You are currently viewing Mitos e verdades sobre o protetor solar

Mitos e verdades sobre o protetor solar

Protetor solar. A necessidade básica da sua pele.
Será que você sabe tudo sobre ele? Desde a aplicação até a escolha do produto ideal, nós vamos te contar todos os mitos e verdades, esclarecer algumas dúvidas que você pode ter sobre esse item indispensável na nossa rotina diária de cuidados e ainda desmistificar algumas questões sobre o filtro solar. Confira!

#1 É preciso usar proteção solar mesmo em locais fechados?

Sim, é verdade, pois a luz visível vinda de aparelhos eletrônicos e até mesmo das lâmpadas instaladas no ambiente contribuem para o envelhecimento da pele.

#2 Só adultos precisam de proteção solar?

Mito! A pele das crianças precisa de ainda mais cuidados e atenção em relação à proteção solar, afinal são mais sensíveis. Além disso, os efeitos da exposição aos raios ultravioletas são cumulativos, então quanto antes começar a se proteger, melhor.

#3 Filtro solar pode deixar a pele mais oleosa ou mais ressecada?

Verdade! Por isso é fundamental escolher o produto ideal de acordo com o seu tipo de pele. Peles oleosas, por exemplo, deve apostar em produtos com toque seco, para evitar o aspecto brilhoso no rosto. Pessoas com pele seca devem optar por um produto que contenha hidratante.

#4 Devo usar o mesmo protetor solar no corpo e na face?

Não. Apesar de ser um hábito muito frequente, não é o ideal, pois a pele do rosto pode ser diferente do corpo e portanto merecem um produto destinado para cada região, atendendo às necessidade de cada área.

#5 A textura do filtro solar influencia na proteção?

Sim. A espessura do produto na pele deve ser de, no mínimo 1mm e ele deve ser reaplicado a cada duas horas. Outra questão que se enquadra aqui e é muito comum, é em relação ao protetor solar em spray, pois muitos acreditam que ele pode ter um fator de proteção inferior ao creme, porém quando aplicados da forma adequada possuem a mesma ação.

#6 Preciso reaplicar o protetor resistente à água?

Sim! Os produtos resistentes à água tem durabilidade de 40 minutos e após esse período pode perder até 50% do seu poder de proteção. Segundo recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é necessário reaplicar o produto a cada duas horas.
Aqui também é importante ressaltar que para uso na água é indicado o uso de protetores especiais para isso, pois os comuns não tem a mesma eficácia.

#7 Devo aplicar o protetor solar 30 minutos antes de me expor ao sol?

Verdade! Os produtos contêm substâncias que precisam se adaptar à pele, e para isso, levam certo tempo. Portanto, o correto é aplicar o protetor pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol para garantir que ele possa efetuar sua ação.

#8 Quanto maior o FPS mais alto o grau de proteção?

Sim. Quanto mais alto o FPS, maior a proteção.

#9 Base protege?

Verdade! Sem dúvida é uma barreira mecânica à passagem da luz, inclusive a base atribui uma proteção adicional ao filtro solar. A cor também tem um fator determinante na proteção.
Protetor solar de alta cobertura, com base e cor, fazem parte dos últimos lançamentos em fotoproteção. Ótimo, porque a gente adora se cuidar, e estar sempre bela.

#10 Sol causa fotoenvelhecimento?

Sim, verdade! A luz UV rompe as fibras de colágeno, e, além disso, altera o DNA das células que produzem essa substância, portanto ela envelhece mais do que a própria idade!

#11 O que o filtro solar ideal deve conter?

Os filtros solares modernos devem ter elementos multifuncionais, como ação antioxidante para imediatamente reparar o processo inflamatório formado na pele. Vale complementar a fotoproteção com alguns antioxidantes importantes como as vitaminas E, C, A, B3, o resveratrol, o ácido elágico da romã, extrato de blueberry e extrato de Edelweiss.

#12 Fotoprotetor bloqueia a vitamina D?

Mito. Alguns minutos de exposição ao sol já são suficientes para a produção de vitamina D. O uso de fotoprotetor não altera em absolutamente nada esse processo.

#13 Protetor causa acne?

Mito. O que pode ocorrer é o aparecimento de acnes em peles oleosas que fazem uso de produtos que não são ideais para esse tipo de pele, por isso, aqui mais uma vez ressaltamos a escolha do produto correto. É melhor optar por protetores “oil free” ou produtos específicos para quem tem pele oleosa e acne.
E, nunca se esqueçam de que o protetor solar deve ser usado diariamente, mesmo em dias nublados e chuvosos, pois ainda assim sofremos exposição aos raios ultravioletas, mesmo que não sejam tão visíveis como em um lindo dia de sol radiante.
Se você não tem o hábito de usá-lo, inclua já em sua listinha de itens de necessidade básica.
Sua pele e sua saúde agradecem!
Além da beleza da pele você está se protegendo dos riscos de desenvolver câncer de pele, pois a exposição demasiada ao sol sem proteção contribui efetivamente para o surgimento da doença.
Como tudo que falamos aqui, visa te deixar não só cada dia mais linda, como também sempre saudável, dessa vez não poderia ser diferente!
Você teve todas as suas dúvidas esclarecidas? Se você leu nosso post, mas ainda tem alguma dúvida sobre o uso do protetor solar, deixe seu comentário aqui que teremos o maior prazer em responder, ok?!

Larissa Drozdowski

Especialista em Beleza e Criadora de Conteúdo para a UAUBox.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] entre às 10 h e 16 h e de preferência com fatores de proteção solar (FPS) 30 ou mais. O uso do protetor solar é recomendado, inclusive em dias nublados ou encobertos, pois a radiação UV está presente. […]

[…] sempre que sair de casa, até mesmo em dias nublados. Para situações cotidianas o ideal é usar protetor solar com fator de proteção (FPS) 15, repondo em média a cada duas horas na superfície exposta. Em […]

[…] entre às 10 h e 16 h e de preferência com fatores de proteção solar (FPS) 30 ou mais. O uso do protetor solar é recomendado, inclusive em dias nublados ou encobertos, pois a radiação UV está presente. […]

[…] sempre que sair de casa, até mesmo em dias nublados. Para situações cotidianas o ideal é usar protetor solar com fator de proteção (FPS) 15, repondo em média a cada duas horas na superfície exposta. Em […]