← Voltar

Guia completo Low e No Poo

Cada vez mais temos ouvido falar sobre técnicas de Low e No Poo. Muitas cacheadas já tem o assunto na ponta da língua, mas, muitas Migs ainda têm dúvidas sobre o que é, por isso, trouxe nesse post, um guia completinho do que é o Low Poo e como começar a aplicar na sua rotina. Vamos juntas aprender?

Young black woman with afro hairstyle laughing. Girl wearing black clothes. Studio shot.

O que é No e Low Poo?

No poo e low poo são técnicas de lavagem capilar que significam “sem shampoo” e “pouco shampoo”, respectivamente. Também podem ser traduzidas como “sem espuma” e “pouca espuma”. O objetivo dessa técnica é limpar o cabelo da maneira mais suave possível, sem fazer uso de sulfato e substâncias nocivas à saúde capilar (petrolatos, parafinas e afins), que removem toda oleosidade natural do cabelo e ressecam a fibra capilar.

Por que fazer aderir a técnica? 

Seguindo a técnica No ou Low Poo você trata os cabelos sem usar maquiagens ou químicas que agridam e ressequem os fios. Seus cabelos ficarão muito mais macios, brilhosos e nutridos.

Como surgiu?

Essa técnica foi desenvolvida pela cabeleireira inglesa, Lorraine Massey, que depois de perceber que a maioria das pessoas que tinham cabelos cacheados não sabiam como cuidar deles para mantê-los bonitos, decidiu estudar a fundo o assunto até criar um um método de cuidados específicos para cachos. Foi assim que, junto com um time de profissionais, Lorraine fundou a marca de produtos para cabelos cacheados, a Deva Curl

Segundo os estudos feitos por ela e sua equipe, essas substancias que são usadas para fazer uma limpeza profunda não só ressecam os fios como também fazem mal à saúde capilarfazendo com que você perca a oleosidade natural.

Como é feito a limpeza dos fios?

Tenho certeza que neste momento passa por sua cabeça: Mas se o low poo não usa substâncias de limpeza, então como os fios ficam limpos? Vou te explicar Mig! Ainda que o shampoo usado na técnica não tenha sulfatos, ele terá outros componentes que limparão os fios da mesma forma. O mais comum deles é o Cocamidopropyl Betaine que não faz espuma mas que limpa e condiciona os fios de forma eficaz.

O que é proibido em cada técnica?

Além dos sulfatos, que são agentes químicos de limpeza, a técnica abre mão do uso de qualquer produto que contenha petrolatos e silicones . Por quê? Ambos são ingredientes também químicos e que não agregam nenhum benefício real aos cabelos. Eles agem apenas como uma maquiagem na superfície dos fios, deixando-os bonitos e brilhosos por algum tempo, até que você lave os cabelos novamente.

O outro fator que proíbe o uso desses ingredientes na técnica é que eles só podem ser removidos justamente com o uso de sulfatos fortes. Caso contrário, eles acumulam no cabelo deixando um aspecto emborrachado e opaco.

Derivados do petróleo – proibidos nas técnicas No e Low Poo:

Petrolatum (Petrolato); Mineral oil (Óleo mineral); Parafinum (Paraffin, Parafina); Parafinum Liquidum; Vaseline (Vaselina); Isoparaffin; C13-14 Isoparaffin; Dodecane; Isododecane; Alkane (Alcano); Cera Microcristalina (Microcrystalline Wax); Hidrogeneted Polysobutene.

Sulfatos pesados – proibidos nas duas técnicas No e Low Poo:

TEA Lauryl Sulfate; Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate; Sodium Laureth Sulfate; Sodium Lauryl Ether Sulfate; Sodium Laurisulfate (Sodium Lauryl Sulfate); Sodium Myreth Sulfate; Sodium Trideceth Sulfate; Sodium Coco-Sulfonate; Sodium Sulfate Coconut; Sodium 2, podendo ser complementado com Tridecyloxy, Ethony e Ethyl Ester Sulfate; Ethanol 2, podendo ser complementado com Tridecyloxy, Ethony, Hydrogen Sulfate e Sodium Salt; Sodium Tridecyl Sulfate Ether Ethanol; Sodium Tridecyl TRI (Oxyethyl); Sodium Alkylbenzene Sulfonate; Alkylbenzene Sulphonate; Ammonium Lauryl Sulfate; Ammonium Laureth Sulfate; Ammonium Lauryl Ether Sulfate; Ammonium ou Sodium Xylenesulfonate; Ammonium Laureth; Tridecyl Polyoxyethylene Sodium Sulfate; Lauryl Sulfate; Myristal Ether Sulfate; Sulfonato de Sódio Olefina C14-16 (Sodium C14-16 Olefin Sulfonate) e TEA Dodecilbenzenosulfonate (O último é proibido quando presente na composição de shampoos e liberado quando na composição de condicionadores, máscaras ou leave-ins).

Sulfatos leves – liberados para Low Poo e proibidos para No Poo:

Sodium Cocyl Isethionate; Sodium Lauryl Sulfoacetate; Sodium Cocoyl Glycinate; Sodium Lauryl Glucose Carboxylate; Sodium Socoyl, ou Lauryl/Lauroyl, Sarcosinate; Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate; Dioctyl Sodium Sulfosuccinate, também conhecido como Aerossol-OT ou AOT; Decyl Glucoside Poly Carboxylate; Sodium Methyl 2-Sulfolaurate/Disodium Sulfolaurate; Methyl Cocoyl; Lauryl Taurate; Pluronic e Tetronic surfactantes; Poliglucosídeos (Polyglucosides); Sodium Lauryl Sulfoacetate; Disodium Laureth Sulfoccinate;
Sodium Lauroyl Sarcosinate; Distearoylethyl Hydroxyethylmonium Methosulfate; Cocobetaine;
Cocamidopropyl Betaine; Cocabetaine; Cocoamphopropionate.

Silicones insolúveis – liberados para Low Poo e proibidos para No Poo:

Amodimethicone; Cetearyl Methicone; Cetyl Dimethicone; Cyclomethicone; Cyclopentasiloxane; Dimethicone Crosspolymer; Vinyl Dimethicone; Vinyl Dimethicone Crosspolymer; Dimethicone; Methicone Silsesquioxane Crosspolymer; Crosspolymer Dimethiconol; Stearyl Dimethicone; Trimethylsilylamodimethicone; Simethicone;
Polydimethylsiloxane; Methicone; Phenyl Trimethicone; Dimethylpolysiloxane; Bis-Aminopropyl Dimethicone; Dimethiconol; Behenoxy Dimethicone; Stearoxy Dimethicone; Propoxytetramethyl Piperidinyl Dimethicone (PTMPD).

Em ambas as técnicas, também não é indicado também o uso de Parabenos, que são ingredientes utilizados para conservar as fórmulas. Não por fazerem mal aos cabelos, mas por ter estudos que comprovam que esse ingrediente é maléfico para a saúde.

Como começar a técnica Low Poo?

Pra começar a usar a técnica low poo, você vai ter que lavar, pela última vez, seus cabelos com um shampoo COM sulfatos e SEM petrolatos. Isso vai garantir que seu cabelo se livre de resíduos e estejam preparados para sua nova rotina low poo.

A partir daí, você só vai poder usar shampoos sem sulfato e sem petrolatos nas suas lavagens. E não são só os shampoos que devem ser sem essas substâncias, mas também TODOS os seus produtos para cabelo, como cremes de pentear, reparador de pontas, ativadores de cachos, máscaras de hidratação… e por aí vai. A partir de agora, sulfatos e petrolatos estão cancelados da sua vida!

A técnica Low poo é só pra cabelos cacheados?

Não Mig, apesar da técninca ser mais popular para as cacheadas, a técnica também pode ser aplicada para outros tipos de cabelos, como lisos ou ondulados, é só escolher os produtos liberados pela técnica que sejam respectivos para seus tipos de cabelos.

E aí Mig, conta pra mim se você já conhecia a técnica e se não, o que achou? Ficou animada para se jogar nos benefícios dela?

Para mais conteúdos incríveis, segue a gente nas redes sociais <3
Instagram | Pinterest | YouTube | Facebook

Larissa Drozdowski

@laridrozdowski

Especialista em Beleza | Maquiadora | Criadora de Conteúdo para a UAUBox.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x