← Voltar

O Sorriso e a sua Autoestima!

O ato de sorrir pode ser visto por muitos como uma ação involuntária presente num momento de felicidade, outros veem como um trabalho perfeito de vários músculos que juntos transformam sua fisionomia. Mas eu, acredito que é muito mais que isso Mig, o sorriso esta totalmente ligado a nossa autoestima e eu vou te provar nesse post!

Já reparou que quando você começa a sorrir com seus amigos, logo todos estão rindo juntos? É algo muito contagioso, você se sente leve e mais próxima da galera, né? Tem uma boa pitada de verdade na frase que diz que uma pessoa alegre ilumina o ambiente, ela geralmente consegue mudar o humor de todo mundo com um simples sorriso genuíno.

O próprio Osmar Bria, um analista comportamental, diz que sorrir pode transformar todo o ambiente, influenciar pessoas e melhorar a saúde. Quando você sorri, hormônios como a endorfina começam a circular pelo seu corpo e transforma como você se sente quase que na mesma hora, então, se você se sentia tristinha, logo começa a ficar animada e com mais energia. Algumas pesquisas vão além, dizendo que o sorriso melhora a pele o cabelo mas, Mig, a melhor coisa que pode ser feita com o sorriso não se limita a aparência, mas na sua autoestima, já que o ato de sorrir inibe a ação dos hormônios responsáveis por nos causar aquela sensação de estresse e cansaço, e quem neste momento de mudanças e rotinas agitadas não se sente estressada, né?

Sabe o que eu descobri também? Que sorrir faz bem até para nosso coração e imunidade. Então já sabe, além do chá de limão com alho da vó investe no sorriso para afastar o resfriado.

Apesar de ser o resultado de uma piada ruim daquele amigo, ou a reação ao video do cachorrinho no pula pula, essa é uma ação que pode ser pensada e exercitada. Além disso é uma grande aliada para sua autoestima! Que tal fazer um exercicio?

Primeiro, marque num papel o que te deixa feliz, o que você mais gosta em você, em poucas palavras. Depois, de frente para o espelho, todos os dias fale em voz alta essas coisas com um lindo e radiante sorriso!

Você vai perceber que aos poucos o sorriso se tornará um hábito e que com ele, se sentirá muito melhor com você mesma e sua autoestima.

Mas, você pode dizer: “Estou tão chateada hoje, não acordei com aquele gás”, Mig, nem sempre é fácil sorrir, especialmente quando passamos por algo que nos deixa tristes e enche nossos pensamentos de preocupações e ansiedade, mas a minha proposta é que você tente sempre elevar seu pensamento para o que é bom e desperte as melhores sensações diariamente. Assim como os músculos do corpo precisam de um processo para se fortalecer, seu estado de espírito também necessita de esforço e perseverança.

Muitas vezes a gente se sente inibida, afinal, sempre nos disseram que é preciso sermos sérias no ambiente de trabalho e que não devemos achar graça de situações constrangedoras. Desde crianças isso vai sendo internalizado por nós. Levanta a mão ai quem já ouviu “que risada estranha!” “ tá rindo alto demais”! Esse tipo de comentário só colabora para os sentimentos de tristeza ficarem maior, mas é super importante filtrar essas imposições e se libertar do que é comum e realmente mostrar nosso lado único e especial, buscando diariamente o autoamor, a autocompaixão, o autocuidado, tudo isso faz um bem enorme, sabe?

Se estiver num ambiente sério, tente ser a primeira a sorrir para um colega, é uma maneira de criar vínculo, mostrar empatia e carisma, ótimos aliados para o convívio social. Seja gentil com você mesma, abrace o que há de melhor na sua aparência, nos seus afazeres e no seu dia. Como na música do Marcelo Geneci, “haverá um dia em que você não haverá de ser feliz”. Mas, tudo bem porque cada dia é um dia em que podemos fazer nosso melhor.

E aí, gostou de saber um pouquinho mais sobre o ato de sorrir? Que tal começar a praticar hoje? Me conta tudo! Se você se sentiu melhor, o que mudou no seu dia a dia, combinado?

Quer saber mais como se sentir assim? Então continue acompanhando o UAUBlog que aqui a gente sempre traz conteúdos especiais para você!

#VamosJuntas

Amanda Correia dos Santos

@amanda_cs21

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x