diferentes tipos de autoestima
← Voltar

Dia da autoestima: os diferentes tipos de autoestima

Ao falarmos sobre autoestima, é comum considerarmos apenas dois níveis opostos: a baixa e a alta. Mas nesse caso, vai muito mais além disso, Mig! A autoestima é algo mutável e precisa ser alimentada para que se desenvolva de maneira saudável, mas é muito difícil manter seu nível de autoestima sempre no mesmo nível durante toda vida, Mig. Para Hornstein, os diferentes tipos de autoestima são divididos em 5 classificações. Olha só:

#1. Autoestima alta estável

Vamos por partes, Mig! Primeiramente, a pessoa com uma autoestima alta geralmente se mostra autoconfiante e capaz de reconhecer seus esforços e de ser gentil consigo mesma – é nesse momento que você se sente mais leve com a vida e com você mesma, sabe?

Enquanto a parte “estável” refere-se a fatores externos, como a opinião alheia ou situações negativas que acontecem que a pessoa impede que a abale. Por isso é estável, pois é mais difícil de desestabilizar. O interessanteé treinar a mente para saber como lidar com situações mais delicadas sempre que surgirem.

#2. Autoestima alta instável

Como o nome já diz, aqui a autoestima se mantem alta, ou seja, com características próximas ou iguais as que foram citadas anteriormente. Porém, ao contrário da pessoa que mantém sua autoestima estável, nesse caso, os acontecimentos esternos facilmente abalam essa pessoa. Isso significa que se as situações ao seu redor estão boas, você se mantém bem, mas quando posta sob pressão ou perdas, sua autoestima se abala e você tem mais dificuldade de lidar com os problemas.

#3. Autoestima baixa estável

Agora está ficando mais fácil de reconhecer as diferenças entre uma classificação e outra, né Mig? Para o caso da pessoa com autoestima baixa estável, sabemos que a pessoa apresenta comportamentos opostos ao de quem tem a autoestima alta, ela vai demonstrar mais insegurança, negativismo, indecisão e medo da rejeição das pessoas. E nesse caso, o cenário não é dos melhores, pois esse pensamento e comportamento é algo estável. A pessoa se sente incapaz e seu emocional está sempre abalado. Este tipo de autoestima é comum em casos de depressão, ansiedade ou em pessoas com níveis muito elevados de estresse.

#4. Autoestima baixa instável

A autoestima baixa instável é ligada aos fatores externos. A pessoa mantém níveis baixos de autoestima no seu dia-a-dia, ou seja, sua insegurança e negativismo são mais constantes do que intercaláveis, porém ao alcançar metas, vivenciar momentos alegres e sucessos, a autoestima dessa pessoa aumenta. E quando tudo “volta ao normal”, ou seja, quando a emoção momentânea passa, sua autoestima fica baixa novamente. Esse estado é bastante instável e flutuável, o que leva a pessoa a ser bastante vulnerável e sensível a fatores que não dependem diretamente dela mesma.

#5. Autoestima inflada

Dentre os diferentes tipos de autoestima, essa classificação pode ser confundida com uma autoestima alta, principalmente numa fase inicial. O que vai diferenciar as duas é que quem realmente tem autoestima elevada se ama e se respeita e nesse caso a pessoa apenas age com prepotência e sente-se superior aos outros. Ela vai aparentar estar bem com ela mesma, vai ter falas autoconfiante, mas não significa que ela realmente pratica o amor próprio, que o o ponto chave de quem tem a autoestima alta.

As pessoas com autoestima elevada sempre procuram meios de ressaltar suas qualidades para os outros e não pra si mesma, acreditam ser mais capazes que os outros em tudo e não aceitam críticas com facilidade. Em alguns casos, essas atitudes servem para mascarar suas próprias inseguranças e uma verdadeira baixa autoestima.

Diferentes tipos de autoestima: qual é o seu?

Procure identificar o tipo de autoestima que você se encontra através de uma auto avaliação sincera das suas atitudes e sentimentos para poder trabalhar seus pontos fracos e manter sua autoestima num cenário melhor, que te proporcione leveza na vida, a autoestima é importante para viver bem <3

Conte com o apoio de amigos e familiares que você tiver próximo e, se necessário, procure ajuda profissional através da terapia. Nada de estigmas ou medo de pedir ajuda, ta bem? O que importa é manter sua saúde mental e viver com alegria. Feliz dia da autoestima pra você, Mig!!

Por aqui eu sempre procuro te ajudar da melhor forma, então me conta Mig, o que achou desse conteúdo? Você já conhecia os diferentes tipos de autoestima? Me conta aqui nos comentários.

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Close Bitnami banner
Bitnami