← Voltar

Dia Internacional da Igualdade Feminina

E se assim como nós você acredita que é preciso relembrar constantemente essa luta, esse post é pra você!


Hoje, dia 26 de agosto, quero te contar melhor sobre a data que é celebrada internacionalmente como sendo o Dia da Igualdade Feminina, pois mais do que uma homenagem ao gênero, é uma data de reflexão sobre as transformações que ainda devem acontecer para a plena igualdade entre homens e mulheres.

#PraCegoVer Fotografia em tons de cinza, com cinco punhos de mulheres em destaque, com as mãos fechadas, simbolizando a união entre as mulheres.

Aqui na UAU a gente faz muita questão de sempre te entregar bons conteúdos sobre empoderamento feminino, pois, sabemos da importância que ele tem para nossas vidas e que é preciso entender bem o assunto, para aplicar bem. Isso tem tudo a ver com essa data e se você chegou até aqui e ainda não sabe muito sobre, nesse post aqui a Rafa explicou bem certinho o que você precisa saber para entender melhor e começar a aplicar em sua vida. 

Por que 26 de agosto é o Dia da Igualdade Feminina?

A data começou a ser comemorada nos Estados Unidos em referência ao dia 26 de agosto de 1920, quando foi aprovada pelo congresso americano a emenda que concedeu o direito a voto às mulheres. 

Conquistas em linha do tempo

Trouxe as conquistas de igualdade feminina em uma linha do tempo para ilustrar a trajetória das mulheres até os dias de hoje:

1827 – Meninas são liberadas para frequentarem a escola
1832 – A obra “Direitos das Mulheres e Injustiças dos Homens” é publicado
1879 – Mulheres conquistam o direito ao acesso às faculdades
1910 – O primeiro partido político feminino é criado
1932 – Mulheres conquistam o direito ao voto
1962 – É criado o Estatuto da Mulher Casada
1974 – Mulheres conquistam o direito de portarem um cartão de crédito
1977 – A Lei do Divórcio é aprovada
1979 – Mulheres garantem o direito à prática do futebol
1985 – É criada a primeira Delegacia da Mulher
1988 – A Constituição Brasileira passa a reconhecer as mulheres como iguais aos homens
2002 – “Falta da virgindade” deixa de ser crime
2006 – É sancionada a Lei Maria da Penha
2015 – É aprovada a Lei do Feminicídio
2018 – A importunação sexual feminina passou a ser considerada crime
2020 – Quais os próximos passos?

Como vemos nessa linha, há poucas décadas, as mulheres não tinham direito ao voto, nem frequentar as escolas e muito menos trabalhar fora de casa. Essa busca pela igualdade feminina foi e ainda é um longo processo, mas que com a conscientização e colaboração de ambos os sexos, a desigualdade pode e deve diminuir gradativamente.

Mulheres que inspiram

E para celebrar esta data, trouxe algumas inspirações que podem nos ajudar nos momentos em que o desânimo e a frustração bater, pois perceber que tudo o que essas guerreiras passaram para que nós pudéssemos ter nossa liberdade hoje, faz com que criemos uma garra cada vez maior para conquistar ainda mais o nosso espaço.

Simone de Beauvoir (1908-1986):

#PraCegoVer Fotografia em preto e branco, da Simone de Beauvoir de meio corpo, foto posada, com ela sorrindo.

Foi escritora, filósofa existencialista, memorialista e feminista francesa. Foi considerada uma das maiores representantes do pensamento existencialista francês. Ligada aos movimentos sociais, Simone realizou viagens para diversos países, entre eles, China (1955), Cuba e Brasil (1960) e União Soviética.  Em 1971, assumiu a direção da revista política, literária e filosófica de extrema esquerda, “Les Temps Modernes”, criada por ela e pelo filósofo Jean Paul Sartre, em 1944.

Anita Garibaldi (1821-1849):

#PraCegoVer Fotografia em preto e branco, da Anita Garibaldi de corpo todo, com as mãos na cintura, com o olhar distraído.

Considerada a “Heroína dos Dois Mundos”, Anita recebeu esse título por ter participado de diversas batalhas no Brasil e na Itália, ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi. Lutou na Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália. Anita Maria de Jesus Ribeiro faleceu em Mandriole, Itália, no dia 04 de agosto de 1849.

Elizabeth Eckford:

BE024335 - Shows Elizabeth Eckford, one of the nine negro students whose admission to Little Rock's Central High School was ordered by a Federal Court following legal action by NAACP legal defense fund attorneys. 06 Sep 1957, Little Rock, Arkansas, USA Credito: Bettmann/Getty Images
#PraCegoVer Fotografia em preto e branco, com Elizabeth Eckford ao meio de outras mulheres, todas seguram livros.

Considerada a primeira mulher negra a desafiar o racismo nas escolas exclusivas para brancos no sul dos EUA. Quando tinha 15 anos, a Justiça dos Estados Unidos declarou que a segregação dos alunos negros era ilegal. Ainda assim, nove alunos negros, incluindo Elizabeth,  sofreram ataques racistas ao tentarem entrar na escola Little Rock Central High School, no Arkansas. Em 1958, Elizabeth Eckford mudou-se para Saint Louis, no Missouri, para fazer o curso de História. Após a faculdade, ela tornou-se a primeira mulher americana negra a trabalhar em um banco em um cargo. Em 1960, voltou à Little Rock Central High School, onde foi professora.

Nísia Floresta (1810 – 1885):

nisia
#PraCegoVer Fotografia em preto e branco, da Nísia Floresta, de meio corpo, segurando um livro, com o olhar distraído.

Educadora, escritora e poetisa potiguar,  Nísia é considerada a primeira feminista brasileira. Publicou Opúsculo Humanitário, uma coleção de artigos sobre emancipação feminina, que foi merecedor de uma apreciação favorável de Auguste Comte, pai do positivismo. Em 1878 publicou seu último trabalho Fragments d’un ouvrage inédit: Notes biographiques. Nísia faleceu em Rouen, na França, aos 75 anos, a 24 de abril de 1885, de pneumonia.

Amelia Jenks Bloomer (1818 – 1894):

amelia-bloomer-133847556x-56aa24705f9b58b7d000fb61
#PraCegoVer Fotografia em preto e branco, da Amelia Jenks Bloomer, foto posada de rosto, sua expressão é séria.

Ativista do direito das mulheres, Amelia Bloomer ficou conhecida por introduzir o uso de calças no vestuário feminino. Uma das reivindicações de Bloomer e suas amigas miitantes era um vestuário mais confortável e prático para as mulheres da época, que já trabalhavam em fábricas ou no campo ou mesmo praticavam esportes. Elas queriam usar calças, peça que diferenciava homens de mulheres. É considerada uma das primeiras feministas da história. O traje que leva o nome da criadora baseava-se em calças largas que eram presas na altura dos tornozelos e usadas por baixo dos vestidos, proporcionando uma melhor mobilidade para quem a usasse. Infelizmente o traje pouco se popularizou na época, devido as críticas feitas pela imprensa, mas a iniciativa de se questionar o conforto feminino ajudou milhares de mulheres que na época viviam entre espartilhos apertados e trajes incômodos.

***

A luta da mulher para garantir seu espaço no mercado e alcançar melhores condições de trabalho deixou marcas na história do Brasil e do mundo. Espero que a lembrança – não só nesta data, mas sempre – de cada uma destas conquistas fortaleça ainda mais as suas e as minhas razões para acreditar e defender a igualdade de gênero.

#VamosJuntas nessa luta!

Vem conversar com a gente ♥
NOSSO PINTEREST
  • O verão vem aí! Oficialmente dia 21 de dezembro, mas as frutas dessa estação já estão fazendo sucesso 😋 Você sabia que além de sucos e drinks incríveis, elas estão presentes nos produtos que deixam nossa pele e cabelo belíssimos?💖 Abacaxi, Melancia, Laranja, Coco e Maracujá essa saladinha de frutas é delicia na alimentação e nos cuidados com a nossa beleza! Vem no meu Instagram conhecer os benefícios de cada uma delas, Mig! #frutasdabeleza #verão #belezaeasfrutas
  • É hora de garantir 20%OFF + PRODUTO EXTRA na sua Box!😏 "Mas Mari, qual é o produto extra?" 👉🏻Escolhendo o plano SEMESTRAL, você recebe em sua primeira Box o Body Splash Bromélia de L'occitane; 👉🏻 Ou, se optar pelo plano ANUAL, você ganha a Paleta Multifuncional de Quem Disse, Berenice? também na primeira Box! 😍 Tá esperando o quê? Clica no link! *Desconto válido para qq plano em todos os meses da assinatura. **Os brindes serão válidos apenas para assinaturas as semestral e anual.
  • Já sabe como garantir seu primeiro lugar no Ranking UAU e ganhar mais de R$1.000 em prêmios*? Cheguei pra te contar! Chama as amigas 🔥 e se prepara! É só seguir esse passo a passo aqui: 1) Acesse o espaço da UAUMig, e na aba “indicações” você pode ver o seu código, dar aquele ctrl+c e ctrl+v no chat com as amigas. 💲Quanto mais pessoas assinarem usando seu código, mais chances você tem de ganhar. Demais, né?! Clica no link e #VamosJuntas, Mig! 💁🏻‍♀️
  • Mig, sabia que você pode ganhar 5%OFF na próxima mensalidade da assinatura sempre que avaliar sua edição passada? O passo a passo é bem simples, vem comigo! 1) Entre no seu Espaço da UAUMig (o link tá aqui na descrição); 2) Vá até a aba "Sua Box" no menu lateral direito; 3) Ainda na tela "Sua Box", desça um pouquinho e clique em QUERO DESCONTO; 4) Agora é só dar aquele feedback do fundo do 💖 que o desconto virá na sua próxima Box! E aí, tá esperando o quê pra ganhar seu #descontUAU? 🙊
  • Sabia que o UAUInspired é um lugar reservado pra todas as minhas UAUMigs se conhecerem, compartilharem suas experiências e trocar muuita figurinha sobre as edições que recebem? Além disso, sempre rola muito contéudo por lá, sorteios e enquetes sobre a Box, produtos e tudo que envolve essa Jornada de Autoestima! Tá esperando o que pra se empoderar muito junto de milhares de mulheres? É só clicar no link e #VamosJuntas 🥰
  • Já conhece sua UAUStore, Mig? 👀 A UAUStore reune praticidade e economia, duas coisas que a gente ama! Além de oferecer os melhores produtos das melhores marcas do mercado! Ela fica dentro do seu Espaço da UAUMig e o resultado? Segurança, praticidade e uma Jornada de autocuidado mais completa! Só na UAUBox você possui essa e muitas outas vantagens, não vai perder, hein?! Clica aqui no link! 🤩
  • Assine a UAUBox e descubra!
  • Reduzir a quantidade de plástico e de papelão foram alguns dos fatores que fizeram nascer a nova fase da UAUBox.💚 Pensando nisso, trouxemos uma Box que dispensa o uso do envelope plástico pra chegar até você, e a melhor parte é que ela ainda pode ser reutilizada e sua experiência continua a mesma, com produtos incríveis e grandes descobertas pra a sua jornada de autoestima.🌍✨ #VamosJuntas?
  • Mig, você sabia que criar e manter uma rotina de cuidados com a pele previne e retarda o envelhecimento dela? 😱 Pois é, isso é real, viu?! Mas, é super importante respeitar o SEU tipo de pele e usar os produtos adequados. Além de manter a autoestima em dia, o carinho que se oferece à pele será retribuído com proteção e saúde. #VamosJuntas conferir esse passo a passo básico que preparei pra você?

Larissa Drozdowski

@laridrozdowski

Especialista em Beleza e Criadora de Conteúdo para a UAUBox.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x