cancelamento
← Voltar

A cultura do cancelamento tira a chance de aprender com os erros?

Mig, hoje o nosso bate papo vai ser um pouco diferente mas totalmente necessário… #VamosJuntas falar sobre cancelamento?

Você sabia que a “Cultura do Cancelamento“ realmente existe e ela foi eleita como termo do ano em 2019 pelo Dicionário Macquarie?  

Pois é, todo mundo um dia já teve um pézinho nisso, né?! A @lainamarrques aqui da UAU decidiu dividir com a gente algo comum… E quando nós somos os canceladores da nossa própria história?

Mas você deve estar se perguntando agora… Lai, onde vamos chegar?

Mig, aqui na UAU a gente se preocupa com muitos aspectos e principalmente: Autoestima, Aceitação e Autocuidado, mas a gente também sabe que às vezes acabamos caindo na armadilha do cancelamento. Como? A gente acaba cancelando e invalidando a si mesma….

A gente se cancela quando falhamos.
A gente se cancela quando cometemos erros. 
A gente se cancela quando não acreditamos em nós mesmas. 
A gente se cancela quando as coisas saem um pouco do trilho. 

O cancelamento é sempre uma forma de dizer que algo não está legal. Mas quem disse que tudo precisa estar legal o tempo todo? 

mulher pensando - cancelamento
#DescriçãoDoGif mulher pensando

Muitas vezes o hábito de se autossabotar acaba se tornando frequente e a gente inicia o processo de repetição diária sem perceber. Mas você sabia que isso pode afetar diretamente o seu desempenho em muitas áreas da vida? Uhum, é isso mesmo que você ouviu! 

O seu desenvolvimento profissional, pessoal e amoroso está diretamente ligado com a sua confiança em si mesma! 

Se o Cancelamento faz mal em nós mesmos, por que fazer com o próximo?

Ahhhh, algo que influencia muito nessa história é: Como agimos quando o nosso próximo está na situação de ser cancelado? 

Muitas vezes nos pegamos no lugar de juízes (das nossas vidas e da vida do nosso próximo).

Eu preciso te contar um segredo (que não é tão secreto assim), todo mundo um dia já tomou essa atitude ou vai tomar, mas o que eu preciso te lembrar aqui é: podemos melhorar e nos corrigir constantemente, sabe? 

Eu gosto de brincar que é exatamente nessas situações que desenvolvemos a nossa empatia.

 Mas Lai, é possível aprender a ser empática?

menina empolgada - cancelamento
#DescriçãoDoGif menina empolgada

Simmmm, é totalmente possível aprender a ser “empática”. Vale lembrar que isso não significa que vamos concordar com tudo e todos, mas sim, que vamos buscar constantemente entender e respeitar a opinião e ação do próximo, sem julgamentos. 

Como eu mudo o que pra mim já se tornou um hábito? 

Mig, não precisamos mudar todo o nosso hábito de forma radical, mas eu te garanto… quando começamos de pouquinho em pouquinho, tudo caminha pra ficar ainda melhor! Você pode iniciar esse processo invertendo as suas atitudes, e o que era ruim vai se tornando bom aos pouquinhos. Você topa conferir essas dicas?

1ª dica e a mais difícil: Inicie analisando a situação como um todo e não somente o que não foi legal. 

2ª dica: Inverte a situação: se você falava sempre por 10 minutos e escutava 5 minutos, comece a ouvir por 10 minutos e a falar por 5 minutos. 

3ª dica: Tire um tempo para entender quais sentimentos estão por trás daquela atitude. 

4ª dica: Todas nós podemos escolher ser gentis, se esforce nisso.

Mig, eu espero muito que esse bate papo tenha sido tão incrível pra você, como foi pra mim! Você tem alguma dica pra me dar? Me conta aqui! <3 

Laina Moraes

@Laina Moraes

5 3 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Patrícia Machado

Arrasou nesse post! Estava conversando com minha irmã recentemente sobre esse assunto. Somos contra essa cultura de cancelamento, não achamos justo cancelar uma pessoa somente porque em determinado momento ela disse algo errado ou teve uma atitue que não foi legal. Existem diversas formas de se dar um toque numa pessoa sobre algo que ela possar mudar ou melhorar ou até mesmo podemos tentar entender uma atitude ruim de alguém afinal tem dias que a gente não tá legal e acaba falando o que não deve ou agindo de maneira grosseira com alguém. Acho legal como este post também aborda esse outro lado de que as vezes nós nos cancelamos sem perceber, são dicas maravilhosas!

Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x