You are currently viewing O que é assédio?

O que é assédio?

Infelizmente a cada dia vemos mais casos de assédio acontecendo, seja conosco ou com pessoas ao nosso redor. Por isso é tão importante falarmos sobre esse assunto e todas as formas que ele pode aparecer.

Como identificar?

Independente do ambiente, situações que causam algum tipo de incômodo, constrangimento e aconteçam sem consentimento podem configurar assédio, então fique ligada para denunciar caso algo aconteça com você ou com alguém próximo, Mig!

#VamosJuntas entender todos os tipos.

Assédio sexual

Essa talvez seja a forma mais conhecida e comentada por todos, apesar disso ainda é um grande problema que assombra a vida de muitas pessoas, em sua maioria, mulheres.

O que poucas pessoas sabem é que esse tipo de assédio pode acontecer também de forma verbal.

Ele se enquadra em qualquer ato, físico ou verbal de conotação sexual, que aconteça sem consentimento.

Ilustração que mostra homem assediando mulher
DescriçãoDaImagem: Ilustração que mostra homem assediando mulher

Assédio Moral

O que configura o assédio moral é qualquer tipo de verbalização constante que façam com que a vítima se sinta humilhada.

Neste caso a pessoa é submetida à humilhação constantemente.

Assédio Verbal

Ele pode acontecer tanto com pessoas que se conhecem ou completos desconhecidos. A maior característica dele são provocações, insultos e ameaças.

Ilustração que mostra um chefe assediando verbal e moralmente um funcionário.
DescriçãoDaImagem: Ilustração que mostra um chefe assediando verbal e moralmente um funcionário.

Assédio psicológico

Sim, abalar o psicológico de outra pessoa também é uma forma de assédio, Mig! Essa talvez seja a forma mais difícil de perceber já que é a mais silenciosa.

O psicológico pode acontecer por meio do abuso do poder. Ele pode acontecer também por meio de insultos e ofensas. Nessa situação é comum que a vítima demore mais tempo para perceber que está sofrendo o assédio pois ele chega de forma mais velada.

Assédio virtual

É o mais recente e também bastante abrangente. Para esse tipo estão inclusas as pessoas que fazem uso da internet para importunar ou hostilizar alguém. 

Também estão incluídas as ameaças o stalking e discursos de ódio feitos no ambiente digital.

Olhos abertos!

Como você pode ver nesse texto, existem vários tipos de assédio, e é importante identificá-los para que seja possível tomar as providências mais adequadas para cada tipo de situação.

E se você quiser saber um pouco mais sobre os tipos de violência contra a mulher, clica aqui e vem comigo ler esse texto.

E lembre-se sempre de todos esses tipos que listamos, se você estiver vivendo alguma dessas situações ou se conhecer alguém que vive isso, não hesite em denunciar.

Manda esse texto pra sua amiga que precisa saber disso.

Catarina Castanho

Publicitária | Criadora de conteúdo para UAUBox
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Julia Mello Tatsch

Amei, de extrema importância! <3