← Voltar

7 Curiosidades sobre: Tatuagem

Migs, você conhece a história da tatuagem? Bom, hoje eu vim te contar um pouco sobre algumas teorias e curiosidades dessa longa jornada. Vem comigo! 

1. Origem da tatuagem

A tatuagem é muito mais antiga do que qualquer um de nós imagina e era feita em diversos países, cada cultura tinha uma finalidade a esta prática e os primeiros registros que se tinham eram de cerca de 3,3 mil anos antes de Cristo, em que os curandeiros usavam carvão para fazer cortes e desenhos nos habitantes dos povoados da Europa, acreditando que com isso a saúde deles iria ser restabelecida. 

2. Decifrando a origem do nome tatto:

Em 1769, o capitão inglês James Cook fez uma expedição à Polinésia e sua tripulação fez contato com os povos maori. Em seu diário, o capitão conta que encontrou uma nação com a tradição de pintarem os seus corpos. “Na língua deles, chamam isso de tu tahou. Injetam pigmento preto sob a pele de tal modo que o traço se torna indelével.” O nome tatau foi dado pelos habitantes por conta do barulho que os instrumentos usados faziam e os ingleses contraíram a palavra para “tatto”. 

3. Como eram as tintas e ferramentas usadas:

As tintas usadas eram naturais, do tipo vegetal e eram aplicadas nas camadas superficiais da pele. Os instrumentos eram feitos inicialmente de ossos e recentemente foi descoberto, no sudeste dos EUA, uma agulha com 2 mil anos de idade. Segundo o National Geografic, ela é feita de um ramo de espinhos do cacto figueira-da-índia, suas pontas eram molhadas em pigmento escuro, inseridas em um cabo entalhado a partir de sumagre de limonada e atadas com fibra de mandioca.

4. Primeira máquina elétrica de tatuagem: 

A primeira máquina foi inventada em 1876, pelo Thomas Edison, ao qual chamou de impressora autográfica. Ela era uma caneta elétrica com o objetivo de gravar superfícies resistentes.  

A invenção não teve sucesso comercial, porém em 1880 o americano Samuel F. O’Reilly foi pressionado por seus clientes a obter um método mais eficiente e rápido para fazer as tatuagens. Se inspirando em Edison, O’Reilly  inventou uma máquina que oscilava eletromagneticamente e permitia que a agulha fosse movimentada. A invenção só veio a ser patenteada em 08 de dezembro de 1891.

5. Mulher de Gebelein:

A “Mulher de Gebelein” foi encontrada junto com o “Homem de Gebelein A” a 100 anos atrás em Gebelein, cidade que fica a 40 quilômetros ao sul de Luxor, no Egito, estudos mostram que o casal de múmias viveram nos anos de 3351 a 3017 a.C.,

Inicialmente os historiadores não deram muita importância às marcas presentes nos corpos de ambos, até que Daniel Antoine junto com seus colegas da Universidade de Oxford mudaram isso. Eles analisaram todas as imagens das múmias e descobriram que as marcas na verdade podiam ser representações de status ou coragem na sociedade do Egito Antigo. A Mulher de Gebelein tinha um conjunto de imagens em forma de S no braço e no ombro.

6. Homem de Gelo:

O Homem de Gelo, também conhecido como Ötzi, foi encontrado na fronteira da Áustria com Itália no ano de 1991. Ele tem mais de 50 tatuagens espalhadas pelo corpo, datando a Idade do Cobre. 

As tatuagens eram feitas a partir de cortes finos na pele e aplicados com carvão, em pontos que eram propensos a dores, como as articulações e ao longo das costas. Isso leva os pesquisadores a acreditarem que a prática de acupuntura é pelo menos 2 mil anos mais antiga do que se imaginava.

7. Tatuagem entre os marinheiros:

No livro “Uma História da Tatuagem no Brasil” a pesquisadora Silvana Jeha conta que longe das influências indigena brasileira, a tatuagem ocidental ganhou espaço entre os marujos e os primeiros registros deste costume são da primeira metade do Século XIX. 

Os marinheiros tinham medo de morrerem no mar como desconhecidos e por isso se tatuavam e sinais da cruz eram feitos para que os critões fossem reconhecidos, impedindo que seus corpos fossem jogados ao mar ou largados em terras distantes, sem ter o direito de um funeral. 

E aí migs, você sabia dessas curiosidades? Não esquece de me contar o que achou e também se você sabe de mais alguma, combinado?! 

Para mais conteúdos incríveis, segue a gente nas redes sociais <3
Instagram | Pinterest | YouTube | Facebook

#VemSerUAU

Vem conversar com a gente ♥
NOSSO PINTEREST
  • Mig, você sabia que criar e manter uma rotina de cuidados com a pele previne e retarda o envelhecimento dela? 😱 Pois é, isso é real, viu?! Mas, é super importante respeitar o SEU tipo de pele e usar os produtos adequados. Além de manter a autoestima em dia, o carinho que se oferece à pele será retribuído com proteção e saúde. #VamosJuntas conferir esse passo a passo básico que preparei pra você?
  • Eu sempre digo que a boa autoestima vai muito além dos cuidados com a pele, unhas e cabelos💅 💁‍♀️Ela também caminha de mãos dadas com a relação que você cria com o seu corpo e a sua mente. Sabia que corpo e mente bem nutridos🧠✨ são capazes de elevar a sua autoestima e trazer muitos resultados super positivos para o seu dia a dia?! Arrasta pro lado 👉 e vem saber como, Mig! #somosuau #uaubox #Autoestima #EstiloDeVida #CoragemParaSerUAU #Saúde #Alimentação #Esportes
  • Cheguei com a parte 2 de como deixar seus pincéis cheirosos, limpos e o mais importante, "usáveis"! 🤣 A limpeza das ferramentas de maquiagem se torna essencial para garantir a saúde da pele e o recomendável é higienizar esses itens de make toda semana. Ah, e se você usa esponjinhas para se maquiar, saiba que elas podem ser limpas da mesma forma. E mais uma dica importante: nada de deixar seus pinceis no banheiro. A umidade pode fazer com que eles mofem. Beijos limpinhos! 💖
  • A gente ama um delineado, ainda mais quando o traço dele fica perfeito ✨ O desafio é conseguir fazer isso, né, Mig?! Sem falar que quando a gente tá atrasada parece que não sai de jeito nenhum 😂 Me conta aqui se você já passou por esse desafio 👇 Aproveita e segue a gente no twitter pra acompanhar esse e outros conteúdos exclusivos 🥰
  • Mari, nem tão delicada assim, trouxe algumas dicas de como lavar aqueles pincéis que estão em uso desde 2017! 🤣😰 Mig, o papo é SÉRIO! Quando passamos muito tempo sem higienizar os pincéis, deixamos esses itens expostos ao acúmulo de produto e poeira. A consequência disso é a formação de fungos e bactérias, que podem acabar causando irritações e inflamações, agravando a situação de peles com tendência a acne. ❗ Bora ver a parte 1? Já curte pra eu soltar a parte 2 dessa sequência 😂😘
  • Eu tenho 3 dicas importantes pra compartilhar com você! 💖 Arrasta pro lado pra gente ver juntas o resultado dessa busca! De pouco em pouco, você vai colocando cada uma dessas ações em prática pra deixar seus dias ainda mais UAU! Não esquece de marcar uma amiga aqui pra vocês começarem isso juntas, combinado?! 🥰 #autoestima #uaubox #pesquisa #dicas #autocuidado #vamosjuntas
  • Na UAU, todas as assinantes têm acesso a Carteira, onde elas acumulam pontos através de ações de recompensas e podem trocar por dinheiro.
  • Assine sua UAUBox, receba o DOBRO ou mais em produtos em relação ao valor da sua assinatura e complete sua rotina de beleza todos os meses! 🤑
  • Amiga que é amiga, sempre dá um jeitinho de ajudar 💖 ✨ Use o cupom PINUAU e ganhe 10% de desconto em todo o plano escolhido durante a sua Jornada de Autoestima comigo! Vamos juntas, Mig?!

Beatriz Ferreira

@Bê Ferreira

5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x