.

 

# NÚMERO DE SÉRIE

Produtos originais possuem número de série. Podem estar impressos na embalagem ou no próprio produto, mas você vai encontrar essa informação em algum lugar. Esse número é fornecido pelo Ministério da Saúde e significa que foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ou seja, têm eficácia e segurança comprovadas. Não encontrou? Não compre!

 

# QUALIDADE DA EMBALAGEM

Aqui mais uma vez citamos a embalagem dos produtos como um alerta. Dessa vez atentamos para a qualidade das mesmas. Embalagens semiabertas, malfeitas, com marcas de cola, impressão da “marca” sem qualidade e desbotada são sinais suspeitos. Marcas de renome e procedência se atentam muito à embalagens de muita qualidade para boa conservação e apresentação do produto, por isso, todo cuidado nesse quesito.

 

 
# ADESIVO

O adesivo com informações do produto funciona muito bem e nos traz boas informações sobre o mesmo. É importante que o adesivo não tenha bolhas, não esteja alterado com marcas, não deve estar descolando ou mal colado. Esse adesivo não existe nas falsificações.

 
# PROMOÇÕES

Já ouviu aquele ditado: quando a esmola é demais até o santo desconfia? Pois é! Nenhum fabricante oferece descontos astronômicos e realiza promoções mirabolantes para vender os produtos quase de graça, isso não existe, portanto fique atenta. Desconfie de falsificação se o preço estiver muito abaixo da média.

# FOTOS REAIS

Essa dica é valiosa principalmente para as compras pela internet. Muitos vendedores usam fotos não reais do produto, onde não se pode notar alguns detalhes importantes dele. Sempre que possível converse com o vendedor, peça foto real do produto e da embalagem.
Uma bela imagem do produto na loja virtual não é garantia de que você vai receber um produto de qualidade.

# PRAZO DE VALIDADE

Os produtos originais sempre informam prazo de validade. Já os falsificados não o fazem, mais um detalhe para você se atentar no momento da compra.

# LABORATÓRIO

Uma característica bastante importante é notar na embalagem se o laboratório é citado, pois nos produtos originais a embalagem apresenta as referências do laboratório o qual o desenvolveu, bem como os dados, tais como telefone e/ou endereço. Isso dá ao consumidor a possibilidade de contato com o mesmo no caso de possível reação alérgica ao produto.

É, deu para perceber que esse assunto não é brincadeira. A produção e comercialização de cosméticos falsificados coloca nossa saúde em risco. Infelizmente muitas pessoas optam por adquiri-los atraídos pelos preços, mas não buscam informações mais profundas da seriedade. Vale a pena? A resposta certamente é não!

Se você gostou desse tema e quer saber um pouco mais, nós temos uma dica para você: “Desserviço ao Consumidor”. É um documentário, produzido originalmente pela Netflix, que expõe o que há por trás de um sistema que permite a existência de produtos que põem em risco a saúde e a segurança de consumidores, além de mostrar que a propaganda enganosa e a negligência na produção de produtos populares podem ter consequências gravíssimas.
Fica aqui nossa dica para o que assistir no próximo fim de semana. Prepara a pipoca para a sessão cinema em casa!

Ainda sobre o Documentário selecionamos um vídeo da especialista em Educação Financeira, Andréia Barbosa, onde ela fala um pouco esse assunto polêmico, porém de tanta relevância, vamos assistir?

De olho na saúde e bem estar das nossas UAU girls sempre! Agora que vocês já sabem como identificar um produto falsificado fiquem de olho e fake nunca mais.
Ahhh e vale super a pena dar aquela olhadinha nos produtos que já tem casa, vai que por descuido tem algum perdido, não é mesmo? De olho na saúde migs! Ela é primordial. Daqui, nós estamos sempre cuidando e preparando Boxes recheadas de autoestima para vocês.

Já deram uma olhada nos nossos perfis do Facebook e Instagram hoje? Corre lá porque novidade é o que não falta.

#VamosJuntas

Vem conversar com a gente ♥
NOSSO PINTEREST
  • Mig, você sabia que criar e manter uma rotina de cuidados com a pele previne e retarda o envelhecimento dela? 😱 Pois é, isso é real, viu?! Mas, é super importante respeitar o SEU tipo de pele e usar os produtos adequados. Além de manter a autoestima em dia, o carinho que se oferece à pele será retribuído com proteção e saúde. #VamosJuntas conferir esse passo a passo básico que preparei pra você?
  • Eu sempre digo que a boa autoestima vai muito além dos cuidados com a pele, unhas e cabelos💅 💁‍♀️Ela também caminha de mãos dadas com a relação que você cria com o seu corpo e a sua mente. Sabia que corpo e mente bem nutridos🧠✨ são capazes de elevar a sua autoestima e trazer muitos resultados super positivos para o seu dia a dia?! Arrasta pro lado 👉 e vem saber como, Mig! #somosuau #uaubox #Autoestima #EstiloDeVida #CoragemParaSerUAU #Saúde #Alimentação #Esportes
  • Cheguei com a parte 2 de como deixar seus pincéis cheirosos, limpos e o mais importante, "usáveis"! 🤣 A limpeza das ferramentas de maquiagem se torna essencial para garantir a saúde da pele e o recomendável é higienizar esses itens de make toda semana. Ah, e se você usa esponjinhas para se maquiar, saiba que elas podem ser limpas da mesma forma. E mais uma dica importante: nada de deixar seus pinceis no banheiro. A umidade pode fazer com que eles mofem. Beijos limpinhos! 💖
  • A gente ama um delineado, ainda mais quando o traço dele fica perfeito ✨ O desafio é conseguir fazer isso, né, Mig?! Sem falar que quando a gente tá atrasada parece que não sai de jeito nenhum 😂 Me conta aqui se você já passou por esse desafio 👇 Aproveita e segue a gente no twitter pra acompanhar esse e outros conteúdos exclusivos 🥰
  • Mari, nem tão delicada assim, trouxe algumas dicas de como lavar aqueles pincéis que estão em uso desde 2017! 🤣😰 Mig, o papo é SÉRIO! Quando passamos muito tempo sem higienizar os pincéis, deixamos esses itens expostos ao acúmulo de produto e poeira. A consequência disso é a formação de fungos e bactérias, que podem acabar causando irritações e inflamações, agravando a situação de peles com tendência a acne. ❗ Bora ver a parte 1? Já curte pra eu soltar a parte 2 dessa sequência 😂😘
  • Eu tenho 3 dicas importantes pra compartilhar com você! 💖 Arrasta pro lado pra gente ver juntas o resultado dessa busca! De pouco em pouco, você vai colocando cada uma dessas ações em prática pra deixar seus dias ainda mais UAU! Não esquece de marcar uma amiga aqui pra vocês começarem isso juntas, combinado?! 🥰 #autoestima #uaubox #pesquisa #dicas #autocuidado #vamosjuntas
  • Na UAU, todas as assinantes têm acesso a Carteira, onde elas acumulam pontos através de ações de recompensas e podem trocar por dinheiro.
  • Assine sua UAUBox, receba o DOBRO ou mais em produtos em relação ao valor da sua assinatura e complete sua rotina de beleza todos os meses! 🤑
  • Amiga que é amiga, sempre dá um jeitinho de ajudar 💖 ✨ Use o cupom PINUAU e ganhe 10% de desconto em todo o plano escolhido durante a sua Jornada de Autoestima comigo! Vamos juntas, Mig?!

Larissa Drozdowski

@laridrozdowski

Especialista em Beleza e Criadora de Conteúdo para a UAUBox.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x