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Os benefícios de um sono restaurador

Ter um sono de qualidade é fundamental para preservar a boa saúde. Um sono reparador proporciona muitos benefícios e contribui de forma abrangente para diversos fatores. Com a rotina cheia de tarefas e muitos compromissos nem sempre conseguimos nos regrar e nos comprometer com um devido repouso que garante uma boa disposição tanto física quanto mental.



Benefícios do sono reparador

São muitos os benefícios que uma boa noite de sono pode proporcionar, entre eles:

– Aumento da imunidade;

– Prevenção de doenças cardiovasculares;

– Aumento do entusiasmo;

– Produção de GH (growth hormone), ou hormônio do crescimento, como é mais conhecido. Para os praticantes de atividade física, o repouso é muito importante para que haja a absorção do esforço, caso contrário a atividade física provocaria apenas desgaste e envelhecimento precoce dos tecidos envolvidos;

– Mais facilidade na concentração e memorização;

– Você se torna mais produtiva.

Diferença entre quantidade e qualidade

Nem sempre dormir bastante é sinônimo de descanso. Ainda que a recomendação seja um repouso de 6 a 8 horas por noite, alguns hábitos podem ser prejudiciais e não proporcionar o alívio merecido.
Levar problemas para a cama, por exemplo, pode causar pesadelos e consequentemente um sono sem qualidade que não permite que o organismo recupere as energias. O resultado disso é acordar sem ânimo e vigor.

As consequências são o desequilíbrio do metabolismo, ampliação do cansaço, aumento da fome, mais irritabilidade e dificuldades para se concentrar e raciocinar. Por isso, é importante desligar a mente e ter uma noite tranquila, para não ter turbilhões de pensamentos antes de pegar no sono.

Dicas para um sono reparador

Algumas dicas podem contribuir para que você melhores consideravelmente a qualidade do seu sono. Vamos anotar e praticar?

– Tenha horários regulares de sono;

– Procure dormir sempre no mesmo horário, inclusive no final de semana;

– Evite dormir por longos períodos durante o dia;

– Quer tirar um cochilo? Faça até 30 minutos;

– Pratique atividade física pela manhã ou à tarde;

– Caso você tenha dificuldade para dormir, evite fazer exercício físico à noite;

– Evitar bebidas com cafeína no período da noite;

– Bebidas estimulantes devem ser evitadas até cinco horas antes de dormir;

– Consuma alimentos leves no jantar;

– Evite o consumo de bebidas alcoólicas em excesso;

– Diminuir a exposição à luz durante a noite;

– Faça opção por atividades relaxantes à noite, como por exemplo pintar, ler, ouvir música, bordar, entre outras;

– Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar;

– Não leve o aparelho de celular para cama;

– Alimente-se até duas horas antes de dormir;

– Sentiu uma fominha antes de dormir? Tome chá de alegrim, erva-doce, camomila ou sálvia;

– Você também pode ouvir um som de meditação antes de dormir, como taças tibetanas;

– A respiração devagar e profunda vai oxigenar seu cérebro e tranquilizar você. Não leve problemas para cama.



São dicas simples, mas que fazem toda a diferença para nossa saúde. Nosso corpo agradece.
E você, tem se atentado a qualidade do seu sono?
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Larissa Drozdowski

@laridrozdowski

Especialista em Beleza e Criadora de Conteúdo para a UAUBox.

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Ana Carolina Santana Augusto

Amei 💗❤️

[…] você sabia que o bom sono tem grande influencia na construção da nossa saúde física e mental? Por isso, mesmo para que […]

Ana Carolina Santana Augusto

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[…] você sabia que o bom sono tem grande influencia na construção da nossa saúde física e mental? Por isso, mesmo para que […]

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