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Mindfulness pode ser solução contra ansiedade e estresse!

Mindfulness parece um nome difícil mas se baseia em um conceito simples: ter atenção plena em tudo o que fazemos.

E estar presente dessa forma pode abrir a nossa mente para uma nova visão de mundo e a vivência de experiências de um jeito totalmente transformador.

Com essa técnica, mesmo as pequenas coisas se mostram com enorme valor e nos sentimos mais gratos e prontos para tudo o que vier.

Parece magia, mas não é. E você vai descobrir que incluir o mindfulness na sua vida é muito mais fácil do que parece.

Então segue a leitura para descobrir o que significa, como ela pode ser benéfica contra ansiedade e estresse e formas de aplicar na sua vida!

Qual o significado de mindfulness?

Mindfulness é o termo utilizado para uma prática que envolve a ação consciente de tudo o que fazemos e a atenção ao nosso corpo e respiração.

Quando agimos dessa forma, nos conectamos com o momento presente, absorvendo cada acontecimento por completo e experimentando uma nova forma de olhar a vida.

Para isso acontecer, é necessário realizar um exercício meditativo constante de silenciamento da nossa mente, que muitas vezes tem muita responsabilidade por não estarmos totalmente inteiros nos momentos.

Isso porque passamos tempo demais presos nos nossos pensamentos, preocupadas com as nossas responsabilidades e imaginando o que será do futuro.

O mindfulness nos resgata desta abstração, por meio de exercícios simples que vão nos ajudar a sentir, ouvir, perceber e viver melhor.

Com o tempo, as ações são incorporadas na rotina, e se tornam automáticas, possibilitando aproveitar muito mais nosso trabalho, nossas relações e, também, nosso descanso.

#DescriçãoDaImagem: mulher branca de cabelos castanhos está sentada de pernas cruzadas, usa blusa de tricô branca, calça jeans e meias nos pés; está de olhos fechados com as mãos no joelho em meditação na frente de um notebook; ao fundo é possível ver uma mesinha, sofá, plantas e um suporte de telas. Foto: Freepik. 
#DescriçãoDaImagem: mulher branca de cabelos castanhos está sentada de pernas cruzadas, usa blusa de tricô branca, calça jeans e meias nos pés; está de olhos fechados com as mãos no joelho em meditação na frente de um notebook; ao fundo é possível ver uma mesinha, sofá, plantas e um suporte de telas. Foto: Freepik. 

Como o mindfulness ajuda na ansiedade e no estresse?

A técnica não tem nenhuma contra indicação e pode ser realizada por todo mundo, desde crianças até quem já chegou na maturidade.

Entre os inúmeros benefícios que essa prática promove, um deles é significativo para quem sofre com os efeitos da ansiedade e anda se sentindo muito estressado.

O mindfulness tem foco na respiração e ela pode auxiliar e muito na diminuição da frequência cardíaca e na adrenalina, que são comuns quando estamos agitados.

Praticando com frequência, ficamos mais alertas às oscilações da respiração e conseguimos ter mais dimensão e poder sobre ela, ajudando a prevenir crises e a lidar com os acontecimentos de maneira mais centrada.

Além disso, a atenção plena estimula nossa compreensão dos fatos e o olhar com mais empatia a tudo. Quando estamos mais calmos, tomamos decisões melhores e ficamos menos influenciados pela emoção.

Outro ponto importante é que, quando estamos ansiosos, sentimos que perdemos o controle e ficamos pensando em como o futuro pode ser.

E o mindfulness nos ajuda a focar no que realmente está nas nossas mãos aqui e agora, reduzindo a pressão das expectativas criadas.

E já existe pesquisa que comprova essa ação, viu? O Centro Médico Wake Forest dos Estados Unidos acompanhou 15 pessoas que meditavam todos os dias.

Comparando as atividades cerebrais antes e depois da meditação, os cientistas perceberam uma redução de quase 40% na ansiedade dos voluntários, além de notarem uma diminuição da incidência na área do cérebro que controla as emoções. Poderoso!

Quais são os exercícios de mindfulness?

Você vai perceber que o mindfulness contempla bastante a meditação, mas não se resume apenas a isso.

E o legal é que dá para praticar em situações diversas, sendo fácil de encaixar na sua rotina para virar um hábito positivo.

Se você está pronto para aplicar essa prática na sua vida, bora conhecer alguns exercícios?

Meditação

Nós falamos que há muito mais do que só meditação, mas ela é uma atividade importante de origem milenar, com os primeiros relatos há mais de 1500 antes de Cristo.

Por meio dela, é possível se focar no seu interior, esvaziando a mente e valorizando o silêncio como uma forma de contemplação da vida.

Parece impossível, mas não é! Com treino diário você vai conseguindo evoluir e relaxar cada vez mais, além de existirem diversos áudios de meditação guiada que vão te auxiliar nesse processo.

Respiração

Ela é extremamente necessária para o funcionamento do nosso organismo e é realizada de forma instintiva e autônoma.

Mas quando paramos alguns minutos e olhamos o movimento da respiração e a intensidade que ela se encontra, conseguimos viver o agora e perceber que estamos vivos.

E essa percepção vai ser muito boa principalmente naqueles dias em que estamos para baixo e angustiados. Existem diversos tipos de respiração que você pode escolher praticar nesse momento.

Alimentação consciente

Você já teve aquela sensação de que não lembra o que comeu e nem como foi a refeição mesmo logo depois de terminar?

Com a correria que nos coloca no piloto automático, muitas vezes comemos e bebemos sem notar realmente o que estamos ingerindo e, com isso, perdemos uma experiência super incrível para o corpo.

Na próxima vez que tiver uma refeição, procure sentir a textura, o cheiro, a temperatura e a sensação do alimento ou bebida. Note também como aquilo faz você se sentir e terá uma nova relação com sua alimentação.

Ambiente consciente

Outra forma de ter uma vida mais presente é estar atento e 100% inteiro no que fazemos e no ambiente que estamos.

Experimente, então, onde você estiver, parar um minuto e descrever mentalmente os barulhos que você está ouvindo, os cheiros que está sentindo; a textura do que está tocando.

#DescriçãoDaImagem: mulher branca tem cabelos escuros curtos, veste blusa de gola laranja, está em um restaurante sentada à mesa com uma pizza em seu prato e um pedaço na sua mão; seus cotovelos estão apoiados na mesa e ela sorri de olhos fechados. Foto: Freepik.
#DescriçãoDaImagem: mulher branca tem cabelos escuros curtos, veste blusa de gola laranja, está em um restaurante sentada à mesa com uma pizza em seu prato e um pedaço na sua mão; seus cotovelos estão apoiados na mesa e ela sorri de olhos fechados. Foto: Freepik.

Você pode fazer isso no banho, enquanto anda na rua, enquanto faz alguma tarefa doméstica e onde mais você quiser!

Esse exercício traz uma percepção muito valiosa das pequenas coisas que compõem nossa vida exatamente no momento em que estamos.

Isso nos ajuda a se aterrar no agora, perceber o que o externo pode estar causando no nosso interno e como podemos acalmar a nossa mente nesse momento.

Deu para perceber como o mindfulness pode criar um impacto positivo na nossa rotina, principalmente quando estamos com ansiedade e estresse?

Dias turbulentos fazem parte, mas a maneira como lidamos com o efeito que eles nos causam é a chave para conseguir passar pelos desafios cuidando da sua saúde mental.

Começa a praticar já os exercícios de mindfulness agora que você já conhece tudo sobre essa técnica e depois me conta como você se sente, combinado?

Cuidar da nossa mente é um dos grandes atos de autocuidado e que contribui muito pela nossa autoestima.

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Ana Luísa Agostinho

Jornalista, criadora de conteúdo e constantemente curiosa.
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