You are currently viewing 7 razões que você deveria se olhar com mais amor e cuidado

7 razões que você deveria se olhar com mais amor e cuidado

Você já reparou que muitas vezes desdobra mais cuidado com as outras pessoas do que com você mesma?

Para muitas, é um instinto natural se preocupar e ter afeto com os outros, mas quando o assunto é fazer isso por si, parece uma tarefa bem difícil.

Além de ter um punhado de influência histórica do machismo na sociedade que sempre colocou a mulher como secundária ao homem e protetora absoluta do lar, desenvolvemos uma crítica muito grande sobre nós.

Por isso, não nos valorizamos em muitos momentos, não nos colocamos como prioridade o quanto devemos e não fugimos daquele sentimento de egoísmo quando temos a oportunidade de viver por nós mesmas.

Pensando em tudo isso que eu te digo que se olhar com mais carinho é um processo, mas vou te trazer ao longo desse texto um pouco mais sobre o que a autocrítica faz com nós e sete razões do porquê você deveria se olhar com mais cuidado! Vamos nessa?

O histórico machismo que bloqueia o cuidado feminino

Em todo o contexto em que a sociedade se formou, a mulher sempre foi muito negligenciada.

Foram anos e anos de batalha por direitos básicos de participação e equidade por meio do voto, do trabalho e de uma voz escutada.

Isso fez com que, de forma geral, fosse muito mais difícil para as mulheres enxergar seu próprio valor e reconhecer o poder que tem em todos os âmbitos de sua vida.

Inclusive, muitas vezes ele vem acompanhado de culpa ou de uma imensa crítica daquela vozinha que diz que nunca seremos tão capazes quanto eles.

Uma pesquisa realizada pela revista GQ com o Instituto IDEIA apresentou dados curiosos, mas nada surpreendentes: 7% dos homens brasileiros responderam que eles mesmos são seus modelos masculinos que mais admiram.

Além disso, só 3% dos entrevistados disseram que se consideram feios. Apesar desse levantamento só ter sido realizado com homens, sabemos que essas respostas não seriam nem um pouco parecidas se respondidas por mulheres.

Mesmo depois com tanta evolução, ainda seguimos com o sentimento de não sermos merecedoras do amor próprio e do autocuidado quanto os homens se sentem.

A autocrítica e a síndrome de impostora são vilãs do cuidado consigo mesma

Muitos desses sentimentos levam o nome de algo muito sério e que dificulta bastante a auto aceitação: a síndrome do impostor.

Ela é a intensificação das sensações de incapacidade e de falta de valorização interna das conquistas.

#DescriçãoDaImagem: mulher preta de cabelos cacheados usa blusa de manga comprida marrom claro e óculos, está olhando para uma janela branca e está apoiada a uma mesa que tem papeis, canetas e uma caneca de café. Foto: Freepik.

Apesar de não ser considerada uma doença mental, é presente na vida de muitas mulheres e tem sido cada vez mais estudada pelos especialistas principalmente sobre seus impactos.

Eles podem levar ao desenvolvimento de outras complicações e fazem, muitas vezes, que seja negligenciado o cuidado que devemos ter com nosso corpo e mente.

Com tantas cobranças, tantas responsabilidades, tantas pessoas dependentes de nós, como ter a confiança de que somos capazes e de que devemos nos colocar como prioridade também?

Não é uma jornada fácil, mas começar a pensar sobre ela já é um primeiro passo. Para te ajudar a ver de forma mais clara, dá uma olhada nas 7 motivos para você se olhar com mais carinho:

1 – Para cuidar do corpo e da mente

Assim como qualquer ser humano, nós precisamos ouvir o que o nosso corpo e a nossa mente tem falado para nós.

Muitas vezes sentimos dores ou mal estar ou até mesmo ignoramos os sinais de esgotamento e tudo isso pode se tornar um problema muito sério de saúde como um todo.

E você vai perceber que, quando separamos algumas horas, minutos ou passamos a estar mais presentes com nossas necessidades, conseguimos ter mais disposição, ser mais produtivas e ter mais bem-estar. Só lucro!

2 – Para encontrar felicidade mesmo nas coisas pequenas

Quando ficamos num ciclo de trabalho, cobrança e obrigações podemos criar uma expectativa de libertação em um grande acontecimento ou momento feliz que quebre essa rotina.

Mas, muitas vezes, essa situação não dará sozinha a sensação de preenchimento e realização que buscamos.

Por isso é tão importante quando conseguimos visualizar a beleza de pequenas conquistas, o conforto de momentos simples e a sensação de satisfação com o que já temos. Isso vai te dar uma nova perspectiva, juro!

3 – Para enxergar mais significado no trabalho e nas tarefas da rotina

Ao nos olhar com mais cuidado e amor, passamos a ver com menos peso tudo aquilo que fazemos diariamente, seja na profissão ou no dia-a-dia em casa.

Por maior que seja a quantia de trabalho, em muitos momentos eles possuem valores legítimos que vão de encontro com nossos valores e o que buscamos de contribuição com o mundo.

#DescriçãoDaImagem: mulher está sentada de lado em uma poltrona cinza mexendo em notebook prateado; ela usa óculos preto, camiseta amarela e calça jeans. Foto: Freepik.

Pare para analisar todas as pessoas que você já impactou e o que realizou com seu esforço. Você com certeza merece uma medalha por tudo isso!

4 – Para desbravar seu potencial

Quando valorizamos os aprendizados do passado e o sucesso do presente, conseguimos enxergar de forma ainda mais nítida o potencial enorme que temos pro futuro.

Isso passa a acontecer quando fazemos as pazes com os nossos erros, aceitamos nossas qualidades e defeitos e confiamos que somos capazes sim de ir além do que já vivemos.

E vai por mim que, quando você tentar algo novo e conseguir, não será só coincidência, você fez por merecer e deve vibrar muito!

5 – Para alcançar seus sonhos

Você sabe as coisas que já fez e o quanto elas podem ter sido difíceis, não é mesmo? Mas já pensou que elas podem ser o impulso que você precisava para o que ainda vai vir?

Muitas vezes faltam apenas um pouco de fé, uma dose de coragem e um pouco mais de dedicação para você ficar ainda mais perto de tudo o que sempre sonhou.

Pode parecer longe agora, mas cada movimentação que você faz, mesmo interna, te deixa ainda mais perto da realização.

6 – Para inspirar outras mulheres

A inspiração pode fazer grandes feitos por nós, sabia? Ela é como um pontapé que motiva milhares de ações positivas com o exemplo.

Por isso, quando você compartilha com outras mulheres a sua trajetória de autocuidado e os impactos positivos que ela causou, pode transformar a vida de muitas outras.

Ao se priorizar, você não faz o bem para si mesma, mas para suas amigas, sua família e até mesmo quem você nem conhece ou imagina. Uma ganha e todas ganham!

7 – Para reafirmar de que você é merecedora do melhor

Mesmo que aquela voz da auto sabotagem fique na nossa cabeça, quando começamos a pensar mais em nós, vamos, de pouco em pouco, silenciando ela.

Com isso, damos espaço para uma voz mais empática que não só aceita o merecimento, como valida e reforça.

E, de pouco em pouco, esse estímulo se torna verdade interna e ficamos mais fortes e melhores por nós mesmas.

Se chegou até aqui nesse texto, você já está mais perto de mudar a sua visão e fazer do cuidado e do amor próprio uma rotina indispensável.

Existem várias maneiras de fazer isso e a UAU tem ajudado na transformação da autoestima de milhares de mulheres em todo o país.
Quer saber como você pode fazer isso por você mesma? Vem saber mais no site!

Ana Luísa Agostinho

Jornalista, criadora de conteúdo e constantemente curiosa.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments