← Voltar

Escritoras que você precisa conhecer

Você sabia que dia 25 de julho é o dia do escritor? Pois é, e eu sei que na sua cabeça passam vários nomes masculinos. Por isso, vou te contar 5 escritoras que você precisa conhecer.

#1. Jane Austen

Retrato a óleo da escritora Jane Austen

Nascida no dia 16 de dezembro de 1976, na Inglaterra, Jane Austen era a sétima filha de 8 irmãos. Apesar de ser uma romancista, sua obra mais famosa Orgulho e Preconceito tem muitas interpretações, e 200 anos após sua publicação ainda é um dos livros mais vendidos do mundo. Austen faleceu aos 41 anos, mas deixou um grande legado para a história com seus livros.

#2.Rachel de Queiroz

Escritora Rachel de Queiroz

Brasileira, nascida em Fortaleza, a escritora, tradutora e jornalista, Raquel Queiroz foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Aos 19 anos ficou conhecida no Brasil todo ao publicar O Quinze (1930), romance que mostra a luta do povo nordestino contra a seca e a miséria. Com mais de dez prêmios e mais de dez títulos, Rachel deixou sua marca na literatura brasileira.

#3.Djamila Ribeiro

Escritora Djamila Ribeiro

Filósofa e escritora. Djamila Ribeiro, natural da baixada santista, com certeza é uma escritora que você precisa conhecer. Atualmente um dos nomes mais conhecidos do ativismo negro no Brasil. Porém, também tem feito história através das palavras, seu livro Manual Antirracista no ano de 2020 por diversas vezes liderou o ranking de livro mais vendido do país. Aos 40 anos, a escritora já fez e faz histórias nas lutas sociais do país e nas palavras com poder de mudar o olhar social.

#4.Agatha Chrstie

Escritora Agatha Christie

A maior escritora policial de todos os tempos. Você com certeza já viu o nome dela em algum livro ao passar por uma livraria. Filha de um americano e uma inglesa que desejaram muito que ela fosse pianista ou cantora lírica, a paixão da inglesa Agatha era escrever romances policiais, após ser desafiada por sua irmã a escrever uma história policial em que o leitor não poderia desvendar o nome do assino antes do final.

#5.Tati Bernardi

Escritora Tati Bernardi

Paulistana, nascida em 1979, escritora e roteirista, escreve livros voltados para o público feminino e jovem. Seu título mais conhecido trata transtornos mentais com leveza,  Depois a louca sou eu ganhou as telinhas também em um filme.

Escrever nem sempre foi fácil

No entanto, é necessário lembrar que nem sempre foi fácil uma mulher escrever algo e ser publicado e reconhecido no nome dela, assim como eu Gabriela escrevendo esse texto que você está lendo. Por isso, no século XIX era muito comum o uso de pseudônimo masculinos, elas escreviam os livros e eles eram publicados com nomes fictícios de homens, para ter reconhecimento.

Depois de ver essa lista de escritoras que você precisa conhecer, espero que tenha gostado de saber um pouquinho mais sobre essas mulheres incríveis que tem o dom das palavras. Além disso, quero te deixar uma dica. Se você ama ler e está procurando livros para se empoderar, dá uma lida nessas 7 dicas que a Rafa preparou pra você.

E miga, se você tem escritoras que a gente precisa conhecer, comenta aqui que eu tô ansiosa pra saber. Conhecimento é um dos pilares dessa nossa jornada, mas eu te convido a vir com a gente, vamos juntas ?

gabriela.marques

@gabriela.marques

UAUBox

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Por aqui tem bastante conteúdo que ressalta o nome de grande mulheres, como nesse post sobre sobre Escritoras que você precisa conhecer. […]

[…] Por aqui tem bastante conteúdo que ressalta o nome de grande mulheres, como nesse post sobre sobre Escritoras que você precisa conhecer. […]

Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x