You are currently viewing Guia prático para fazer unhas em casa

Guia prático para fazer unhas em casa

Sabe aquela sensação de unhas feitas, limpas, lixadas, cortadas e pintadas? É muito bom, não é? Que isso é bom eu sei que todas concordam, agora que arrumar tempo para ir à manicure toda semana eu sei que tem todas tem, por isso fazer as unhas em casa é uma alternativa para as mulheres que procuram uma solução barata, e claro, sem precisar que esperar. Além disso, que conta com o conforto de casa, afinal dá pra colocar uma musiquinha enquanto fazemos as unhas, assistir aquele nosso programa preferido, fazer companhia pra alguém de casa batendo um papo agradável, enfim.
Ah, sem contar que em casa, você utiliza seus próprios materiais e evita o risco de contrair qualquer doença devido ao uso compartilhado de alicates, esmaltes e afins.
Para as meninas que curtem a ideia de cuidarem de suas próprias unhas em casa, nós preparamos um tutorial que vai te ajudar a tornar essa prática mais fácil.


#1 MONTE SEU KIT MANICURE / PEDICURE

Antes de qualquer coisa, é preciso montar seu kit de manicure e pedicure. Você vai precisar de alguns itens básicos para fazer as unhas e para que não seja surpreendida, já prepara tudo, assim evita surpresas de não ter alguma coisa que vá precisar e ter que sair no meio do processo para comprar, ou pior, ter que interromper.
Confira os itens essenciais para adotar o hábito de fazer as unhas em casa:
Básicos:
– Alicate de unha
– Cortador de unha
– Lixa (tamanho de sua preferência)
– Algodão
– Palito
– Removedor de esmalte
– Esmaltes, base transparente, óleo secante
– Espátula para afastar cutícula

Esses são itens básicos, depois caso você queira incrementar sua nécessaire existem muitas outras opções, tais como: lixa polidora de unhas; creme amolecedor de cutículas; esterilizador; secador de esmalte; empurrador de cutícula; óleo secante; separador de dedos; base extra brilho; creme esfoliante; entre outros.


#2 PASSO A PASSO

Antes de iniciar o processo, separe os itens que vai utilizar. Escolha um lugar com boa iluminação e que você fique em uma posição confortável.
Após isso, o primeiro passo é remover o esmalte antigo com algodão embebido no removedor de esmalte e cortar as unhas com o cortador, caso seja necessário. Feito isso é só seguir os passos abaixo:

1. Lixar: Lixe as unhas no formato de sua preferência. Procure manter uma simetria. Se for lixá-las no formato quadrado, lembre-se de lixar também as laterais da unha para evitar que possa se machucar ou que quebra com facilidade.

2. Polir: Caso tenha uma lixa polidora, essa é a hora de usá-la. Passe-a sobre as unhas com delicadeza, pois o processo diminui a espessura da unha.

3. Amolecer as cutículas: Passe um creme hidratante, ou aplique o amolecedor de cutículas. Deixe o creme agir por um tempo (aproximadamente 2 minutos).

4. Remover ou afastar as cutículas: Após o amolecimento das cutículas, você pode retirar o excesso da mesma com o alicate ou, se preferir não retirá-la, apenas a empurre com a ajuda da espátula e retire com o alicate apenas as “pelinhas” que podem aparecer entorno das unhas.

5. Aplicar a base: Aplique uma camada de base transparente ou fortalecedora antes do esmalte. Ela serve para aumentar a duração e a cobertura da esmaltação e proteger as unhas do pigmento presente no esmalte.

6. Esmaltação: Espere a base secar e, em seguida, aplique o esmalte escolhido. Procure aplicar camadas finas e utilizar pouco produto no pincel, partindo da parte interna em direção as pontas.

7. Aplique o óleo secante: Após colorir as unhas, aplique o óleo secante, além de contribuir para que o esmalte seque mais rápido, ele ainda melhora a cobertura e dá um brilho extra no esmalte.

8. Limpe os cantos: É normal sujar a lateral que contorna as unhas ao aplicar o esmalte e esse talvez seja o passo mais chato e demorado de realizar. Para remover molhe a ponta do palito com removedor de esmalte e envolva-a com algodão, mergulhe novamente no removedor de esmalte para molhar o algodão e passe o palito sobre os excessos de esmalte fazendo movimentos giratórios, com cuidado para não retirar o esmalte das unhas.

9. Secagem: Para agilizar o processo de secagem do esmalte você pode utilizar um secador de esmalte ou um spray secante. Caso não tenha nenhum desses itens, aguarde a secagem natural das unhas, só é preciso cuidado para não esbarrar em nada.



#3 GUIA DO ESMALTE

Para complementar esse post, vamos falar um pouquinho sobre esmaltes? Tem gente que ama, compra de montão e adora estar sempre com cores da moda.
Além de proteger as unhas, o esmalte se tornou um acessório de moda nas mãos! Seja cremoso, matte ou metálico, escolha a sua cor predileta para ter unhas de gata.

O QUE É ESMALTE 3 FREE, 5 FREE E 7 FREE?

As fórmulas chamadas free, também conhecidas como esmalte hipoalergênico ou antialérgico, são livres de algumas substâncias existentes nos esmaltes comuns utilizadas para fixar a cor por mais tempo e dar brilho ao acabamento, mas que podem causar reações alérgicas em contato com a pele de pessoas que tenham sensibilidade a eles.

Esmaltes 3 free: são livres de tolueno, formaldeído e dibutilftalato (DBP).

Esmaltes 5 free: não contêm tolueno, formaldeído, dibutilftalato (DBP), resina de formaldeído e cânfora.

Esmaltes 7 free: não possuem tolueno, formaldeído, dibutilftalato (DBP), resina de formaldeído, cânfora, conservantes e petrolatos.

#4 ACABAMENTOS DE ESMALTE

Atualmente, as unhas podem ser destacadas com diversas possibilidades de efeitos diferentes entre si. Dos mais discretos aos mais criativos, é só escolher o que você mais gosta.

Esmalte cremoso: ricos em pigmentos que proporcionam alta cobertura das unhas com poucas demãos e dão acabamento de verniz às unhas.

Esmalte cintilante: o mais delicado de todos, possui um leve acabamento de brilho com cobertura transparente das unhas. Ideal para ser usado por cima do esmalte cremoso.

Esmalte perolado: é a fusão do esmalte cremoso com o cintilante, já que possui a cobertura do primeiro com o brilho do segundo.

Esmalte fosco: também chamados de matte, são aqueles que o acabamento é completamente ausente de brilho. Boa escolha para compromissos formais que exijam looks mais discretos.

Esmalte com glitter: podem ter base transparente incolor ou colorida, que ganha destaque com as partículas bem pequenas, que refletem a luz e destacam a cor utilizada por baixo das unhas.

Esmalte metalizado: lembra, literalmente, as cores metálicas do ouro, prata e bronze. Além disso, seu brilho é mais uniforme e sua textura proporciona cobertura mais intensa das unhas.

E você, qual seu preferido? Conta pra gente!
Tá gostando das dicas UAUBox? Acompanhe também nosso Facebook e Instagram que estão recheados de novidades para você que é moderna e antenada. Vem ser uma UAUBox girl.

Larissa Drozdowski

Especialista em Beleza e Criadora de Conteúdo para a UAUBox.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments