You are currently viewing Mês do orgulho LGBTQIA+

Mês do orgulho LGBTQIA+

Chegamos no mês de junho, um mês super importante pois fala sobre o orgulho LGBTQIA+.

Junho é o momento de lembrar que é livre a identificação com um gênero que não o seu biológico, a atração por outras pessoas independente do gênero que elas se identificam e principalmente  que existe liberdade na hora de amar. 🧡💛💚💙

Junho fala sobre amor, sobre liberdade e sobre respeito!

O orgulho e a sigla ao longo dos anos?

Ao longo dos anos a sigla LGBTQIA+ se mostra cada vez mais inclusiva, abraçando e acolhendo toda a diversidade e toda forma de amor. O orgulho só aumenta, né Mig?

Nos anos 2000 a sigla era GLS que representava os gays, as lésbicas e os simpatizantes. Mais tarde a sigla mudou para LGBT que incluía também bis, transsexuais, travestis e transgeneros. E hoje, a sigla já abraça um número muito maior de pessoas. <3

Ilustração de quatro pessoas comemorando o dia do orgulho LGBTQIA+
#DescriçãoDaImagem: Ilustração de quatro pessoas comemorando o dia do orgulho LGBTQIA+

E quais são todes essas pessoas?

Atualmente a sigla LGBTQIA+ abraça e inclui muitos grupos diferentes. O L, por exemplo,  faz referência à lésbicas e o G aos gays. Ambos os grupos são formados por pessoas que sentem atração por pessoas do mesmo sexo. 

Enquanto isso, a  letra B representa os bisexuais, que sentem atração por ambos os sexos. Na letra T estão inclusos três grupos diferentes, os transgêneros, os transexuais e os travestis. Pessoas que podem se identificar com um gênero diferente do seu gênero biológico.

A letra Q significa Queer, que inclui pessoas que transitam entre os dois gêneros ou se identificam como não binárias. 

O I é o intersexo, que inclui pessoas que não se veem de forma binária masculino-feminino. Enquanto isso a letra A  inclui o grupo dos assexuais, independentemente da sua orientação de gênero.

O + abriga as pessoas que  se identificam com outras possibilidades de orientação sexual. E dessa forma a sigla LGBTQIA+ vem abraçando e acolhendo cada vez mais grupos de pessoas, fazendo com que a nossa sociedade caminhe cada dia mais em direção a inclusão e ao compromisso com a diversidade.

Você sabe porque junho é o mês do orgulho LGBTQIA+?

Junho é o mês do orgulho LGBTQIA+, e isso acontece pois dia 28 de junho de 1969 foi marcada por uma rebelião em um bar de Nova Iorque. Desde então, no dia 28 de junho é comemorado o dia do orgulho LGBTQIA.

O evento ficou conhecido como a Rebelião de Stonewall Inn, e depois desse acontecimento, diversos outros protestos a favor do amor passaram a acontecer por todo o Estados Unidos. 

A luta aumenta a cada ano, e infelizmente a violência contra o grupo LGBTQIA+ ainda não cessou. Mas cada vez mais temos um maior número de pessoas conscientes e que são a favor do amor, da liberdade e da vida!

E é por isso que todo esse conhecimento sobre as origens e o significado da comunidade LGBTQIA+ é importantíssimo para que cada vez mais pessoas aprendam sobre a diversidade e o amor. Dessa forma criaremos uma rede de pessoas que são a favor da vida, do amor e da luta contra o preconceito. 

Cada uma das atitudes que trazemos para o nosso dia a dia pode ser um ato de amor, resistência e inclusão, e nós devemos aumentar cada vez mais a nossa rede de pessoas que agem a favor do amor!😍🥰

Me conta aqui nos comentários Mig, qual ato de amor você fez hoje?

Catarina Castanho

Publicitária | Criadora de conteúdo para UAUBox
5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments