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Retrospectiva do mercado da beleza em 2020

Em um ano tão atípico como 2020, muitas mudanças aconteceram no cenário econômico mundial e no mercado da beleza, com a chegada da Covid19.

As alterações foram tão significativas que todos os setores sentiram essas mudanças. É claro que o setor de higiene pessoal e beleza não ficou de fora dessa, fica aqui comigo que te conto tudo, mig!

#DescriçãoDaImagem A imagem mostra uma mulher utilizando uma máscara facial de aplicação única.

O setor em 2020

Logo no início de março, o Brasil entrou em quarentena por conta da chegada do coronavírus. Logo nos primeiros meses foram instaladas as medidas de isolamento social, isso fez com que muitos estabelecimentos permanecessem fechados por alguns meses.

Esse foi um momento em que os prestadores de serviço do mercado de beleza sentiram muito, já que os salões de beleza, as perfumarias e os spas precisaram fechar suas portas por mais de 100 dias.

Nesse período os clientes e consumidores passaram a ter a necessidade de adotar novos hábitos para suas rotinas de beleza. Eles tiveram que aprender a fazer todo tipo de serviço, que antes estavam acostumados a fazer com algum prestador de serviços, em suas casas.

Enquanto isso, os profissionais autônomos e prestadores de serviço do setor da beleza sentiram a necessidade de se reinventar, já que estavam de portas fechadas e seus consumidores estavam criando uma certa autonomia para os cuidados pessoais.

Dessa forma pudemos observar os profissionais fazendo mais uso das redes sociais, eles passaram a dar dicas e ensinar os seus consumidores e também a mudar seu formato de atendimento, fazendo mais atendimentos à domicílio.

#DescriçãoDaImagem A Imagem mostra uma cabeleireira fazendo um corte de cebelo

Sobre o mercado

No final das contas, o  que aconteceu em 2020 no setor da beleza foi como no fenômeno já analisado durante grandes crises, o famoso efeito batom. Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o setor apresentou uma alta de 0,6%  no faturamento de janeiro até maio.

À primeira vista, quando comparamos maio de 2019 com maio de 2020 o crescimento no volume de vendas é de 5,2% segundo o diário do comércio. Muito desse crescimento está também associado ao consumo de bens necessários para o cuidado no combate ao covid19, como álcool em gel e sabonetes.

No geral, houve uma grande mudança na forma do Brasileiro de consumir beleza. Além de crescer a cada dia a necessidade dos serviços de beleza irem até os clientes, a posição do consumidor de beleza também muda. O consumidor assume o papel de protagonista, assumindo as rédeas de seus cuidados pessoais e aprendendo a fazer coisas, que antes não sabia, sozinho.

E você Mig, mudou seus hábitos de consumo durante essa quarentena? Me conta aqui nos comentários o que você passou a fazer pra se cuidar.

Catarina Castanho

@catarinacastanho

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