You are currently viewing Dia internacional pela igualdade das mulheres. Quando a gente chega lá?

Dia internacional pela igualdade das mulheres. Quando a gente chega lá?

Apesar de sermos peças fundamentais na sociedade, até os dias de hoje seguimos lutando pela igualdade das mulheres.

Para manter a chama dessa discussão sempre acesa, no 26 de agosto é comemorado o dia internacional pela igualdade feminina, data que marca o aniversário da lei que garantiu o direito ao voto das norte-americanas em 1973.

 foto em preto e branco de duas mulheres brancas de cabelos presos segurando um cartaz branco com os escritos “Votes for women(Voto para as mulheres) em preto. Foto: http://www.hastingspress.co.uk/history/sufpix.htm
#DescriçãoDaImagem: foto em preto e branco de duas mulheres brancas de cabelos presos segurando um cartaz branco com os escritos “Votes for women(Voto para as mulheres) em preto. Foto: http://www.hastingspress.co.uk/history/sufpix.htm

E vendo mulheres representando altos cargos profissionais, sendo referência nos esportes e também atuantes na política, podemos perceber os grandes avanços já realizados, conquistas de guerreiras que vieram antes de nós.

Um pouco da história da igualdade das mulheres

Mas os primeiros movimentos aconteceram somente no século XVIII com a liberação de trabalho em fábricas. Apesar dos vários episódios que foram fortalecendo a luta a partir disso, os maiores resultados foram aparecer só quase no século XX.

Para ter ideia de como tudo é recente, Mig, no Brasil, as leis que garantiram liberdade civil para as mulheres se desenrolaram só entre a década de 60 e 70.

Até lá, as brasileiras ainda tinham que ter autorização do marido para trabalhar e não possuíam poder familiar.

Outra conquista feita há pouco tempo mas também super importante foi do combate à violência doméstica com a Lei Maria da Penha em 2006, seguida da Lei do Feminicídio em 2015, que garantiram um olhar maior sobre casos ainda tão comuns.

mulher branca de cabelos pretos curtos, usa óculos, blusa branca com escritos pretos e roxos e casaco azul escuro. Foto: Instituto Maria da Penha.
#DescriçãoDaImagem: mulher branca de cabelos pretos curtos, usa óculos, blusa branca com escritos pretos e roxos e casaco azul escuro. Foto: Instituto Maria da Penha.

A igualdade de gênero na pandemia

Mesmo vivendo em um período com tanta evolução bacana, a igualdade de gênero sofreu mais um golpe com a pandemia de Covid-19 em 2020.

A nova estimativa de especialistas do mundo todo é que demore quase 136 anos para alcançarmos essa meta, que antes era de 99 anos. Acredita, Mig?

Isso aconteceu porque, com a pandemia, as mulheres acabaram acumulando ainda mais funções em casa e tiveram níveis maiores de estresse e preocupação.

Mas o futuro é feminino

Apesar de tudo isso, nós sabemos o tamanho da nossa força e coragem para lutar diariamente, né, Mig?

fundo lilás com 4 braços em primeiro plano com punhos fechados, fitas roxas amarradas e o símbolo de feminino desenhado nas costas de cada mão.
#DescriçãoDaImagem: fundo lilás com 4 braços em primeiro plano com punhos fechados, fitas roxas amarradas e o símbolo de feminino desenhado nas costas de cada mão.

E quando nos unimos para buscar ainda mais direitos e reconhecimento da igualdade da mulher, construímos um futuro não só para nós, mas para todas as guerreiras das próximas gerações!

Então vamos celebrar hoje e todo dia nossas vitórias que começam no autocuidado. A UAU está com você nesse caminho!

Ana Luísa Agostinho

Jornalista, criadora de conteúdo e constantemente curiosa.
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments