Vitamina C evita pele oleosa
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Descubra quais são os alimentos que diminuem a oleosidade da pele

Sabemos que existem alguns alimentos que podem piorar a oleosidade da pele, como gordura e açúcar. Mas a boa notícia é que alguns alimentos são importantes para diminuição da produção do sebo! Você sabe quais são? Acompanhe a seguir quais são os alimentos que podem garantir uma vantagem nessa batalha contra a oleosidade da pele.

Pele oleosa
Foto: benzoix via freepik

A ingestão de alimentos que possuem em sua composição as vitaminas A, C e E ajudam na diminuição da produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. Isso porque esses alimentos são reguladores de sebo e antioxidantes, ou seja, seus benefícios englobam a proteção das células, assim como a regulação da quantidade de radicais livres presentes em nosso organismo. A seguir você poderá ver quais são os alimentos ricos nessas vitaminas para manter a oleosidade da pele controlada no seu dia-a-dia.

Vitamina A

Essa vitamina é essencial para a saúde dos cabelos e unhas. É também o nutriente mais importante para a regulação de sebo e saúde da pele. Alem disso, a vitamina A ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e doenças da mucosa. Essa vitamina está presente em muitos alimentos de cor amarela e laranja, como a cenoura, tomate, pimentão e mamão. Outros alimentos ricos em vitamina A são: queijo cottage, ovos cozidos, ameixa seca, manga, espinafre e outros. Vale lembrar que a preparação do alimento é muito importante para manter os nutrientes dos alimentos. Ou seja, procure cozinhar os legumes ou no vapor, evitando óleo ou gorduras. Esse modo de preparo é o que mais evita a perda nutritiva do alimento.

vitamina_a
Foto Freepik

Fique atenta aos sintomas da falta de vitamina A no organismo. Lesões na pele são comuns para quem possui essa falta, assim como cegueira noturna e infecções frequentes. Para a sua reposição, invista nos alimentos listados acima e procure uma nutricionista.

Vitamina C e E

Essas vitaminas são aliadas na recuperação da pele pós episódio de espinhas ou acnes. Isso porque é o nutriente que mais irá ajudar na cicatrização. A vitamina C é indispensável para a produção de colágeno, sendo ele o principal ator na sustentação e firmeza da pele. Já a vitamina E possui uma forte ação antioxidante. Alimentos ricos em vitamina C são: laranja, goiaba, acerola, pimentão vermelho, kiwi, brócolis, morango, entre outros. Já a vitamina E pode ser encontrada nos alimentos de origem vegetal ricos em gordura, como avelãs e castanhas. O salmão e bacalhau também são alimentos ricos em vitamina E.

Vitamina C evita pele oleosa
Foto: @kwanchaichaiudom via freepik

A falta de vitamina C está muito associada aos problemas de gripe e resfriado, já que o sistema imunológico estará enfraquecido. Além disso, sua falta irá retardar na cicatrização de machucados e, até mesmo, espinhas. Já a falta de vitamina E é mais rara, sendo mais comum quando associada à problemas de vesícula, pâncreas ou fígado.

Zinco

O zinco é um forte agente do nosso sistema imune. Ele é capaz de barrar as infecções causadas por fungos, bactérias ou vírus. Ou seja, para a nossa pele, ele desempenha um papel importante, já que irá agir contra alguns micro organismos que podem causar inflamações de espinhas. Os alimentos mais ricos em zinco são as carnes vermelhas. Para as pessoas vegetarianas, é importante a ingestão de feijão de soja, ou amêndoas variadas. Esses alimentos não são tão ricos em zinco quanto a carne, porém podem ajudar na regulagem desse mineral.

Carne rica em zinco
Foto: freepik

 
A falta de zinco no nosso organismo poderá dificultar a cicatrização das espinhas e machucados em nossa pele, assim como a queda de cabelo.

Outros alimentos

Alguns alimentos como cereais integrais são importantes para a regulação da oleosidade da pele. Isso porque possuem um menor índice glicêmico do que cereais não integrais. A ingestão de alimentos com índice glicêmico mais alto irá potencializar a o hormônio que produz oleosidade e sebo.
Outro alimento que breca as inflamações como espinhas e acnes é o ômega 3. Ele é um tipo de gordura poli-insaturada muito importante para a regeneração da pele. O ômega 3 pode ser encontrado em carnes de peixes, chia, linhaça, óleos vegetais e azeite em temperatura ambiente e nozes.

peixe rico em ômega 3
Foto Freepik

O mais importante é manter uma alimentação balanceada, evitando excessos, principalmente de alimentos gordurosas e com muito açúcar. Mas lembre-se de manter uma dieta regada por líquidos, que ajudarão a limpar o organismo e nossa pele!
 
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Mayara Donadio

@mayara.donadio

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