You are currently viewing K-Beauty: conheça os 10 passos da skincare perfeita
Foto: @songofstyle | Aimee Song

K-Beauty: conheça os 10 passos da skincare perfeita

Você já ouviu falar de K-Beauty? Sabe porque esse termo ganhou tanta atenção nos últimos anos? A UAUBox investigou essa tendência e trouxe os 10 passos cruciais para que ela funcione. Vem ver!

K-Beauty

K-Beauty é um termo em inglês que significa Korean Beauty. Ele é designado para todos os produtos de cuidados com a pele que são produzidos e muito utilizados na rotina das sul-coreanas. Mas você deve estar se perguntando porque os produtos de lá ganharam um termo específico (e porque ele está em todos os cantos). A K-Beauty chamou muita atenção das mulheres por dar muita importância às funções de cada produto. Isso porque, diferente dos produtos ocidentais que estamos acostumadas a usar, os produtos sul coreanos têm particularidades que atingem fases específicas do cuidado com a pele.

Como funciona a K-Beauty

Segundo as sul-coreanas, o cuidado com a pele é composto por um conjunto de passos. Ou seja, existem cuidados específicos que vão compor cada fase da skincare. Dentre eles estão os passos que focam na hidratação; no anti-envelhecimento; no clareamento da pele, entre outros. Sendo assim, para cada passo da skincare, será usado um tipo de produto. Segundo a K-Beauty, são usados produtos específicos para cada fase porque isso fará deles menos agressivos à pele e terão o melhor resultado possível.
Caso você queira fazer uma skincare completa que só usa produtos específicos, mas pouco agressivos à pele, acompanhe com a gente quais são os dez passos da K-Beauty:

1. Limpeza e remoção de maquiagem

O passo inicial da rotina de beleza sul-coreana é a limpeza, seja para remoção de impurezas ou maquiagem. Segundo a K-Beauty, o demaquilante mais recomendado para essa fase é aquele à base de óleo. Isso porque este tipo de demaquilante consegue retirar as impurezas mais profundas da pele e desentupir os poros por completo. Nessa fase, é importante que você molhe um algodão com o demaquilante e deixe ele agir na pele por alguns segundos. A seguir, recomenda-se que enxague o rosto com água morna.

2. Retirando os resquícios

As sul-coreanas usam uma espuma de limpeza no segundo passo, pra concluir a “dupla limpeza” da K-Beauty. Essa espuminha é leve e, geralmente, à base de água.  Aqui no Brasil, essa espuma de limpeza é um pouco mais difícul de encontrar, mas existem alternativas, como sabonetes próprios. Para isso, é necessário encontrar um sabonete recomendado para a limpeza do rosto, que seja leve e tenha ácido hialurônico para a hidratação. Nessa fase, é importante que se espalhe gentilmente a espuma do sabonete no rosto, para retirar a oleosidade da fase anterior.

3. Esfoliação leve

O terceiro passo da K-Beauty é a esfoliação. Nessa fase, é importantíssimo que se conheça bem o produto que será usado para não machucar a pele. A esfoliação irá remover as células mortas, assim como ajudar na absorção dos próximos produtos. Segundo a K-Beauty, o ideal é evitar fazer essa etapa todos os dias, repetindo-a apenas duas vezes por semana. Um dermatologista pode te ajudar a encontrar um esfoliante que seja mais indicado para seu tipo de pele.

4. Tonificando a pele

A fase quatro da rotina de beleza sul-coreana e a tonificação da pele. Ou seja, é a hora de normalizar o pH da pele com os tônicos. Além disso, o tônico será um produto importante para a higienização dos poros, melhorando a penetração dos hidratantes que virão a seguir. Algumas pessoas ficam com o rosto irritado após utilizar os tônicos, nesse caso, é importante procurar por algum produto que não tenha álcool em sua composição. Vale lembrar que na Coreia do Sul a aplicação dos tônicos não acontece com algodão, mas sim com as próprias mãos.

5. Essence

A quinta fase desse ritual de skincare é a aplicação de essence na pele. O essence é uma mistura de tônico, com sérum e hidratante. Geralmente, esse produto é mais difícil de se encontrar (a não ser que você procure em lojas que tenham produtos sul-coreanos). Algumas máscaras faciais vendidas aqui no Brasil já possuem os essences em menor ou maior escala.

6. Atenção à sua pele

A sexta etapa da rotina de beleza da K-Beauty é a mais personalizada. Nessa fase, serão aplicados os produtos para tratamentos de alguns problemas de pele pessoais. Podem ser eles acne, manchas, rugas, etc. Ou seja, essa é a hora de passar aquele sérum recomendado pela sua dermatologista, ou outros produtos que tratam sua pele.

7. Máscaras faciais

Hora de aplicar as máscaras faciais que tanto amamos. Mas é importante lembrar que a melhor máscara, segundo a K-Beauty, é a sheet mask. Essa máscara contém um alto potencial de hidratação, sendo possível encontrar nelas algumas essences infusas, mencionadas acima. Esse tipo de máscara é geralmente desenvolvido com substancias que criam uma barreira física e impedem o essence sair da nossa pele. Para essa etapa, escolha as sheet masks que mais combinam com a sua pele.

8. Creme para olhos

Para a região mais delicada da face, a skincare sul-coreana recomenda que se utilize cremes potentes. Essa área em volta dos olhos é onde a pele é muito fina e delicada. Consequentemente, os primeiros sinais de idade aparecem justamente nela, por isso a atenção especial. Para os olhos, busque por produtos recomendados, que tenham alto potencial de hidratação e proteção.

9. Hidratação

A nona fase da rotina de beleza da K-Beauty é a hidratação. Ou seja, repor os níveis de água que foram retirados com alguns produtos, ajudando a barrar os efeitos rebote. Com uma hidratação bem feita, a pele não terá necessidade de produzir o sebo natural em excesso, prevenindo a aparição de cravos e espinhas. A falta de hidratação também poderá deixar sua pele com aspecto seco, ou descascando. Caso você sinta que sua pele não está hidratada o suficiente, troque seu hidratante do dia-a-dia por um hidratante noturno.

10. Proteção do sol

Finalmente, a última etapa desse ritual de beleza sul-coreano é a proteção solar. Sabemos que o protetor solar é indispensável, afinal, previne o câncer de pele, assim como o envelhecimento. O protetor será  importante como uma barreira para a oleosidade da pele. Quando não usamos filtro solar, a pele irá produzir substâncias naturais para “proteger” a pele. Mas essas substâncias, muitas vezes, aumentam a produção de sebo e oleosidade da pele. Isso pode ocasionar o entupimento dos poros e, consequentemente, a aparição de cravos e espinhas. A última etapa não poderia ser mais importante, não é mesmo?
Quer saber mais sobre beleza e bem estar? Siga-nos nas redes sociais clicando aqui!
Produtos novos todos os meses, a UAUBox é a caixinha de beleza mais personalizada do Brasil, conheça aqui!
 
 
 
 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments