You are currently viewing Os efeitos da luz do sol para pele

Os efeitos da luz do sol para pele

Mulher sorrindo ao sol.

Quantas vezes você toma sol ao dia?

O sol é uma fonte de energia necessária no nosso dia-a-dia, além de ser o responsável por sustentar a vida fotossintética, é através do “banho de sol” que nosso corpo é capaz de produzir a vitamina “D”, só não pode deixar de tomar alguns cuidados necessários para que os efeitos da luz do sol na pele não gere consequências, pois o corpo acumula os efeitos da exposição solar ao longo da vida que refletem na pele e na saúde.

Vou te explicar melhor, Migs: Devemos tomar sol diariamente, em média de 15 a 30 minutos por dia, mas não pode esquecer do protetor solar, ta bem? Assim é possível contribuir pra produção de vitamina “D’ no nosso corpo, já que essa é a principal fonte deste nutriente. Dentre os cuidados necessários, além do protetor solar, também devemos respeitar os horários específicos indicados para tomar sol. Falei sobre esses e demais cuidados ou fatos sobre benefícios e malefícios do sol já por aqui.

Como a luz do sol pode afetar a nossa pele e saúde?

Primeiro precisamos compreender que a luz do sol consiste em espectro de raios com comprimento de onda variável. Uma delas, a luz ultravioleta (UV) – invisível aos olhos – tem o menor alcance comparada a luz visível, que tem alcance mediano e, por fim, a luz infravermelha – também invisível aos olhos – que tem o maior alcance. Os comprimentos de onda mais longos de luz visível e luz infravermelha são capazes de penetrar profundamente na pele, mas isso não significa que a luz UV não é prejudicial, pelo contrário, quanto maior a exposição, maior serão os danos causados, que são cumulativos e, mesmo que só possa penetrar nas camadas superiores da pele (camadas córnea, epiderme e derme), ainda é capaz de gerar uma serie de complicações como queimaduras, danos oculares, doenças crônicas, câncer de pele, o desenvolvimento de rugas e envelhecimento precoce etc.

Vamos mais a fundo nesse assunto?

A luz UV se apresenta em três formas, ultravioleta A (UVA), ultravioleta B (UVB) e ultravioleta C (UVC):

#UVA: contribui para o dano da camada externa que envolve a pele, causando principalmente o envelhecimento precoce.

#UVB: fornece a energia necessária para produção de vitamina “D”, mas é também responsável pelas queimaduras e a danos ao DNA.

#UVC: acaba por não causar danos a nossa pele, porque é bloqueado pela atmosfera terrestre.

A quantidade de luz UV que entra em contato com a pele depende de fatores, como o horário do dia, a estação e clima, a altitude e a localização geográfica, por isso devemos usar o protetor solar e outros itens que bloqueiem esse contato.

Os efeitos da luz do sol na pele é causado pelos raios UVB e UVA. Dá uma olhada no quadro abaixo sobre as propriedades e efeitos destes dois tipos de raios UV:

Tabela de efeitos dos  raios UVA e UVB
Tabela de efeitos dos raios UVA e UVB

Os raios UVA e os UVB tem são capazes de prejudicar a pele, embora a intensidade dos raios UVA seja mais constante, a intensidade dos raios UVB é variante e irregular. Por isso o protetor solar é necessário em qualquer momento do dia, mesmo que a exposição ao sol seja mínima e não pareça fazer diferença (sempre faz diferença) e a escolha do fator de proteção solar (FPS) é baseado no nível de proteção contra os raios UVB oferecido pelo protetor, procure também os produtos contendo o símbolo de proteção UVA. O fator do produto ideal deve ser escolhido conforme a sensibilidade da pele de cada pessoa (pigmentação de pele) em relação aos raios solares e também considerando a intensidade da radiação. Repasse sempre o protetor.

Migs, me conta nos comentários se você já sabia sobre essas curiosidades? E não esquece de passar protetor diariamente, ta bem? Aproveita pra dar uma olhada no nosso instagram e no Pinterest que por lá tem mais dicas e novidades pra você!

 

Rafaela Romani

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] eu te lembrar os cuidados que você deve tomar com relação a exposição solar, nesse post aqui a te explicou sobre os efeitos da luz do sol para a pele, e como dica boa é dia […]

[…] mistura exótica de extratos e óleos australianos nativos e vitamina E associados a proteção UVA e UVB. Possui ingredientes hidratantes e calmantes que proporcionam toque macio e pele perfumada. A […]