You are currently viewing Dia do orgulho nerd: a origem!

Dia do orgulho nerd: a origem!

O dia do orgulho nerd possui vários significados especiais para os apaixonados por essa cultura tão divertida!

A data possui relação com filmes e histórias que geraram grandes marcos para essa comunidade, que utiliza o dia para expressar seu amor por essas produções.

E o legal é que, cada vez mais, as pessoas estão podendo curtir aquilo que as identificam e compartilhar suas ideias com outros fãs! 

Bora saber mais sobre o dia do orgulho nerd comigo? Partiu!

De excluídos à descolados: a ascensão dos nerds!

Anos atrás, os nerds tinham aquele estereótipo super construído pelos óculos, cabelo e roupas arrumadinhas, inteligência e comprometimento aos estudos e consumo de livros e filmes de ficção científica.

Fundo branco e casal ao centro vestindo roupas de frio coloridas e utilizando óculos, se assemelhando ao estereótipo do nerd. Foto: Freepik
#DescriçãoDaImagem: fundo branco e casal ao centro vestindo roupas de frio coloridas e utilizando óculos, se assemelhando ao estereótipo do nerd. Foto: Freepik

E essas características eram as justificativas do bullying que sofriam principalmente nas escolas por aquela turma mais bagunceira e “popular”.

Mas com o passar do tempo, quem se considerava nerd foi buscando valor na sua identidade e fortalecendo suas paixões independente do julgamento.

E isso foi somado também com o crescimento e relevância da literatura e da indústria cinematográfica no mundo. Tudo foi mudando de perspectiva até chegarmos no ponto atual em que muita gente não só consome como vive esses elementos até se vestindo como personagens!

E os nerds, que eram super julgados antes, agora são até estrelas de séries e filmes nos papéis de heróis. E os produtos envolvendo esse mundo geram muito faturamento!

O Dia da Toalha e a origem do orgulho nerd

Antes dessa popularização do mundo nerd e tudo o que envolvia ele, a data era conhecida há muito tempo, na verdade, como Dia da Toalha.

Essa é uma referência ao livro clássico de ficção científica O Guia do Mochileiro das Galáxias lançado em 1979. Na história, a toalha é colocada como um item completamente indispensável para qualquer um que embarcasse em alguma jornada.

Os fãs acabaram declarando esse um ponto de referência do significado nerd em homenagem ao autor Douglas Adams, que virou até filme em 2005.

Como a data se tornou o que é hoje

O movimento nerd ganhou reforços com a saga dos filmes Star Wars que foi lançada também nos anos 70.

A história logo ganhou uma legião de fãs e virou uma referência da cultura, sendo muito lembrada no dia 25 de maio.

Dois jovens fantasiados de Arlequina e Coringa estão simulando uma luta corporal. Foto: Freepik.
#DescriçãoDaImagem: dois jovens fantasiados de Arlequina e Coringa estão simulando uma luta corporal. Foto: Freepik.

Todos esses fatores foram unidos com a identificação com esse estilo que só crescia entre os jovens, tornando a data e esse mundo super populares!

Agora me diz, temos Migs nerds por aqui? Me conta seu filme ou livro preferido e qual a melhor forma de comemorar essa data com orgulho!

Quando a gente faz as pazes com tudo o que amamos e com quem somos, a vida fica ainda melhor! E essa é a missão da UAU: embarcar com você em uma jornada de autoestima única!

Todo mês você recebe na sua casa uma box com vários produtos maravilhosos para o cabelo, pele, unhas e muito mais daquelas marcas que a gente ama e sonha em ter, sabe? E o melhor é que com a assinatura você economiza muito! Corre ver qual plano é melhor para você e vem ser UAU!

Ana Luísa Agostinho

Jornalista, criadora de conteúdo e constantemente curiosa.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments