You are currently viewing Dia do sorriso: por que existe um dia para sorrir?
dia do sorriso

Dia do sorriso: por que existe um dia para sorrir?

Sorrir é uma atitude simples e muitas vezes natural, mas esse gesto pode aumentar a qualidade de vida e mudar o dia de uma pessoa. O sorriso é tão importante que existe uma data só pra ele: toda primeira sexta-feira do mês de outubro é celebrado o dia do sorriso!

O dia do sorriso foi criado para ressaltar a importância de sorrir e estimular as pessoas a sorrirem e a se dedicarem a praticar boas ações, essa foi uma ideia do artista Harvey Ball, criador do famoso Smiley, o circulo amarelo sorridente conhecido no mundo todo. Sorrir é o melhor remédio e Ball acreditava nisso, pois para o artista, todas as pessoas, pelo menos uma vez por ano, deveriam dedicar um momento pra estampar em seu próprio rosto um grande sorriso.

Harvey Ball com sua obra Smiley - dia do sorriso
#PraCegoVer Harvey Ball com sua obra Smiley

Você sabe por que o sorrir faz bem?

Ao sorrir, rir ou gargalhar nós movimentamos alguns músculos faciais que estão ligados aos nervos, estes enviam sinais ao cérebro, que por sua vez libertam na corrente sanguínea hormônios que promovem a sensação de bem-estar, como a dopamina, endorfina e serotonina – comentei uma vez sobre como algumas dessas substancias naturais podem influenciar na autoestima também, dá só uma olhadinha aqui, Migs.

Além de ser algo totalmente natural, essas substancias também são capazes de acalmar o sistema nervoso central, reduzir o batimento cardíaco e a pressão arterial, causando aquela sensação de bem-estar quando sorrimos. UAU! Quanta coisa, né Migs? Mas todas essas coisas boas do sorriso não param por aqui, ein!

mulher sorrindo e fazendo coração com as mãos
#PraCegoVer mulher sorrindo e fazendo coração com as mãos

Os super benefícios do sorriso

Embora exista uma data especial para o dia do sorriso, o ato de sorrir é importante todos os dias, Migs! Através do sorriso somos capazes de demonstrar simpatia e impactar positivamente o dia de alguém, seja familiar, amigo ou até mesmo um desconhecido a quem queremos manifestar um gesto acolhedor e cordial.

O sorriso tem um valor imensurável a vida de quem o recebe e de quem o pratica também, já que sorrir causa vários efeitos positivos no corpo. E o melhor de tudo: sempre tem um motivo bom por trás de um sorriso verdadeiro. Migs, agora você deve estar se perguntando: mas como exatamente o sorriso pode influenciar na minha saúde? Continua lendo que eu te conto! Olha só:

Exercita os músculos e adia o aparecimento de marcas de expressão

Ao sorrir, 12 músculos internos e externos do rosto se movimentam. Essa movimentação influencia no aparecimento de marcas de expressão e adia esse processo, pois tonifica a musculatura facial e retarda os efeitos do envelhecimento. UAU! Que demais, né? Se sorrindo já é tudo isso, imagina quando gargalhamos, que exercitamos 24 deles são ativados! Sorrir é muito melhor do você imaginava né Migs?

#PraCegoVer Mulher mais velha sorrindo

Traz a sensação de bem estar e te deixa bem humorada

Sorrir é algo terapêutico porque libera a endorfina, hormônio do bem-estar, que também alivia a dor e melhora a circulação sanguínea, a serotonina, que diminui o estresse enquanto combate o cortisol e dopamina, que proporciona energia e motivação. Mas atenção Migs, se você perceber que está retendo estresse e tensão ao redor da boca, tente dar uma pausa e relaxe esses músculos. Nada de forçar ou exagerar, tá bem?

Todo mundo fica feliz com um sorriso!

O impacto do sorriso pode ser direto e pessoal. Por exemplo, se você trabalha com o público, você sabe da importância de um sorriso durante o atendimento, seja seu ou de quem você está tratando. Você sabia que pessoas que sorriem mais aparentam ser mais simpáticas, gentis e até mesmo mais competentes? Pois é, Migs! E tem mais: o riso é contagioso! Se você sorri, alguém ao seu lado sorri e assim vai… Viu só, todo mundo fica feliz?

duas mulheres rindo juntas - dia do sorriso
#PraCegoVer duas mulheres rindo juntas

Ajuda na concentração e te deixa mais positivo  

Ao sorrir, o cérebro entende a ação e mantém um controle sobre ela, assim a área cerebral que incentiva padrões positivos e diminui os negativos é ativa, dessa maneira o estimulo de pensar coisas negativas é automaticamente interrompido. Um gesto super simples e cheio de benefícios!

E aí Migs, o que achou desse conteúdo? Você já conhecia todos esses benefícios do sorriso? Me fala nos comentários aqui em baixo!

Agora me conta, você já sorriu hoje? Se ainda não, eu sei como te ajudar! Da um pulinho no nosso Instagram, Pinterest e TikTok, lá tá cheeeio de conteúdo bom demais, super incentivador e que vai te tirar um sorrisinho! <3

Feliz dia do sorriso pra você, Migs! VEM SER UAU <3

Rafaela Romani

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments