← Voltar

O que é empoderamento feminino e qual sua importância

Se você já se perguntou sobre o que é empoderamento feminino ou qual a importância disso pra sua vida, eu tenho a resposta.

#PraCegoVer imagem de uma mulher alegre e empolgada de braços aberto, com fundo lilás

Equidade, liberdade, sororidade e representatividade são práticas que definem o que é empoderamento feminino e representam sua importância. A partir do ato de empoderar-se você garante sua liberdade de escolha, seja daquilo que você veste, da sua profissão e os tipos de relacionamentos que você tem ao longo da vida. É também através disso que influenciamos outras mulheres – cada uma inserida em um contexto diferente da vida – a terem autonomia. Nesse post aqui, a Lari deu uma pincelada sobre a definição de empoderamento e a relação dele com o feminismo, e trouxe junto uma listinha de filmes que contam histórias inspiradoras de várias mulheres (aproveita pra dar uma olhadinha na hora de escolher aquele filminho chave pra assistir no fim de tarde).

Juntas podemos ir mais longe! <3

#PraCegoVer imagem de duas mãos de punho fechados dando um toque, com fundo desfocado

Trouxe pra você uma breve explicação sobre os quatro pilares do empoderamento feminino, pra que a gente entenda melhor sobre isso:

#Equidade

Trata-se da capacidade de analisar e julgar uma situação de maneira integra, imparcial, justa e com respeito a igualdade, considerando a adaptação de regras e desfechos a fim de uma solução mais justa para todos os lados.

#Liberdade

É, em poucas palavras, o grau de independência e o conjunto de direitos reconhecidos ao indivíduo.

#Sororidade

Pode ser entendida como a relação de afeição que une as mulheres em uma rede de solidariedade, empatia e companheirismo. Esse aqui é importante praticar sempre, viu Migs?

#Representatividade

É, basicamente, o ato de ser ou de se sentir representado dentro da sociedade ao ver outras pessoas com características próximas ou iguais as suas sendo exibidas pela mídia como inspiração no espaço social, profissional e pessoal.  

A partir do entendimento e da junção destes quatro pontos fundamentais, é que é possível começar a entender sobre empoderamento.

Você reconhece a importância do empoderamento feminino?

#PraCegoVer imagem de uma mulher loira de óculos pensativa, com fundo vermelho

Deixa que eu explico, Migs! Para isso, vou começar com uma pergunta: imagina se alguém fizesse suas escolhas por você, desconsiderando todas as suas vontades? Empoderar-se, seguir e lutar pelos quatro pilares que citei, é uma das maneiras de impedir isso. Empoderar é dar poder a si mesma em relação as decisões que afetam sua vida, seu corpo, seu trabalho, seu lar, seu estado, seu país e o mundo todo. Empoderar é o que te dá a possibilidade de ser quem você quiser, com os mesmo direitos e oportunidades que os homens em nossa sociedade.

Você sabe por onde começar pra se tornar alguém empoderada?

#PraCegoVer imagem de uma mulher de cabelos longos sorrindo e apontado para frente com o dedo indicador, com fundo lilás

Vou listar algumas dicas, que não devem ser entendidas como uma regra ou fórmula exata, mas que, se você já se questionou sobre isso, podem ser úteis. Da uma olhada, migs:

#1. Invista em si mesma

Invista nos seus estudos e capacitação, porque esse é o primeiro passo pra entender melhor sobre o mundo, sobre seus direitos e, principalmente, sobre você, descobrindo os assuntos sobre os quais você gosta de tratar, seus anseios, seus limites e prioridades para vida. Essa é também uma das formas de mostrar amor a si mesma.

#2. Compreenda seus direitos e deveres

Seus direitos são uma espécie de escudo seu e das demais mulheres contra qualquer tipo de opressão, discriminação ou abuso que possam vir a sofrer. Conhecer seus direitos será sua defesa e lutar por eles será sua garantia. E, não só isso, procure entender seus deveres e responsabilidades como cidadã, justamente para que você não confunda isso com cobranças injustas feitas por uma parcela da sociedade.

#3. Exponha o que pensa e o que quer

Tenha voz ativa, seja no seu lar, no seu bairro, na sua cidade, no seu trabalho ou em qualquer âmbito ao qual você esteja inserida. Não é sobre falar TUDO o que você pensa ou quer, mas defender seus valores e compartilhar e dar crédito às suas ideias, reconhecendo sua capacidade e vontades, decidindo questões sobre você, sobre o seu futuro. Isso é, acima de tudo, dar valor a si mesma.

#4. Estenda a mão para outras mulheres

De maneira sutil nós somos constantemente instigadas a rivalidade feminina e inseridas em um ambiente de competição. Recrie sua visão sobre isso para tornar as coisas mais leves e saudáveis. Se disponha a repassar o conhecimento que você tem de maneira gentil para outras mulheres, para que elas também possam se empoderar. Apoie o empreendedorismo feminino, defenda a garantia de saúde e respeito às mulheres, lute pela igualdade de gênero, compartilhe essa ideia com outras mulheres e, acima de tudo, lute não somente por você, mas pelo direito de todas.

#5. Se conheça e se aceite

Eu sei que com a correria do dia-a-dia e as inúmeras cobranças que nos fazem e que nós nos permitimos fazer a si própria, de vez em quando esquecemos aquilo que a gente realmente quer. Se pergunte “O que eu realmente quero? O que eu realmente gosto?”. Dê um tempo pra você mesma pra poder cumprir com lazeres e pequenos prazeres que fazem sentido pra você e pra sua vida, se olhe no espelho e repare nos seus detalhes, permita-se enxergar de maneira leve e gentil todos os dias. Esses atos influenciam na nossa autoestima, na nossa motivação e na nossa própria felicidade. Empodere sua mente para que você possa enxergar sua essência <3

Ter poder e consciência em relação a suas próprias ações vem por consequência se nos dispomos a entender a nós mesmas, nossos direitos e nosso mundo. Lembre-se, Migs: você é dona de si!

Já seguia alguma dessas dica ou conhece alguma diferente que você pratica? Comenta aqui pra mim, Migs! E não esquece de dar uma passadinha no nosso instagram! <3

Vem conversar com a gente ♥
NOSSO PINTEREST
  • Eu sempre digo que a boa autoestima vai muito além dos cuidados com a pele, unhas e cabelos💅 💁‍♀️Ela também caminha de mãos dadas com a relação que você cria com o seu corpo e a sua mente. Sabia que corpo e mente bem nutridos🧠✨ são capazes de elevar a sua autoestima e trazer muitos resultados super positivos para o seu dia a dia?! Arrasta pro lado 👉 e vem saber como, Mig! #somosuau #uaubox #Autoestima #EstiloDeVida #CoragemParaSerUAU #Saúde #Alimentação #Esportes
  • Cheguei com a parte 2 de como deixar seus pincéis cheirosos, limpos e o mais importante, "usáveis"! 🤣 A limpeza das ferramentas de maquiagem se torna essencial para garantir a saúde da pele e o recomendável é higienizar esses itens de make toda semana. Ah, e se você usa esponjinhas para se maquiar, saiba que elas podem ser limpas da mesma forma. E mais uma dica importante: nada de deixar seus pinceis no banheiro. A umidade pode fazer com que eles mofem. Beijos limpinhos! 💖
  • A gente ama um delineado, ainda mais quando o traço dele fica perfeito ✨ O desafio é conseguir fazer isso, né, Mig?! Sem falar que quando a gente tá atrasada parece que não sai de jeito nenhum 😂 Me conta aqui se você já passou por esse desafio 👇 Aproveita e segue a gente no twitter pra acompanhar esse e outros conteúdos exclusivos 🥰
  • Mari, nem tão delicada assim, trouxe algumas dicas de como lavar aqueles pincéis que estão em uso desde 2017! 🤣😰 Mig, o papo é SÉRIO! Quando passamos muito tempo sem higienizar os pincéis, deixamos esses itens expostos ao acúmulo de produto e poeira. A consequência disso é a formação de fungos e bactérias, que podem acabar causando irritações e inflamações, agravando a situação de peles com tendência a acne. ❗ Bora ver a parte 1? Já curte pra eu soltar a parte 2 dessa sequência 😂😘
  • Eu tenho 3 dicas importantes pra compartilhar com você! 💖 Arrasta pro lado pra gente ver juntas o resultado dessa busca! De pouco em pouco, você vai colocando cada uma dessas ações em prática pra deixar seus dias ainda mais UAU! Não esquece de marcar uma amiga aqui pra vocês começarem isso juntas, combinado?! 🥰 #autoestima #uaubox #pesquisa #dicas #autocuidado #vamosjuntas
  • Na UAU, todas as assinantes têm acesso a Carteira, onde elas acumulam pontos através de ações de recompensas e podem trocar por dinheiro.
  • Assine sua UAUBox, receba o DOBRO ou mais em produtos em relação ao valor da sua assinatura e complete sua rotina de beleza todos os meses! 🤑
  • Amiga que é amiga, sempre dá um jeitinho de ajudar 💖 ✨ Use o cupom PINUAU e ganhe 10% de desconto em todo o plano escolhido durante a sua Jornada de Autoestima comigo! Vamos juntas, Mig?!
  • Cada pessoa é um ser complexo, repleto de experiências e histórias pra contar ✨ Todos os dias, ao acordar, você tem em mãos uma decisão que transforma a sua Jornada de Autoestima: a de se amar. Ser a protagonista da sua vida faz com que os dias sejam leves e você seja sempre lembrada por quem a ama e precisa da sua companhia. Te apresento o conceito e a Box dessa edição de Outubro! Tudo isso porque você é a #ProtagonistaUAU da sua vida! 😍 E aí, topa embarcar nessa Jornada comigo?

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] o seu amor por você mesma, Migs! É importante conhecer a si mesma, se amar e se mostrar e empoderada. Todo mundo carrega uma beleza própria, por isso procure se olhar com mais gentileza e amor por […]

[…] o assunto, para aplicar bem. Se você chegou até aqui e ainda não sabe muito sobre, nesse post aqui a Rafa explicou bem certinho tudo o que você precisa saber para entender melhor e começar a […]

[…] o seu amor por você mesma, Migs! É importante conhecer a si mesma, se amar e se mostrar e empoderada. Todo mundo carrega uma beleza própria, por isso procure se olhar com mais gentileza e amor por […]

[…] o assunto, para aplicar bem. Se você chegou até aqui e ainda não sabe muito sobre, nesse post aqui a Rafa explicou bem certinho tudo o que você precisa saber para entender melhor e começar a […]

[…] você mesma, o autoconhecimento anda de mãos dadas com o empoderamento – falei mais sobre isso aqui – e é isso que vai te motivar a fazer coisas que você quer fazer pra você, te fará se sentir […]

[…] e sua importância pra todas as mulheres, inclusive, você pode dar uma olhadinha nessas dicas de como ser uma mulher mais empoderada que eu escrevi aqui no UAUBlog. É muita coisa incrível por aqui, né […]

Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
6
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x