You are currently viewing Alongamento também é saúde e autoestima: aprenda
Pregnant young woman sitting on exercise mat and stretching

Alongamento também é saúde e autoestima: aprenda

“O aquecimento e o alongamento apresentam inúmeros benefícios como melhora da postura, aumento da flexibilidade, melhora da performance na prática de esportes, alívio da dor em algumas doenças ou mesmo na prevenção de lesões. No entanto, para que se obtenham bons resultados, é essencial que estes exercícios sejam praticados corretamente e com moderação.”

A Fisioterapeuta Marcelle Pinheiro do Blog Tua Saúde deu a dica e a gente ouviu.

Foto: aqui

Além de ajudar na sua saúde física, a prática do alongamento, principalmente a longo prazo, pode trazer benefícios também à sua saúde mental, já que é capaz de promover o relaxamento dos músculos e mente. Sem contar que esse é um tempo especial para seu autocuidado e aumento da autoestima.

Então que tal fazer uma pausa na sua rotina corrida e investir 10 minutinhos no seu bem-estar? Escolhemos uma sequência de 4 alongamentos fáceis, mas que quando feitos no dia a dia, vão te ajudar a se sentir melhor!

1 ⁰ Alongamento – Cervical

Em pé, ou até mesmo sentada, apenas coloque as mãos por trás da cabeça, e com cuidado, traga sua cabeça em direção ao tórax com o queixo tendendo a encostá-lo. Segure por 20 segundos, espere 15 segundos e repita. Use o mesmo princípio para alongar lateralmente o pescoço; colocando a mão esquerda ao lado direito da cabeça e trazendo a mesma em direção ao ombro. Segure por 20 segundos e faça para o outro lado. Mas, lembre de respirar!

Foto: aqui

2⁰ exercício – Lombar

Deite-se em uma superfície rígida com algum colchonete ou outro material para não machucar as costas. Alinhe seu corpo (pés juntos, braços rentes ao tronco), e agora flexione uma perna e, com ajuda dos braços traga ela em direção a barriga/tórax, sem perder o contato das costas com a superfície. Enquanto isso, a outra perna se mantém reta e em contato com a superfície. Segure 20 segundos e troque de perna. Faça pelo menos 2 vezes para cada perna.

Foto: aqui

3⁰ exercício – Posterior de coxa

Sente-se, no chão de preferência e em cima de um colchenete para evitar desconforto. Una os pés e não deixe as pernas flexionarem, mantendo ambas estendidas. Com muito cuidado, busque com as mãos encostar nos pés ou o mais próximo possível. Chegou no máximo, segure nessa posição por 20 segundos. Execute 3 vezes com um intervalo de 10 segundos entre as séries.

Foto: aqui

4⁰ Alongamento – Anterior de coxa

Com postura ereta, em pé, pernas rentes e alinhadas, flexione uma das pernas e com o braço do mesmo lado, puxe o pé em direção ao glúteo, mantenha em tensão por 15 segundos e então faça o mesmo para o outro lado. Executar pelo menos 2 vezes para cada lado.

OBS: se sentir dificuldade em se manter em equilíbrio, segure em algo ou se apoie com o braço em uma parede.

Foto: aqui

Eaí, já se sente melhor? O autocuidado é muito importante para a nossa saúde! Então aproveite essas dicas e envie para as pessoas que precisam de uma pausinha no dia!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] os amantes do mundo fitness ou para quem quer uma receitinha mais leve tem opção também, aí […]

[…] diferentes atividades funcionam para pessoas diferentes, você pode descobrir que a meditação, alongamento, exercícios físicos, seus hobbies e atividades de autocuidado irão ajudá-la a se conectar com […]

[…] os amantes do mundo fitness ou para quem quer uma receitinha mais leve tem opção também, aí […]

[…] diferentes atividades funcionam para pessoas diferentes, você pode descobrir que a meditação, alongamento, exercícios físicos, seus hobbies e atividades de autocuidado irão ajudá-la a se conectar com […]