You are currently viewing O que a hidratação pode fazer pelo seu rosto, corpo e cabelo

O que a hidratação pode fazer pelo seu rosto, corpo e cabelo

A hidratação é um aspecto fundamental no organismo do ser humano para se manter saudável como um todo.

Para você ter uma ideia da relevância, os cientistas avaliam que quase 70% do nosso corpo é composto de água.

Além de hidratar o organismo, ela ajuda no transporte de células e no bom funcionamento de vários órgãos. Deu para perceber o quanto a gente não pode ficar sem ela, não é mesmo?

Por isso, é super importante ficar atenta aos sinais de desidratação e ressecamento do corpo. Por isso, vamos trazer hoje algumas explicações sobre o impacto da hidratação em três grandes áreas do seu autocuidado: rosto, corpo e cabelo. Partiu!

Qual a importância da hidratação para o nosso corpo?

Você já deve ter visto em algum filme, um personagem em um lugar remoto sem água e sem comida, lutando pela sobrevivência.

E uma das primeiras coisas que ele busca é alguma forma de tomar água e repor a hidratação perdida no desenrolar dos acontecimentos.

Isso acontece porque, o tempo máximo que conseguimos ficar sem consumir nenhuma água são apenas três dias.

A hidratação é o primeiro combustível do nosso corpo, o item mais essencial para o funcionamento básico da corrente sanguínea que leva as células por todo o organismo.

Com isso, ela também chega para ativar os órgãos, fortalecer os tecidos com nutrientes, regular a temperatura, eliminar as toxinas e auxiliar a respiração.

Como saber quanta hidratação preciso?

Já que falamos sobre cinema, para ficar ainda mais claro, no roteiro sobre o filme do corpo humano, a água seria o personagem principal e a heroína da história!

Por isso, é nosso dever fornecer a quantidade de hidratação necessária. E engana-se quem acha que todo mundo precisa de 2 litros por dia.

Cada corpo é diferente e único, assim como sua necessidade de água. Os nutricionistas indicam uma forma super fácil de descobrir: basta multiplicar o peso corporal (em quilos) por 35 ml.

Uma pessoa que tem 65kg, por exemplo, precisaria tomar, no mínimo, 2,275 litros de água para estar hidratada de forma saudável.

O que a hidratação pode fazer no nosso autocuidado

Além da hidratação interna que temos que fazer consumindo água, o corpo também precisa de uma reposição para o bom funcionamento do que está no externo.

#DescriçãoDaImagem: foco no rosto de mulher preta com cabelos presos para trás, passando creme no seu rosto com a mão. Foto: Freepik.
#DescriçãoDaImagem: foco no rosto de mulher preta com cabelos presos para trás, passando creme no seu rosto com a mão. Foto: Freepik.

Você consegue reparar quando você precisa dar uma atenção maior a sua pele e cabelos, quando percebe que eles estão ressecados, opacos e enfraquecidos.

Para solucionar isso, é importante usar os momentos de autocuidado para conhecer mais do seu corpo e fazer a hidratação adequada.

Então bora saber o que a hidratação pode fazer pelo seu rosto, corpo e cabelo!

Rosto

Uma skincare completa é aquela que envolve os três principais passos: limpar, hidratar e proteger.

Depois de eliminar as impurezas, é extremamente importante ajudar a repor a água que foi eliminada antes de fazer a proteção contra a exposição solar.

Isso porque, um rosto ressecado deixa a pele opaca e sem brilho, que pode até começar a descascar, dando aquele abalo na autoestima, não é?

A hidratação diária também é importante por ser uma barreira contra a perda de líquidos e ajudar a manter a produção de colágeno, dando aquele aspecto saudável e viçoso na pele do rosto.

E ele faz total a diferença quando queremos diminuir e prevenir as rugas e linhas de expressão, além de deixar a pele mais uniforme e elástica, pronta para tudo o que você quiser fazer.

Mas você deve estar se perguntando: se eu tenho o rosto oleoso, devo me preocupar com a hidratação?

A resposta é sim! A pele produzir mais sebo não significa que ela é mais hidratada.

Inclusive, se nós só limparmos sem repor o líquido perdido, tem uma chance de ressecar a pele e estimularmos ainda mais a produção de sebo. Por isso é tão importante manter todas as etapas equilibradas, ok?

Corpo

Da mesma forma que no seu rosto, a pele do corpo também só tem a ganhar com a hidratação.

Com ela, é possível prevenir irritações e amenizar aquelas áreas que ficam mais ásperas e até esbranquiçadas como cotovelo e calcanhar, por exemplo.

Uma função super importante da hidratação do corpo também é que ela ajuda a proteger contra a agressão e os agentes externos.

A pele ressecada se torna mais frágil, então fica mais vulnerável a machucados e hematomas.

Para ficar ainda mais fácil de encaixar na sua rotina, deixe um creme hidratante no banheiro e passe em todo o corpo após o banho.

Nesse momento, os poros estão abertos e fica ainda mais fácil da pele absorver a hidratação.

O ideal é fazer esse processo todo dia para garantir todos os benefícios, combinado?

Cabelo

Você já deve ter ouvido alguém falar do quanto é importante ter um cronograma capilar para manter os fios saudáveis na medida certa, não é mesmo?

O cronograma, nada mais é, do que uma ordem de cuidados que leva hidratação, nutrição e reconstrução para um cabelo forte.

#DescriçãoDaImagem: mulher branca está no banheiro envolta em toalha marrom, com o cabelo molhado e creme nas mãos. Foto: Freepik.
#DescriçãoDaImagem: mulher branca está no banheiro envolta em toalha marrom, com o cabelo molhado e creme nas mãos. Foto: Freepik.

E a hidratação é um pilar importante do processo e a lógica é a mesma do que das outras áreas do corpo que já vimos.

Quando repomos a água ao cabelo, deixamos eles mais firmes com camadas alinhadas, naquele efeito maravilhoso de comercial de shampoo, sabe?

Com isso, as madeixas recuperam o brilho e a sedosidade que vão dar movimento e ressaltar os aspectos mais lindos do seu rosto!

Cada cabelo é único, mas, de forma geral, é importante que a hidratação seja feita no cabelo pelo menos uma vez por semana.

Mas vale analisar a situação dos seus fios para ver se precisa aumentar a frequência. Além disso, não deixe as outras etapas do cronograma de lado também, em?

Apesar de parecer muita coisa para nos preocuparmos, a essência é uma só: a água é super necessária dentro e fora do corpo.

E o lado bom é que existem produtos que podem nos ajudar nesse cuidado e parceiras incríveis para construir a jornada, como a UAU.

Ela pode te ajudar não só com a hidratação do seu rosto, corpo e cabelo, mas com a transformação da sua autoestima e uma nova forma de se amar.

Vem saber mais dessa experiência no site! Te vejo lá!

Ana Luísa Agostinho

Jornalista, criadora de conteúdo e constantemente curiosa.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments