You are currently viewing Dicas para evitar lábios ressecados no frio

Dicas para evitar lábios ressecados no frio

Basta cair um pouquinho a temperatura que eles aparecem: lábios ressecados. Isso acontece porque com a baixa temperatura e tempo seco reduzimos a quantidade de água do nosso corpo e as consequências são as rachaduras e ressecamento da pele.

Durante o frio os cuidados com a pele devem ser diferentes das demais épocas do ano. E algumas partes do corpo merecem uma atenção especial, como no caso dos lábios ressecados que além de causar incômodo e dor também atrapalham qualquer maquiagem.

Mas calma, pois nem tudo está perdido! Reunimos altas dicas para você evitar ter esse tipo de problema e caso ele já esteja te incomodando também há tempo para acabar com essa chateação.  Vamos aprender?

#1 Saliva em excesso

Se você é dessas pessoas que tem o hábito de ficar o tempo todo passando a língua nos lábios, saiba que é melhor parar. Existe uma doença de lábio causada justamente pelo hábito de fazer isso, chamada ‘lip licking’, ela causa o ressecamento ao redor dos lábios e cantos da boca.
aquele aspecto vermelhinho da boca sofre muito em contato com a saliva por conta das enzimas e da acidez dela. Então, quanto mais você faz isso, pior é.

#2 D-Pantenol faz milagre!

Manteiga para lábios são muito válidas. Para ser completo, o processo de hidratação dos lábios precisa ter componentes para três etapas, sendo eles: efeito oclusivo (que é feito por manteigas e óleos para evitar perda de água), efeito umectante (feito principalmente pela ureia e D-Pantenol, que “pega” a água do meio ambiente e traz pra boca, e vai potencializar esse processo) e efeito emoliente (toque sedoso nos lábios).
Conte com as manteigas de cacau para contribuir para os lábios ressecados.

#3 Tenha sempre um Lip Balm na bolsa

O Lip Balm é um batom hidratante com cor, por isso ele é ideal para o uso no dia a dia, pois mantém seus lábios hidratados e reforçam o cuidado com a proteção. Além disso, a cor do batom também contribuirá para manter a make em dia. Sempre que sentir o lábio seco, entre um café e outro, no carro ou na rua, lance mão do seu.

Foto: Lábios Rachados

#4 Nunca, nunca puxe ou morda a pele morta da boca

É muito tentador, sabemos! Acontece que ao puxar ou morder aquelas pelezinhas ressecadas parte da pele saudável dos lábios também podem ser retiradas – o que resulta em cortes ou machucados e mais tempo ainda para a pele se recuperar. 

#5 Preenchimento labial com cautela

A perca de colágeno dos lábios é absolutamente normal com o passar do tempo. Portanto o correto é tratar diariamente retardando esse processo.
O famoso preenchimento labial é feito com ácido hialurônico em pouca quantidade e, quanto a isso, recomendamos colocar pouco e ter controle anual para manter o volume inicial. Além disso, é preciso tomar cuidado com o tipo de produto que é colocado, procurar clínicas e médicos especializados e de confiança. Sempre alertamos para que todos os procedimentos sejam feitos sob orientação médica profissional.

#6 Nada de produtos de outros tipos

Se você é adepta dos tratamentos de beleza feitos em casa, tome cuidado! Nada de passar vaselina, silicone de cabelo ou hidratante corporal na boca. Esses produtos não são apropriados para a área. Portanto, prefira cosméticos próprios para a região e, se quiser testar algo que viu por aí, converse antes com um dermatologista.

Foto: Mulher bebendo água

#7 Beba muita água

Em qualquer época do ano, você já sabe o quanto a água é importante para a manutenção do seu organismo e quantos probleminhas poderiam ser evitados se fosse o consumo adequado da quantidade diária. É normal, durante o inverno reduzirmos a quantidade de água ingerida, porém é um risco. Consuma no mínimo 2 litros de água por dia, isso contribuirá para evitar ressecamento dos lábios, bem como de qualquer outra parte do corpo.

Agora você já sabe como ter lábios saudáveis e bonitos mesmo na estação mais fria do ano. Cuidados simples que fazem toda diferença.

Vem ser UAU!

Larissa Drozdowski

Especialista em Beleza e Criadora de Conteúdo para a UAUBox.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] todo. No Brasil, “um a cada três produtos comercializados na área de beleza é para os lábios” declara a Euromonitor, e nós somos o 4º país que mais consome batom no mundo, isso mostra […]

[…] todo. No Brasil, “um a cada três produtos comercializados na área de beleza é para os lábios” declara a Euromonitor, e nós somos o 4º país que mais consome batom no mundo, isso mostra […]