← Voltar

Cruelty Free, tudo o que você precisa saber!

Você já ouviu falar nos produtos Cruelty Free? Sabe a diferença entre os produtos Cruelty Free e veganos? NÃO? Nesse post vou falar sobre a diferença entre eles e tudo o que você precisa saber!

O vídeo do Ralph

Nessa semana o curta-metragem “Salve o Ralph” chocou quem assistiu, mostrando um lado não tão conhecido das indústrias de cosméticos, os testes em cobaias. No vídeo Ralph mostra um pouco da sua rotina de “trabalho” num laboratório.
A campanha global promovida pela Humane Society International (HSI) tem o objetivo de conscientizar e proibir testes usando animais. Ela atua no Brasil, Canadá, Chile, México, África do Sul e 10 nações do sudoeste asiático.

Você pode conferir o vídeo aqui:

O que é Cruelty Free?

Uma tradução livre para Cruelty Free é livre de crueldade, esse termo é usado para caracterizar produtos que não usam animais em nenhum processo da fabricação e não usam ingredientes de origem animal. Esse movimento crescente de pessoas, marcas e ativistas busca a extinção de testes de cosméticos e produtos que exijam a participação de animais.

Os testes visam provar a eficácia dos produtos e identificar reações adversas antes de estarem disponíveis para compra. Mas, o que os defensores da causa apontam é que esses testes não podem ser eficazes já que são feitos em organismos com características diferentes dos consumidores, humanos.

Ainda apontam que a evolução da tecnologia pode substituir qualquer animal, permitindo alternativas tão ou mais eficazes.

Para que um produto seja certificado como Cruelty Free é preciso que não haja uso de cobaias em nenhum processo, desde os fornecedores de matéria prima até o produto final. Ou seja, se uma empresa não testa em animais mas, seus fornecedores sim, ela já não é CrueltyFree. Além disso, a empresa precisa controlar a documentação sobre os processos internos e dos seus fornecedores, e também não estar relacionada em nada que prejudique animais.

E qual a diferença entre veganismo e Cruelty Free?

Uma dúvida comum, não é mesmo? Vamos lá então, enquanto o movimento Cruelty Free busca a extinção do uso de animais em testes, o veganismo vai além, pregando o fim de qualquer tipo de exploração animal pelos humanos, seja para alimento, vestuário, trabalho, diversão. Um produto vegano não pode ter nada de origem animal, como cera de abelha, mel, leite.

Um produto orgânico é vegano ou Cruelty Free?

Não necessariamente, o termo orgânico se refere a produtos fabricados com ingredientes livres de químicas e agrotóxicos, cultivados naturalmente. Enquanto o vegano abrange a relação entre pessoas e animais, Cruelty Free busca a extinção de testes em animais e os orgânicos buscam uma produção mais sustentável ao meio ambiente.

Se não tiver animais, como testar?

Já existem muitas empresas que não usam animais em seus testes (mostro em breve uma lista delas) e como elas fazem isso? Uma das alternativas é o teste in vitro com voluntários humanos e ainda o desenvolvimento de tecidos artificiais, isso mesmo? Já pensou uma pele, olhos artificiais para testar?

E não podemos esquecer dos avançados softwares que com uma incrível capacidade de assertividade, investigam e testam possíveis reações aos componentes dos produtos e indicam soluções.

Como eu sei que meu produto é Cruelty Free?

Se você já se identifica com a causa vale buscar bastante e observar alguns indicadores importantes,vai aqui uma ajudinha. Viu algum desses selos? Pode comprar!

Selos Cruelty Free
Selos Cruelty Free

E quem tem esses selos?

Você já deve estar dando pulinhos de ansiedade para saber quais marcas são Cruelty Free e veganas, certo? Eu já te adianto que a UAUBox trabalha com muitas das que estão nessa lista (ai que orgulho <3):

● Skala (100% vegana)
● Vizzella (100% vegana)
Dailus (tem opções veganas)
● Davene (tem opções veganas)
● Anasol Clinicals (100% vegana)
● Inoar (tem opções veganas)
● Salon Line (100% vegana)
● Soulpower (100% vegana)
● Sallve (100% vegana)
Jeitô (100% vegana)
AhoAloe (100% vegana)
Twoone Onetwo (100% vegana)

E para saber muitas outras você pode baixar o Bunny Free um app incrível que mostra os nomes sempre atualizados das empresas que não testam em animais. Ficou curiosa? Acesse AQUI <3

Posso usar mesmo não sendo vegana?

Pode sim, é uma forma de mostrar para as marcas que elas podem usar opções alternativas sem perder a preferência dos seus usuários.

Gostou de saber mais sobre esse tema tão importante e ficar por dentro das marcas que apoiam essa causa? Me conta se você já usa alguma, se surpreendeu positivamente? Conta pra gente o que achou deste conteúdo e o que você mais quer ver por aqui, Mig?

Amanda Correia dos Santos

@amanda_cs21

5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Natalia

Amei a explicação!!

Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x