← Voltar

O Efeito Batom e o comportamento do consumidor

Ei mig, já ouviu falar sobre o efeito batom ou ficou curiosa pra saber o que é isso? Então esse texto é pra você que ama se informar sobre mercado e o comportamento do consumidor, vem comigo saber mais!

Leonard Lauder, herdeiro da Estée Lauder, criou o termo Lipstick index, ou efeito batom, em 2001. Ele observou um fato curioso que correlaciona altas nas vendas de batom durante os períodos de crise.

#DescriçãoDaImagem A foto mostra uma mulher passando batom nos lábios.

Leonard notou que todas as vezes que o mercado entrava em grandes recessões econômicas, as vendas de Batom da Estée Lauder aumentavam. O fato acontecia com tanta frequência e em tantas marcas de cosméticos, que passou a ser estudado, se transformando em um índice importante de mercado.

Mas como explicar esse aumento nas vendas de batom, um item que até então não pertencia à categoria de necessidade básica? Porque em momentos de recessão econômica, as mulheres escolhem investir seu dinheiro em maquiagem e itens de beleza?

Há alguns psicólogos que explicam que esse aumento nas vendas tem uma relação direta com o nosso instinto animal, um mecanismo primitivo que visa a preservação da espécie.

Em momentos de incerteza, aparece no ser humano uma busca incansável pela estabilidade, isso pode fazer com que as pessoas utilizem mais produtos de beleza, ainda que de forma inconsciente, na esperança de atrair um parceiro/parceira que possa trazer mais estabilidade para um momento incerto.

É possível notar esse padrão acontecendo todos os dias no reino animal. Animais como os pássaros, cantam para atrair seus parceiros. Os pavões que expõem sua exuberante cauda colorida, o fazem para chamar a atenção das fêmeas. Todos eles buscam a preservação da espécie através da beleza.

Muito além do instinto animal

E vai muito além disso, a imagem pessoal e a autoestima são dois dos fatores principais para que os seres humanos sintam-se bem com eles mesmos. Momentos de instabilidade, muitas vezes pedem a manutenção da imagem como uma solução imediata de bem-estar.

Desde o início da pandemia tenho sentido mais vontade de me arrumar, mesmo sem sair de casa, você também sentiu isso, Mig?

Como existe uma relação muito forte entre nossa imagem pessoal e nossa autoestima, esse é um meio rápido e simples de passar por um momento de instabilidade de forma leve.

Por isso o que pode ser visto por alguns como item supérfluo para um momento de recessão, passa a ser de extrema importância para outros pois flerta, de forma inconsciente, com temas que envolvem a saúde mental dos seres humanos.

Efeito Batom e o inconsciente coletivo

Quando pensamos no nosso inconsciente coletivo, percebemos que esse aumento nas vendas de batom caminha junto com questões da psique humana.
O inconsciente coletivo, objeto de estudo de Carl Jung, de forma bem resumida, é um reservatório de imagens que ficam no nosso cérebro, que não vem de experiências pessoais e sim coletivas.
Basicamente um grupo de signos que possuem os mesmos significados para pessoas diferentes, com vivências e histórias de vida distintas.

Você já parou pra pensar porque um batom vermelho pode ser tão especial na vida de uma mulher?

Em 1941, durante a segunda guerra mundial, Winston Churchill, então primeiro-ministro do Reino Unido, fez do batom um item de primeira necessidade ao distribuir o produto para as mulheres e utilizar do slogan “Agora, mais do que nunca, a beleza é seu dever”.

#DescriçãoDaImagem: a foto mostra uma mulher de uniforme militar e batom vermelho na década de 1940.

Segundo Churchill o batom eleva a moral da população e isso era de suma importância no cenário de guerra que o Reino Unido vivia em 1941. Podemos dizer então que no inconsciente coletivo o batom vermelho é um item que empodera as mulheres de diferentes partes do mundo.

O uso de produtos para o bem estar pessoal em tempos difíceis, seja em meio a uma guerra ou uma pandemia, nos traz, antes de mais nada, a esperança de que os dias voltarão a ser como eram. Trazem a sensação de que ainda podemos viver bem mesmo enfrentando tantas situações adversas, e por isso o efeito batom ainda é um tema latente.

E você mig, como está sendo sua relação com os produtos de beleza durante essa pandemia? Me conta aqui nos comentários se você mudou algum hábito de beleza nesse período.

Vem conversar com a gente ♥
NOSSO PINTEREST
  • Mig, você sabia que criar e manter uma rotina de cuidados com a pele previne e retarda o envelhecimento dela? 😱 Pois é, isso é real, viu?! Mas, é super importante respeitar o SEU tipo de pele e usar os produtos adequados. Além de manter a autoestima em dia, o carinho que se oferece à pele será retribuído com proteção e saúde. #VamosJuntas conferir esse passo a passo básico que preparei pra você?
  • Eu sempre digo que a boa autoestima vai muito além dos cuidados com a pele, unhas e cabelos💅 💁‍♀️Ela também caminha de mãos dadas com a relação que você cria com o seu corpo e a sua mente. Sabia que corpo e mente bem nutridos🧠✨ são capazes de elevar a sua autoestima e trazer muitos resultados super positivos para o seu dia a dia?! Arrasta pro lado 👉 e vem saber como, Mig! #somosuau #uaubox #Autoestima #EstiloDeVida #CoragemParaSerUAU #Saúde #Alimentação #Esportes
  • Cheguei com a parte 2 de como deixar seus pincéis cheirosos, limpos e o mais importante, "usáveis"! 🤣 A limpeza das ferramentas de maquiagem se torna essencial para garantir a saúde da pele e o recomendável é higienizar esses itens de make toda semana. Ah, e se você usa esponjinhas para se maquiar, saiba que elas podem ser limpas da mesma forma. E mais uma dica importante: nada de deixar seus pinceis no banheiro. A umidade pode fazer com que eles mofem. Beijos limpinhos! 💖
  • A gente ama um delineado, ainda mais quando o traço dele fica perfeito ✨ O desafio é conseguir fazer isso, né, Mig?! Sem falar que quando a gente tá atrasada parece que não sai de jeito nenhum 😂 Me conta aqui se você já passou por esse desafio 👇 Aproveita e segue a gente no twitter pra acompanhar esse e outros conteúdos exclusivos 🥰
  • Mari, nem tão delicada assim, trouxe algumas dicas de como lavar aqueles pincéis que estão em uso desde 2017! 🤣😰 Mig, o papo é SÉRIO! Quando passamos muito tempo sem higienizar os pincéis, deixamos esses itens expostos ao acúmulo de produto e poeira. A consequência disso é a formação de fungos e bactérias, que podem acabar causando irritações e inflamações, agravando a situação de peles com tendência a acne. ❗ Bora ver a parte 1? Já curte pra eu soltar a parte 2 dessa sequência 😂😘
  • Eu tenho 3 dicas importantes pra compartilhar com você! 💖 Arrasta pro lado pra gente ver juntas o resultado dessa busca! De pouco em pouco, você vai colocando cada uma dessas ações em prática pra deixar seus dias ainda mais UAU! Não esquece de marcar uma amiga aqui pra vocês começarem isso juntas, combinado?! 🥰 #autoestima #uaubox #pesquisa #dicas #autocuidado #vamosjuntas
  • Na UAU, todas as assinantes têm acesso a Carteira, onde elas acumulam pontos através de ações de recompensas e podem trocar por dinheiro.
  • Assine sua UAUBox, receba o DOBRO ou mais em produtos em relação ao valor da sua assinatura e complete sua rotina de beleza todos os meses! 🤑
  • Amiga que é amiga, sempre dá um jeitinho de ajudar 💖 ✨ Use o cupom PINUAU e ganhe 10% de desconto em todo o plano escolhido durante a sua Jornada de Autoestima comigo! Vamos juntas, Mig?!

Catarina Castanho

@catarinacastanho

Publicitária | Criadora de conteúdo para UAUBox

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x