consciência negra
← Voltar

Dia da Consciência Negra | Significado e importância

O Dia da Consciência Negra faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro em todo território nacional. A data faz refere-se ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, que foi líder do Quilombo de Palmares e lutou para defender o território e a liberdade dos negros que conseguiram fugir da escravidão.

A data também reúne diferentes ações de combate ao racismo e reforça o debate sobre a escravidão no Brasil e discriminação, sobre a inclusão do negro na sociedade e religiões e culturas afro-brasileiras. É uma data bastante significativa, sua importância está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.

Como surgiu o Dia da Consciência Negra? 

O Dia da Consciência Negra foi instituído em 2003, através da Lei nº 10.639, que incluía a data no calendário escolar e o tema “História e Cultura Afro-Brasileira” como componente curricular obrigatório das escolas brasileiras. Apenas em 2011, através da Lei nº 12.519, que essa data foi oficializada.

A escolha da data é uma referência a morte de Zumbi dos Palmares, que foi líder do maior quilombo do Brasil, o Quilombo dos Palmares, localizado no atual estado de Alagoas, durante o período colonial. A data de sua morte foi descoberta por historiadores na década de 1970 e motivou ativistas do Movimento Negro Unificado (MNU) transformarem a data no País, elegendo a Zumbi dos Palmares como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados e da luta contra o racismo e opressão no Brasil atual.

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Nascido em 1655, Zumbi dos Palmares foi um líder quilombola, o último líder do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo do período colonial, que lutou pela resistência de milhares negros contra a escravidão. Zumbi enfrentou diversas batalhas para defender o território e a liberdade dos negros no quilombo.

Zumbi era filho de africanos escravizados e nascido nesse quilombo, aos 6 anos de idade foi capturado e entregue a um sacerdote, anos depois retornou ao seu local de nascimento. Ali, lutou para que o quilombo não fosse destruído pelos colonizadores.

Após anos de luta, em 1695, aos 40 anos de idade, Zumbi foi brutalmente assassinado e exposto para população em praça pública. Um ano antes, Quilombo dos Palmares havia sido destruído e Zumbi, apesar de resistir, foi sequestrado e assim mantido até o dia de sua morte. Zumbi se tornou símbolo de resistência e luta devido sua trajetória.

Importância do Dia da Consciência Negra

Além de ressaltar a história e luta de Zumbi dos Palmares e seus companheiros no quilombo, o Dia da Consciência Negra é uma data significativa para o movimento negro, sendo fundamental para destacar o racismo, as desigualdades e violências contra a população negra ainda presentes na nossa sociedade atualmente.

É uma data que mostra a importância de falarmos e analisarmos que nossa sociedade foi construída por meio da escravidão e o quanto isso influencia no Brasil atualmente, além de reforçar a importância da luta para tornar a nossa sociedade mais justa.

Mig, me conta aqui em baixo, esse conteúdo foi útil pra você? Quero saber tudinhooo!

Aproveita pra dar uma passadinha no nosso instagram, lá tem um post especial sobre isso!

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Close Bitnami banner
Bitnami