gentileza
← Voltar

Dia mundial da gentileza: ser gentil melhora sua saúde

A gentileza deveria ser um hábito no cotidiano, mas no meio de tanta correria e agitação, pequenas ações que podem mudar o dia de quem as recebe e de quem as pratica, como um abraço, um sorriso sincero, um “bom dia” animado, um elogio simples ou um gesto de agradecimento são esquecidos ou deixados de lado. Hoje, dia 13 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Gentileza, mas todos os dias são dias para sermos gentis, afinal, adicionar essas ações no meio da sua rotina podem ajudar não somente nas suas relações interpessoais, mas também na sua saúde, sabia Mig?

Gentileza gera saúde

Gentileza gera muito mais que gentileza, gera saúde mental e física também. E isso não sou eu que estou dizendo não, viu Mig? Existe um estudo publicado pela Springer que aponta que a gentileza ajuda a afastar a ansiedade, eleva a autoestima, melhoram seu bem-estar emocional e consequentemente elevam seu ânimo para atividades rotineiras ou atividades físicas e sociais. O ato gentil também cria um efeito motivador e um entorno mais positivo. Para você entender mais, eu separei aqui quais são os benefícios da gentileza para sua saúde, Mig:

gentileza - desenho de mulheres dando as mãos
#PraCegoVer desenho de mulheres dando as mãos
#1. A gentileza diminui a ansiedade

Ações de gentileza provocam uma espécie de excitação na pessoa, deixando-a mais relaxada. Além disso, aumenta os níveis dos hormônios da felicidade, a dopamina e a serotonina, que também ajuda quem tem ansiedade, pois quanto maior for o nível de presença desses hormônios, menor é a intensidade de um momento de ansiedade. Para que isso realmente funcione, tente praticar pequenos gestos de gentileza diariamente.

#2. Quanto mais gentileza, mais a felicidade aumenta

Através da gentileza podemos criar laços e relações mais afetivas com os outros, ações gentis propiciam mais proximidade entre as pessoas. Ser gentil torna o ambiente mais acolhedor e provoca uma sensação de bem-estar, promovendo uma euforia positiva em quem pratica e quem recebe, é por isso que a gentileza tende a deixar as pessoas mais felizes.

#3. Contribui no tratamento de quadros de fobia social

Quando estamos envolvidos em situações que promovem o bem-estar dos outros, ficamos instigados a sair da “bolha do individualismo” e, por consequência, isso acaba nos causando um bem-estar próprio também. Isso leva as pessoas a reduzirem o isolamento e fobia social, e diminui a probabilidade de um quadro de depressão ou minimiza os efeitos daqueles que já sofrem com isso.

#4. Aumenta a energia

Ao praticar gentileza com determinada frequência, toda energia e positividade (ou a maior parte delas) acumuladas se tornam algo constante e dão motivação e atuam na melhora da qualidade de vida. A gentileza é uma ação potencializadora, por isso, após despender tempo ajudando ou mesmo fazendo pequenos gestos simples que alegram as pessoas ao seu entorno, sua energia aumenta positivamente.

#5. Sensações frequentes de dor? A gentileza pode mudar isso! UAU!

Mig, com essa até eu me impressionei, sabia? É que a prática de ações gentis e solidárias influenciam na produção de endorfina, que por sua vez, atua como um analgésico natural do organismo. Ou seja, quem é gentil regularmente pode sofrer menos dores corporais e musculares. Menos dores e mais felicidade? UAU! Isso é demais, né?

#6. Melhora a saúde do coração

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Miami, nos Estados Unidos, as pessoas gentis têm uma produção aumentada de oxitocina, um hormônio dos vínculos emocionais. Isso pode ajudar a baixar a pressão arterial beneficiando a saúde cardiovascular. A oxitocina também pode ser produzida quando nos apaixonamos, portanto, tende a diminuir os níveis de cortisol responsável pelo estresse, um dos grandes vilões para a saúde do coração.

Ações simples de gentileza pra você colocar em pratica

  • Lembre-se de cumprimentar, mesmo que de longe, os seus vizinhos e conhecidos quando eles passarem por você na rua ou em qualquer outro lugar.
  • Se você dirige, dê preferencia para que os pedestres atravessem a rua e ceda passagens no trânsito. Afinal, é um ambiente coletivo, isso evita estresse e acidentes.
  • Ofereça ajuda ao seu colega de trabalho, mesmo que ele não peça. As vezes ele precisa, mas está inseguro de pedir. Ah, e se puder, vez ou outra, arrume o ambiente de trabalho (sem tirar nenhum documento do lugar) de seu colega para quando ele chegar do almoço.
  • Seja gentil com o meio ambiente. Não jogue lixo no chão e ao caminhar pela rua, verifique se tem lixos pelo caminho, recolha e jogue na lixeira adequada mais próxima.
  • Sempre que julgar necessário, peça desculpas. Não deixe que o orgulho fale mais alto. Isso é muito mais que um gesto de gentileza, é também uma ação de amor próprio.
  • Elogie alguém próximo, seja pelo esforço, pelo trabalho, pela roupa ou corte de cabelo novo. Apenas elogie e em troca você ganha um sorriso sincero. É a melhor parte, viu Mig?
  • No mercado ou em alguma loja, vez ou outra deixe a pessoa que tem menos compras passar na sua frente, principalmente se você reparar que essa pessoa está com muita pressa e se você puder também, é claro.
  • Lembre-se de sempre agradecer às pessoas que lhe fazem favores e que oferecem ajuda e, quando puder, retribua essa ação.
  • Cumprimente atendentes de loja, mercado, motoristas, telemarketing ou qualquer outra pessoa que te presta algum serviço com um bom dia, boa tarde ou boa noite. Isso faz muita diferença no dia de alguém.

A gentileza é um ato de se preocupar com o bem estar dos outros, é um gesto de amor próprio e é uma preocupação com a harmonia do ambiente que você e as pessoas ao seu redor estão. Por este motivo, aproveite o dia de hoje – e sempre que der, os demais dias do ano também – para praticar um gesto de gentileza

Mig, o que você achou desse conteúdo, me fala aqui nos comentários? <3 Aproveita pra dar uma passadinha nas nossas redes sociais. UHU!

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Close Bitnami banner
Bitnami