diferentes tipos de autoestima
← Voltar

Dia da autoestima: os diferentes tipos de autoestima

Ao falarmos sobre autoestima, é comum considerarmos apenas dois níveis opostos: a baixa e a alta. Mas nesse caso, vai muito mais além disso, Mig! A autoestima é algo mutável e precisa ser alimentada para que se desenvolva de maneira saudável, mas é muito difícil manter seu nível de autoestima sempre no mesmo nível durante toda vida, Mig. Para Hornstein, os diferentes tipos de autoestima são divididos em 5 classificações. Olha só:

#1. Autoestima alta estável

Vamos por partes, Mig! Primeiramente, a pessoa com uma autoestima alta geralmente se mostra autoconfiante e capaz de reconhecer seus esforços e de ser gentil consigo mesma – é nesse momento que você se sente mais leve com a vida e com você mesma, sabe?

Enquanto a parte “estável” refere-se a fatores externos, como a opinião alheia ou situações negativas que acontecem que a pessoa impede que a abale. Por isso é estável, pois é mais difícil de desestabilizar. O interessanteé treinar a mente para saber como lidar com situações mais delicadas sempre que surgirem.

#2. Autoestima alta instável

Como o nome já diz, aqui a autoestima se mantem alta, ou seja, com características próximas ou iguais as que foram citadas anteriormente. Porém, ao contrário da pessoa que mantém sua autoestima estável, nesse caso, os acontecimentos esternos facilmente abalam essa pessoa. Isso significa que se as situações ao seu redor estão boas, você se mantém bem, mas quando posta sob pressão ou perdas, sua autoestima se abala e você tem mais dificuldade de lidar com os problemas.

#3. Autoestima baixa estável

Agora está ficando mais fácil de reconhecer as diferenças entre uma classificação e outra, né Mig? Para o caso da pessoa com autoestima baixa estável, sabemos que a pessoa apresenta comportamentos opostos ao de quem tem a autoestima alta, ela vai demonstrar mais insegurança, negativismo, indecisão e medo da rejeição das pessoas. E nesse caso, o cenário não é dos melhores, pois esse pensamento e comportamento é algo estável. A pessoa se sente incapaz e seu emocional está sempre abalado. Este tipo de autoestima é comum em casos de depressão, ansiedade ou em pessoas com níveis muito elevados de estresse.

#4. Autoestima baixa instável

A autoestima baixa instável é ligada aos fatores externos. A pessoa mantém níveis baixos de autoestima no seu dia-a-dia, ou seja, sua insegurança e negativismo são mais constantes do que intercaláveis, porém ao alcançar metas, vivenciar momentos alegres e sucessos, a autoestima dessa pessoa aumenta. E quando tudo “volta ao normal”, ou seja, quando a emoção momentânea passa, sua autoestima fica baixa novamente. Esse estado é bastante instável e flutuável, o que leva a pessoa a ser bastante vulnerável e sensível a fatores que não dependem diretamente dela mesma.

#5. Autoestima inflada

Dentre os diferentes tipos de autoestima, essa classificação pode ser confundida com uma autoestima alta, principalmente numa fase inicial. O que vai diferenciar as duas é que quem realmente tem autoestima elevada se ama e se respeita e nesse caso a pessoa apenas age com prepotência e sente-se superior aos outros. Ela vai aparentar estar bem com ela mesma, vai ter falas autoconfiante, mas não significa que ela realmente pratica o amor próprio, que o o ponto chave de quem tem a autoestima alta.

As pessoas com autoestima elevada sempre procuram meios de ressaltar suas qualidades para os outros e não pra si mesma, acreditam ser mais capazes que os outros em tudo e não aceitam críticas com facilidade. Em alguns casos, essas atitudes servem para mascarar suas próprias inseguranças e uma verdadeira baixa autoestima.

Diferentes tipos de autoestima: qual é o seu?

Procure identificar o tipo de autoestima que você se encontra através de uma auto avaliação sincera das suas atitudes e sentimentos para poder trabalhar seus pontos fracos e manter sua autoestima num cenário melhor, que te proporcione leveza na vida, a autoestima é importante para viver bem <3

Conte com o apoio de amigos e familiares que você tiver próximo e, se necessário, procure ajuda profissional através da terapia. Nada de estigmas ou medo de pedir ajuda, ta bem? O que importa é manter sua saúde mental e viver com alegria. Feliz dia da autoestima pra você, Mig!!

Por aqui eu sempre procuro te ajudar da melhor forma, então me conta Mig, o que achou desse conteúdo? Você já conhecia os diferentes tipos de autoestima? Me conta aqui nos comentários.

Vem conversar com a gente ♥
NOSSO PINTEREST
  • Eu sempre digo que a boa autoestima vai muito além dos cuidados com a pele, unhas e cabelos💅 💁‍♀️Ela também caminha de mãos dadas com a relação que você cria com o seu corpo e a sua mente. Sabia que corpo e mente bem nutridos🧠✨ são capazes de elevar a sua autoestima e trazer muitos resultados super positivos para o seu dia a dia?! Arrasta pro lado 👉 e vem saber como, Mig! #somosuau #uaubox #Autoestima #EstiloDeVida #CoragemParaSerUAU #Saúde #Alimentação #Esportes
  • Cheguei com a parte 2 de como deixar seus pincéis cheirosos, limpos e o mais importante, "usáveis"! 🤣 A limpeza das ferramentas de maquiagem se torna essencial para garantir a saúde da pele e o recomendável é higienizar esses itens de make toda semana. Ah, e se você usa esponjinhas para se maquiar, saiba que elas podem ser limpas da mesma forma. E mais uma dica importante: nada de deixar seus pinceis no banheiro. A umidade pode fazer com que eles mofem. Beijos limpinhos! 💖
  • A gente ama um delineado, ainda mais quando o traço dele fica perfeito ✨ O desafio é conseguir fazer isso, né, Mig?! Sem falar que quando a gente tá atrasada parece que não sai de jeito nenhum 😂 Me conta aqui se você já passou por esse desafio 👇 Aproveita e segue a gente no twitter pra acompanhar esse e outros conteúdos exclusivos 🥰
  • Mari, nem tão delicada assim, trouxe algumas dicas de como lavar aqueles pincéis que estão em uso desde 2017! 🤣😰 Mig, o papo é SÉRIO! Quando passamos muito tempo sem higienizar os pincéis, deixamos esses itens expostos ao acúmulo de produto e poeira. A consequência disso é a formação de fungos e bactérias, que podem acabar causando irritações e inflamações, agravando a situação de peles com tendência a acne. ❗ Bora ver a parte 1? Já curte pra eu soltar a parte 2 dessa sequência 😂😘
  • Eu tenho 3 dicas importantes pra compartilhar com você! 💖 Arrasta pro lado pra gente ver juntas o resultado dessa busca! De pouco em pouco, você vai colocando cada uma dessas ações em prática pra deixar seus dias ainda mais UAU! Não esquece de marcar uma amiga aqui pra vocês começarem isso juntas, combinado?! 🥰 #autoestima #uaubox #pesquisa #dicas #autocuidado #vamosjuntas
  • Na UAU, todas as assinantes têm acesso a Carteira, onde elas acumulam pontos através de ações de recompensas e podem trocar por dinheiro.
  • Assine sua UAUBox, receba o DOBRO ou mais em produtos em relação ao valor da sua assinatura e complete sua rotina de beleza todos os meses! 🤑
  • Amiga que é amiga, sempre dá um jeitinho de ajudar 💖 ✨ Use o cupom PINUAU e ganhe 10% de desconto em todo o plano escolhido durante a sua Jornada de Autoestima comigo! Vamos juntas, Mig?!
  • Cada pessoa é um ser complexo, repleto de experiências e histórias pra contar ✨ Todos os dias, ao acordar, você tem em mãos uma decisão que transforma a sua Jornada de Autoestima: a de se amar. Ser a protagonista da sua vida faz com que os dias sejam leves e você seja sempre lembrada por quem a ama e precisa da sua companhia. Te apresento o conceito e a Box dessa edição de Outubro! Tudo isso porque você é a #ProtagonistaUAU da sua vida! 😍 E aí, topa embarcar nessa Jornada comigo?

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x