You are currently viewing Janeiro Branco: campanha chama atenção para saúde mental dos brasileiros

Janeiro Branco: campanha chama atenção para saúde mental dos brasileiros

Você sabia que em Janeiro temos a Campanha Janeiro Branco?
A campanha, criada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, tem como objetivo levar as pessoas a pensarem sobre o sentido e propósito que dão às suas vidas, isso no que se refere à qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos. Tudo isso tem o intuito de amenizar e combater o adoecimento emocional da sociedade.
Segundo dados divulgados pela Revista Galileu, em Janeiro de 2020, o Brasil está em 11º lugar no ranking de países mais ansiosos do mundo. Isso significa que somos 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade por aqui.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma a cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida. Ainda que esse número seja altamente preocupante, existe outro dado estatístico ainda pior: os investimentos dos países no tratamento não correspondem à alta demanda. Portanto, a campanha é importantíssima para promover a conscientização.

#EUSOUJANEIROBRANCO

Veja abaixo o vídeo de divulgação da Campanha Janeiro Branco.

OBJETIVOS DA CAMPANHA JANEIRO BRANCO

Conforme já falamos um pouquinho, a campanha possui muitos objetivos. O principal é o convite à reflexão da vida que vivemos, isso no que cabe a nós mesmos como autocuidado. Entretanto, Janeiro Branco também têm outros objetivos, tais como:
– Contribuir para a prevenção das doenças mentais;
– Propagar a sensibilização das mídias;
– Cooperar com a conscientização das Instituições sociais, públicas e privadas, a fim de que possam contribuir para as ações propostas;
– Promover conscientização dos poderes constituídos, públicos e privados;
– Colaborar com a conscientização de maneira generalizada em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhados em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas, direta ou indiretamente, relacionadas aos universos da Saúde Mental;
– Aproveitar a representação do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito desse tema.

CULTURA DA SAÚDE MENTAL

#PorUmaCulturaDaSaúdeMental. Essa é a # que a campanha usa para firmar-se no meio digital. Diariamente somos alvos de preocupações e situações que inevitavelmente nos colocam em estado de alerta em relação à saúde mental. Somos estruturados por questões mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais, sendo, portanto de extrema necessidade que essa característica humana tenha seu devido valor nas nossas vidas.

COMO O JANEIRO BRANCO PODE CONTRIBUIR PARA O BEM DAS PESSOAS

#1 Promovendo os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional e os deixando em máxima evidência na sociedade.
#2 Construindo, fortalecendo e disseminando uma “cultura da Saúde Mental” na humanidade.
# 3 Cooperando com a valorização da subjetividade humana e o combate ao adoecimento emocional das pessoas.
#4 Colaborando com o desenvolvimento e a disseminação do conceito de ‘psicoeducação’ entre as pessoas e as instituições sociais.
#5 Contribuindo para o desenvolvimento e a valorização de políticas públicas relativas aos universos da Saúde Mental em todo o mundo.

PRINCÍPIOS BÁSICOS DO JANEIRO BRANCO

Para definir as ações, foram instaurados alguns princípios básicos, o que de fato é essencial para seu bom andamento e resultados. Entre eles estão: a gratuidade das ações em nome da campanha, parcerias e patrocínios para produção de materiais de divulgação impressos, palestrantes devem arcar com os custos de deslocamento e hospedagem (se houver), e por último, mas não menos importante, a campanha Janeiro Branco está sempre em construção, portanto toda colaboração ao seu crescimento, desenvolvimento, amadurecimento e enriquecimento é extremamente bem-vinda.

QUERO PRATICAR AÇÕES QUE CONTRIBUAM COM O JANEIRO BRANCO

Se você também quer promover ações para desenvolver e fomentar a campanha aí na sua cidade, dá uma olhadinha nessas ideias e inspire-se!

Se você abraça essa causa saiba que você pode participar efetivamente e contribuir. Para isso, clique aqui, entre em contato com a equipe e saiba os passos para fazer parte desse projeto maravilhoso.
UAUBox sempre preocupada com seu bem estar. Clique aqui e assine já.

Larissa Drozdowski

Especialista em Beleza e Criadora de Conteúdo para a UAUBox.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments